A densidade é uma unidade que leva em relação a massa e o volume de um determinado material. Através dessa relação, nós podemos determinar, por exemplo, qual objeto irá flutuar e qual irá afundar. As unidades podem ser diversas, porém as mais comuns são: Kg/m3, g/cm3 e g/mL.
A densidade é uma propriedade física que associa a massa de um material ao volume que ele ocupa. Ela pode ser usada para caracterizar diferentes materiais. Em razão da alta quantidade de sal na água do mar Morto, as pessoas conseguem flutuar sem esforço.
Quais são os tipos de densidade? Existem dois tipos de densidade: absoluta e relativa. A absoluta é a do material em si mesmo, já a relativa envolve a comparação entre materiais diferentes (um em relação ao outro, mudamos o ponto de vista).
A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. Seu estudo se faz importante porque nos auxilia na caracterização de uma substância. Observação: A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3), por exemplo, a densidade da água é 1,0 g/cm3.
A densidade pode ser calculada dividindo-se a massa do objeto pelo seu volume. A densidade também ajuda a indicar se um corpo afundará ou flutuará em um outro fluido, pois ela possui relação com a força peso. Quanto mais denso for o corpo, maior a força peso e, assim, mais ao fundo ele se coloca no sistema.
Densidade: está relacionada a massa de um objeto com o seu volume. Um exemplo é que o elemento pode ser mais leve ou mais pesado que a água, ou ele flutua ou afunda. Elasticidade: os materiais elásticos põem ser deformados e voltar à forma original, quando a força causadora da deformação para de atuar.
A densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3).
Como utilizamos o conceito de densidade no nosso cotidiano?
Alguns exemplos que envolvem a densidade é a relação de venda por massa ou por volume, por exemplo, o clorofórmio que possui densidade de 1,48 g/cm³ (1,48 kg/L) é vendido por massa, já o éter comum que possui densidade de 0,80 g/cm³ (080 kg/L) é vendido por volume.
Em termos matemáticos e químicos, a densidade é calculada por meio da fórmula d = m/V, em que m é a massa do conteúdo e V é o volume ocupado por ele. A unidade de d será: unidade de massa utilizada/unidade de volume utilizada.
Arquimedes (287 a.C. - 212 a.C.) A densidade de sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é em expressa em quilograma por metro cúbico - kg/m3 (vide material “Sistema SI: Unidades, Símbolos e Prefixos” (2)).
A ISA (Atmosfera Padrão Internacional), considera que ao nível do mar e a 15 °C o ar tem uma densidade de cerca de 1,225 kg/m3 (0,001225 g/cm3, 0,0023769 slugs/ft3). Em diversos ramos da ciência a propriedade é utilizada em pesquisa, ciência aplicada e tecnologia.
A água (d= 1 g/cm3) é o líquido mais denso permanecendo no fundo do copo. O óleo (d= 0,92 g/cm3) tem densidade intermediária à densidade do álcool e da água, permanecendo entre estas duas camadas, e o álcool (d= 0,79 g/cm3) é o líquido com menor densidade permanecendo no topo do copo.
É utilizada como parâmetro para medir o nível de concentração de matéria em um determinado volume. Isso significa que quanto maior for a densidade, maior será a quantidade de massa compactada em um determinado volume. Por outro lado, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a sua densidade.
Quando se trata de elementos químicos, a densidade dos elementos aumenta na direção do centro da tabela periódica. Portanto, os elementos mais densos são metais: o ósmio (22,6 g/cm3) e o irídio (22,5 g/cm3).
A densidade é uma das propriedades físicas da matéria (tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e que possui massa). Outros exemplos de propriedades físicas são ponto de fusão, ponto de ebulição e solubilidade.
A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, o mercúrio possui maior densidade do que o leite, isso significa que num dado volume de mercúrio há mais matéria que em uma mesma quantidade de leite.
É uma grandeza física dada pela razão entre a massa da água e o volume que ocupa. A densidade é uma propriedade de cada material e a água apresenta tipos diferentes de densidade nos estado líquido, sólido e gasoso. Ao contrário das outras substâncias, a densidade da água é maior em estado líquido.
A densidade está presente em muitos lugares do cotidiano. Podemos falar sobre densidade quando olhamos para um navio, iceberg, bebidas com gelo, testes de adulteração de combustíveis e várias outras áreas.
A densidade básica é um importante parâmetro para avaliação da qualidade da madeira, sendo uma variável complexa, pois resulta da combinação de diversos fatores como dimensão das fibras, espessura da parede celular, volume dos vasos e parênquimas, proporção entre madeira do cerne e alburno e arranjo dos elementos ...
Já sabemos que para avaliar a densidade de um material basta definir se ela é maior ou menor do que 1 g/mL-1. Sendo assim, basta mergulhar o objeto em estudo na água. Se ele tiver uma densidade maior do que a da água, irá afundar; se a densidade for menor, irá boiar. Simples assim!