nome feminino. Carácter dos fenómenos ou factos , especialmente linguísticos, estudados do ponto de vista da sua evolução no tempo, por oposição a sincronia.
Discromias são alterações na coloração da pele resultantes da diminuição (hipomelanoses) ou do aumento (hipermelanoses) da melanina e da deposição de substâncias endógenas ou exógenas na derme (hipercromias).
Para o linguista brasileiro Carlos Alberto Faraco, a diacronia é o estudo da história das línguas.”Se estudamos as mudanças da língua no tempo (comparando, por exemplo, o português do século XIII com o do século XVI e com o do século XX, estamos fazendo um estudo diacrônico”.
O primeiro estuda o modo em que se encontra a língua em um determinado momento, fazendo um recorte no tempo. A esse estudo, dá-se o nome de “sincronia”. Já o segundo estuda o processo de evolução da língua, isto é, as transformações pelas quais ela passa. A esse estudo, dá-se o nome de “diacronia”.
Os métodos de leitura diacrónicos constituem um campo de estudo que, juntamente com outros (sincrónicos), visam ajudar a ler um texto correctamente. Com estes métodos, todos os esforços são concentrados numa leitura crítica dos textos, competente, controlada, capaz de evitar apreciações subjectivas e inexactas.
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS - DIACRÔNICA, DIATÓPICA, DIAMÉSICA E DIASTRÁTICA.
O que é variação diacrônica exemplos?
Variação linguística histórica (ou diacrônica)
A variação linguística histórica (temporal ou diacrônica) tem a ver com as mudanças que uma língua sofre ao longo do tempo. Como exemplo, podemos apontar as expressões que deixaram de existir, seja porque novas surgiram ou porque elas se transformaram com a ação do tempo.
Todos os acontecimentos que ocorrem numa mesma temporalidade são considerados sincrônicos, mas os eventos que se sucedem (um acontecimento seguido de outro) podem ser chamados de diacrônicos, pois obedecem uma ordem cronológica.
A Gramática Descritiva, também conhecida como Sincrônica (do grego syn- 'reunião', chrónos 'tempo'), reconhece a língua como meio de comunicação entre os seus falantes e procura descrever seus mecanismos de organização e funcionamento em determinado contexto.
A diacronia é o desenvolvimento ou sucessão de fatos e processos através do tempo. O antes e o depois definem a diacronia. A independência do Brasil e o fim da escravidão são diacrônicos. Já o Império do Brasil e a escravidão são sincrônicos.
De acordo com a noção saussuriana, é do aspecto diacrônico tudo que diz respeito às evoluções da língua e da ordem da sincronia tudo que está relacionado com o aspecto estático da língua. Para Saussure, sincronia está para “um estado de língua”, enquanto que diacronia está “para uma fase de evolução” (CLG, 2002, p.
(A diacronia define o caráter dos fatos linguísticos considerados em sua evolução ao longo do tempo, e a disciplina que se ocupa desse caráter é a linguística diacrônica). 2 por ext , Antrop , Sociol O estudo dos fenômenos culturais, sociais etc., conservados em sua ocorrência e evolução através do tempo.
A análise sincrônica serve para reconhecer o universo do produto em questão e para evitar reinvenções. A comparação e a crítica dos produtos requerem a formulação de critérios comuns (BONSIEPE et al., 1984). Essa análise pode também ser entendida como um levantamento dos produtos do sistema eleito (BOMFIM, 1977).
A variação diacrônica é resultado da passagem do tempo, já que a língua está em constante modificação, pois os falantes são criativos e procuram novas expressões para comunicarem-se de forma mais efetiva.
Ou seja: A perspectiva diacrônica (ou histórica) investiga as fontes das formas gramaticais e os tipos de caminhos de mudança que os afetam. A partir dessa perspectiva, a gramaticalização é conhecida como um conjunto de mudanças linguísticas através das quais um item lexical, em certos usos, torna-se mais gramatical.
A linguagem diacrónica, também denominada dinâmica ou histórica, tem como objeto o estudo das alterações sofridas por um determinado sistema linguístico duma época para outra.
Se, por outro lado, fazemos um estudo diacrônico, procuramos entender o que foi que aconteceu na língua, ao longo de sua história, para que ela tivesse as características que tem em uma determinada época.
Semântica Diacrônica é aquela que estuda o significado das palavras em um determinado espaço. É a semântica histórica que tem relação com um tempo passado.
1.º - Variação diacrónica (do grego dia + kronos = ao longo de, através de + tempo): as diversas manifestações de uma língua através dos tempos. 2.º - Variação sincrónica (do grego sy'n = simultaneidade): as variações num mesmo período de tempo.