Mulheres têm tireoides entre 10 e 15 mL e homens entre 12 e 18 mL. Volumes de tireoide maiores que esses são definidos como bócio. Pacientes com bócio sintomático têm volume tireoidiano médio de 75 mL, enquanto indivíduos assintomáticos tem volume médio de 37 mL.
Qual o tamanho do nódulo da tireoide é preocupante?
Nódulos sólidos maiores que 1 cm, hipoecóicos (mais escuros), com margens irregulares, mais altos que largos e com microcalcificações internas foram considerados suspeitos. O exame Doppler, se mostrar que o fluxo sanguíneo no centro do nódulo é maior do que na periferia, aumenta a suspeita de malignidade.
Um nódulo na tireoide é geralmente considerado grande quando tem mais de 1 cm de diâmetro. Contudo, o mais importante é monitorar qualquer mudança no tamanho. Os nódulos tireoidianos são formações arredondadas que aparecem na glândula tireoide, sendo que a esmagadora maioria (em torno de 95%) é benigna.
A tireóide ca reduzida no hipotireoidismo, decorrente da tireoidite de Hashimoto – doença autoimune que causa atro a da glândula. Muitos casos vão precisar repor hormônio tireoidiano. O volume da tireóide normal varia de 7 a 15 cm3.
Qual a medida normal do lobo esquerdo da tireoide?
A glândula tireoide é palpável na maioria dos indivíduos normais, apresentando lobos com cerca de 3 a 5 cm no sentido vertical e o istmo com diâmetro aproximado de 0,5 cm.
Ainda não há um completo conhecimento sobre as causas da formação dos nódulos tireoidianos, mas entre os fatores de risco identificados estão: Falta de iodo na alimentação. Obesidade. Idade e sexo: a incidência é alta em mulheres a partir dos 50 anos.
A tireoide normalmente produz quantidades adequadas de tiroxina (T4) e triiodotironina (T3). Os valores normais variam de acordo com o laboratório, mas geralmente incluem faixas de referência para T4 total de 4,6 a 11,2 mcg/dL (60 a 145 nmol/L) e T3 total (75 a 195 ng/dL (1,1 a 3 nmol/L).
Qual o tamanho da tireoide que precisa de cirurgia?
A indicação clássica de cirurgia é para nódulos benignos maiores de 4,0cm. Mas na prática diária, nós cirurgiões vemos que quem tem nódulos benignos que passam dos 3,0cm dificilmente vai escapar de uma cirurgia na tireoide.
Os níveis normais de T4 livre estão entre 0,9 e 1,8 ng/dL. Quando o exame identifica valores abaixo desta margem, significa que a tireoide não está produzindo o T4 livre na quantidade necessária para o corpo, o que pode ser um indicativo de doença tireoideana.
TI-RADS 4: lesão moderadamente suspeita. Se o nódulo for maior que 1,5 cm, deve-se realizar PAAF. Se o nódulo tiver entre 1,0 e 1,4 cm, a ultrassonografia deve ser repetida em 1,3 e 5 anos. 9,1% dos nódulos TI-RADS 4 são cânceres. TI-RADS 5: lesão muito suspeita.
Os sintomas de um nódulo na tireoide maligno incluem a presença de um caroço palpável no pescoço, mudanças na voz como rouquidão persistente, dificuldade para engolir ou respirar, e o aparecimento de linfonodos aumentados no pescoço.
Quando devo me preocupar com um nódulo na tireoide?
O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.
Para diminuir o nódulo na tireoide o paciente pode ser submetido ao procedimento de ablação de tireoide, uma técnica minimamente invasiva que necrosa o nódulo através de uma agulha geradora de calor. Com a ablação, o nódulo diminui gradativamente até que seja absorvido pelo organismo.
Porém, mesmo que cheguem a tamanhos avançados, a maior parte dos casos não apresenta grandes riscos. A maioria dos nódulos na tireoide é benigno, enquanto que somente uma pequena parcela – cerca de 4% nas mulheres e 8% em homens – são malignos, ou seja, cancerígenos.
Geralmente, os nódulos benignos não precisam ser removidos cirurgicamente, a menos que causem sintomas como asfixia ou dificuldade de engolir ². Já um nódulo na tireoide que tenha sido apontado como maligno requer o procedimento (que é orientado em consulta ao endocrinologista e/ou cirurgião de cabeça e pescoço).
Quais são os tipos de nódulos benignos? A imensa maioria dos nódulos benignos de mama são os fibroadenomas (tumor de mama não cancerígeno), que são nódulos arredondados e que atingem normalmente cerca de 2 a 3 cm.
Um nível de TSH elevado indica que a tireoide não está produzindo hormônios suficientes. Essa informação pode ser usada para decidir quais exames de imagem devem ser solicitados para uma avaliação inicial de um nódulo de tireoide. No entanto, o nível de TSH é geralmente normal no câncer de tireoide.
O tamanho normal da tireoide varia de acordo com idade, sexo e peso do indivíduo. Mulheres têm tireoides entre 10 e 15 mL e homens entre 12 e 18 mL. Volumes de tireoide maiores que esses são definidos como bócio.
O hipertireoidismo geralmente cursa com uma grande quantidade de T4 livre e baixos níveis de TSH. Já o hipotireoidismo apresenta níveis de TSH acima do normal, com T4 livre abaixo do esperado para sexo e idade.
Nódulos grandes, acima de 3 a 4 cm, e aqueles localizados anteriormente à traqueia podem causar sintomas mesmo em tireoides com volume normal. O tamanho normal da tireoide varia de acordo com idade, sexo e peso do indivíduo. Mulheres têm tireoides entre 10 e 15 mL e homens entre 12 e 18 mL.
“Tanto os cistos como os nódulos, também chamados de nódulos coloides, são benignos e não se transformam em câncer. Eles podem, inclusive, desaparecer sozinhos ou após cirurgias, ablação ou até mesmo após punção realizada para diagnóstico. Depende de cada caso”, explica o Dr.
A adoção do limite de 2,5 mU/L como o máximo normal para o TSH poderia levar a um aumento no diagnóstico de hipotireoidismo subclínico, uma forma leve de disfunção tireoidiana.