Diamantação. A diamantação é um processo avançado que visa melhorar a resistência e durabilidade das rodas, criando uma superfície texturizada que aumenta a aderência dos pneus e reduz o desgaste prematuro.
Para diamantar uma roda são utilizados equipamentos próprios que garantem simetria na aplicação e no resultado, deixando suas rodas completamente idênticas e sem qualquer perigo de deformação ou desgaste precoce do produto na sua rodagem do dia a dia.
A batida da roda em um buraco pode ocasionar diversos danos como trincas, amassados ou até a quebra da peça. As trincas representam maior risco, pois podem ficar escondidas sob o pneu e acabar causando sérios acidentes.
A diamantagem de roda é um processo de acabamento que utiliza um torno CNC com ponta de corte de diamante para polir rodas de liga leve, eliminando arranhões e restaurando o brilho original.
DIAMANTAR RODAS DE LIGA LEVE - COMO FAZER? - DOMINI EXPLICA
O que é diamantação de roda?
Afinal, o que é diamantização de uma roda? Nada mais é que o processo de acabamento dado a roda do veículo, por meio de uma ferramenta com ponta de diamante. O acabamento é homogêneo e dá a característica de uma roda cromada muito bem polida.
As reformas simples, como pintura ou polimento, podem levar entre 2 e 4 horas. Já reformas mais complexas, como decapagem, desempeno e diamantação, levam entre 1 e 3 dias.
O processo de diamantação pode ser aplicado a diferentes tipos de rodas, desde as de liga leve até as de aço, proporcionando uma ampla gama de opções para os motoristas.
Alianças diamantadas são confeccionadas com um maquinário próprio para o mesmo. Nesse processo a aliança é submetida a uma superfície de diamante que a percorre em movimentos longitudinais e transversais dando um design único à joia.
Se esse tipo de roda sofrer danos, pode permitir que a umidade entre. Isso pode causar uma aparência turva ou até com bolhas. Portanto, as peças podem ser reparadas raspando a camada superior, revelando a parte de baixo da liga. Logo, essa não é uma solução definitiva.
Em muitos lugares, pintar as rodas do seu carro é permitido, desde que não interfira na visibilidade de recursos essenciais de segurança, como refletores ou porcas de roda.
Puxando para um lado: Se o seu carro puxar para um lado quando você soltar o volante, isso pode indicar um problema de alinhamento. Desgaste incomum dos pneus: Se você notar desgaste excessivo nas bordas dos pneus dianteiros ou traseiros, é uma indicação de que o alinhamento não está correto.
Atualmente, uma das tecnologias mais usadas é o protetor de borda (ou protetor de rodas). Também conhecido como Rim Protection, ela protege o pneu e a roda contra estragos maiores, pois fica na lateral do pneu, deixando essa parte mais resistente e segura.
A diamantação é um processo de usinagem de acabamento que consiste na utilização de uma ferramenta conhecida como PCD, de extrema dureza que, quando em contato com a peça de alumínio em alta rotação, produz um brilho de natureza singular. Após a diamantação da peça, uma camada de verniz é aplicada para proteção.
Diamantação então é o termo dado ao processo de acabamento da roda, feito por uma ferramenta de corte dotada de uma ponta de diamante, como da foto ao lado.
A furação (PCD) é a distância entre os furos de fixação e a quantidade de furos que a roda possui. Essa distância entre os furos é um círculo imaginário que passa pelo centro de cada furo.
Para carros baixos com hatchs: R$300 a R$350; Para carros maiores, como as SUVs: R$150 para cada roda; Para reparar pequenos riscos ou arranhões: R$50 e R$70; Em carros de luxo: o preço pode ficar salgado, aproximando-se de R$ 1.500.
Boa parte das concessionárias costuma terceirizar o serviço. Em média, o custo para reparar os riscos por unidade vão dos R$ 80 aos R$ 120 para estruturas de aro 14, dos R$ 80 aos R$ 150 para as de 15” e dos R$ 80 aos R$ 170 para as de 16”, com pintura inclusa.
Utilizando um pedaço de estopa ou um pano macio, aplique uma pequena quantidade da massa sobre a roda, faça o polimento com movimento circulares. Não é necessário exercer força excessiva, apenas uma ligeira pressão.
Importante saber que, quanto menor o amassado, mais simples e barato o reparo - se a deformação for leve, lojas especializadas podem cobrar R$ 50 para fazer o conserto. Fique esperto: se o dano não trincou a roda, basta endireitá-la.
Para fazer um orçamento e saber o quanto custa para tirar arranhões de carros tem que se ter em mente a dimensão do problema. Serviços mais simples costumam variar entre R$ 250,00 a R$ 400,00, chegando a até R$ 700,00.