O que é dissonância cognitiva narcísica? - Quora. A teoria da dissonância cognitiva (DC) é, o desconforto que é causado quando duas cognições entram em conflito, ou quando um dado comportamento nosso entra em conflito com atitudes e crenças quotidianas.
A dissonância cognitiva se refere a um mal estar provocado por um conflito entre o que uma pessoa pensa, o que sente e o que faz. É o caso da pessoa que se vê como honesta, mas se pega mentindo para não ter que dar maiores explicações, e depois acaba se sentindo mal por isso.
Os narcisistas grandiosos costumam ser extrovertidos, dominantes e arrogantes. Também têm autoestima elevada, são confiantes e geralmente são felizes. Por outro lado, os vulneráveis são inseguros, tímidos e com baixa autoestima. Geralmente, são ansiosos, mais sensíveis às críticas e podem ter depressão.
A pessoa com transtorno de personalidade narcisista superestima a própria capacidade, exagera suas realizações e tende a subestimar a capacidade alheia.
Os indivíduos com um perfil narcisista tendem a ter uma autoestima inflada e uma visão excessivamente positiva de si mesmos. Eles se veem como superiores aos outros e acreditam que merecem tratamento especial e atenção constante.
A dissonância cognitiva e o trauma de relacionamentos tóxicos
Como é o sorriso de um narcisista?
Os narcisistas, supostamente possuindo uma gama limitada de emoções genuínas, muitas vezes exibem um sorriso que não atinge os olhos. Essa desconexão entre a expressão da boca e dos olhos sugere uma dissimulação, uma felicidade forçada ou fabricada.
O principal ponto fraco do narcisista é não ter em quem descontar suas dores, ao se ver sozinho e impossibilitado de continuar estes comportamentos ele terá oportunidade de olhar para si mesmo e então encontrar a causa e a solução de suas dores. .......................................................................... ...
Alguns narcisistas exigem atenção dos outros desempenhando o papel de vítima ou descrevendo seus problemas como maiores do que os de qualquer outra pessoa. Eles podem tentar controlar as ações dos outros com a ameaça de prejudicar a si mesmos, a menos que consigam um certo resultado.
Embora seja possível para um narcisista desenvolver sentimentos de amor por outra pessoa, eles lutam para manter relacionamentos duradouros devido à sua falta de empatia e tendência ao egoísmo.
Um dos pontos fracos principais de um narcisista é sua extrema sensibilidade à crítica e à rejeição. Apesar de sua aparência de confiança e autoestima elevada, narcisistas muitas vezes têm uma fragilidade emocional subjacente.
“Os narcisistas são pessoas que descartam facilmente a opinião da outra pessoa. Assim, quando o cônjuge fala que se sente mal com algo que ele está falando, o narcisista não se culpa, apenas diz que o outro não deveria se sentir assim, ou que fala para o crescimento, fortalecimento”, explica Lala.
O narcisista gosta de receber validação a todo instante. Quando ele fala, ele tem que ser ouvido a qualquer custo. E quando ele realiza uma tarefa, ele quer todo e qualquer louro. Ele precisa sentir o mundo o coloca num pedestal.
O tratamento para a dissonância cognitiva deve ser feito com um psicólogo e, em alguns casos, pode ser simples. Ter pensamentos e ações conflitantes, até certo ponto, é natural e faz parte do dia a dia.
Para muitos autores, a dissonância emocional é conceitualizada como sendo uma exigência externa e, mais especificamente, um problema de regulação emocional, que ocorre quando é exigido aos trabalhadores para expressarem emoções que não correspondem realmente às emoções que estão a sentir naquele momento.
Qual a diferença entre conflito e dissonância cognitiva?
O que é a Dissonância Cognitiva e quais são seus exemplos? Dissonância Cognitiva, como sugere o nome, significa um conflito (dissonância) entre as cognições de um indivíduo, geralmente a diferença entre como uma pessoa pensa e como ela age.
Nas relações sociais e pessoais dos narcisistas impera a inveja. Isso ocorre tanto pelo que sentem pelas conquistas alheias, como por aquelas que acreditam que os outros tem por suas conquistas. Dessa forma, não são bons companheiros, pois sua falta de receptividade os torna incapazes de ajudar os outros.
Nenhuma palavra tem um poder destruidor sobre os narcisistas rsrs. Eles tem o ego inflado, todas as palavras que você possa dizer a um narc até mesmo xingamento não causará efeito algum sobre ele ou seu comportamento. A melhor maneira de deixa-lo irritado e confuso é a perca de controle sobre suas vítimas.
Não suporta críticas, mas, por temer recebê-las, passa muito tempo pensando na possível reprovação que receberá de terceiros. Deste modo, responde mal a comentários inócuos. Na frente dos críticos, ela explode de raiva ou entra na defensiva, atacando quem a criticou como se tivesse ouvido uma ofensa.
Uma vez satisfeita a curiosidade dele, ele a deixa em paz por um tempo. A sua reação à “manobra aspirador” é uma recompensa ao narcisista. Por exemplo, se você tratá-lo bem, ele vai querer essa atenção de novo. Se você o destratar, ele vai querer se vingar e obter a sensação prazerosa de humilhar você de novo.
Uma equipe internacional de pesquisadores diz que os narcisistas tendem a se destacar em educação, trabalho e vida sentimental. Seu "elevado senso de autoestima", dizem, lhes garante uma grande autoconfiança.
A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.
Uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista pode ter dificuldade em mostrar empatia e amor verdadeiro em relacionamentos. Eles tendem a se enxergar como superiores e a se preocupar mais com sua própria imagem do que com os sentimentos dos outros.