Distal – longe a um sítio de referência. Anterior ou ventral – na parte da frente. Posterior ou dorsal – na parte de trás. Superior ou cranial – mais próximo à cabeça.
Distal indica que está longe ou mais longe do tronco do corpo ou do ponto de origem da parte do corpo. Proximal significa que está mais próximo ou em direção ao tronco do corpo ou ponto de origem.
Esses termos são utilizados para descrever porções de membros, principalmente. Vamos tomar como exemplo o membro superior. A porção mais próxima do ombro, que é o início do membro, é chamada de proximal. Já a porção mais próxima das mãos, é a porção distal por estar mais distante do início do membro, de sua inserção.
Distal – usado quando quer comparar posições mais distan- tes do ponto de origem de um membro ou estrutura. Ex: as falanges são distais em relação aos ossos do carpo.
Anatomia em 1 minuto: Planos Anatômicos | Anatomia e etc
O que é distal osso?
A extremidade no sentido do punho é chamada de extremidade distal. Fraturas do rádio distal ocorrem quando a área do rádio próxima ao punho se quebra. As fraturas distais do rádio são muito comuns. Na verdade, o rádio é o osso do membro superior fraturado com mais frequência.
Proximal, para amostragem, administração de analgésicos ou transfusões; Médio, apenas para uso em nutrição parenteral; Distal, para medir a pressão venosa central, administrar drogas em altos fluxos e para transfusões.
Próximo-distal: ocorre o controle da musculatura do centro do corpo para as extremidades. Da mesma forma, ambos os processos acontecem no crescimento e no desenvolvimento motor. Os índices de crescimento dizem respeito a um padrão característico universal e resistente à influências externas.
Medial – na direção do plano mediano. Lateral – afastado do plano mediano. Proximal – próximo a um sítio de referência. Distal – longe a um sítio de referência.
A lesão do bíceps distal geralmente acontece quando o paciente força o tendão ao levantar um objeto muito pesado, na academia fazendo exercícios de braço ou em movimentos de bruscos ou de força de resistência como em lutas e cross-fit.
Tendinite do bíceps distal é o processo inflamatório do tendão do músculo biceps na região do cotovelo. Os sintomas são dor na região anterior (frente) do cotovelo e aos movimentos de flexão (dobrar) ou rodar o cotovelo. É muito comum em praticantes de musculação ou trabalhadores que carregam peso.
Distal (mais distante do plano sagital mediano). OBS: Elas são opostas entre si e são as faces que fazem contato de um dente com outro. A face mesial geralmente é maior do que a face distal; e a face distal geralmente é mais convexa do que a mesial. Oclusal: Em dentes posteriores.
Como é chamada a parte proximal e distal do músculo?
As inserções dos músculos são comumente descritas como origem e inserção; a origem é geralmente a extremidade proximal do músculo que permanece fixa durante a contração muscular, e a inserção é geralmente a extremidade distal do músculo, que é móvel.
O fêmur distal é a parte inferior do osso da coxa e sua extremidade inferior é coberta por uma cartilagem articular lisa e escorregadia que protege e amortece o osso durante o movimento. A fratura do fêmur distal também pode envolver a superfície cartilaginosa do joelho e resultar em artrose.
O objeto distal é o objeto no mundo externo. Em aula anterior, aquele exemplo da árvore que cai e não faz ruído, o objeto distal é a árvore que cai. Nesse caso, a percepção do objeto tem início mesmo antes de que a informação sensorial atinja os receptores dos sentidos.
Lei cefalocaudal: o controle motriz começa pelas partes próximas à cabeça e termina nas pernas e pés. Lei próximo-distal: os seguimentos corporais mais próximos do tronco são dominados antes dos que estão mais distantes.
Posterior ou dorsal: parte de trás do corpo. Medial: mais perto da linha mediana do corpo. Lateral: mais perto da lateral do corpo e mais afastada da linha mediana.