A dor na língua é algo que provoca muito desconforto por conta da sua grande sensibilidade. Aftas, lesões ou infecções podem causar problema em parte, ou em toda a língua. Os tratamentos irão variar conforme a causa. Um indivíduo pode sentir dor na língua e encontrar tratamento em alguns remédios caseiros simples.
Língua dolorida ou inflamada: É possível que seja uma infecção oral, trauma ou uma deficiência nutricional. 4. Língua com placas brancas: Indica a possibilidade de ser o começo da leucoplasia, sendo uma condição pré-cancerígena.
Existem diversas causas para a parestesia do nervo lingual, dentre elas: Retirada do dente do siso(terceiro molar): É disparadamente a causa mais comum desse tipo de lesão! Cirurgia ortognática também pode causar lesão do nervo lingual além de lesão do nervo alveolar inferior.
Por exemplo, uma língua branca pode ser um sinal de candidíase oral, que é uma infecção na língua. Uma língua vermelha pode ser um sinal de anemia ou deficiência de vitamina B. E uma língua inchada pode ser um sinal de uma doença autoimune.
manchas avermelhadas ou esbranquiçadas; dificuldade ou desconforto para mastigar e engolir; formação de um nódulo ou caroço na língua; sangramento na língua ao morder ou mastigar.
A papilite é uma inflamação que acomete as papilas presentes na língua. Tal patologia se caracteriza pela hiperplasia de uma ou várias papilas linguais fungiformes. Por mais que seja uma condição muito comum, muitas vezes não é diagnosticada, dado que os sintomas normalmente desaparecem ao longo dos dias.
Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares.
Neste caso, isso pode indicar a falta de vitaminas do complexo B e minerais diversos. Os principais minerais são o ferro e o zinco. A falta deles no seu organismo pode afetar a saúde dos tecidos da boca, que leva a uma ardência na língua.
Seja qual for o caso, a dor do trauma não desaparece imediatamente e a língua pode ficar dolorida até que a lesão cicatrize —compressas de água gelada ajudam a reduzir o incômodo. É importante ficar atento à higienização do local para evitar infecções.
Gengivite. O estresse pode levar a inflamação na gengiva, provocando vermelhidão, sangramento e mau hálito. A gengivite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana e, em casos de estresse, pode aparecer por causa da falta de cuidados com a higiene bucal, da baixa imunidade e da diminuição na produção de saliva.
consumo excessivo de certos tipos de alimento com teor elevado de picância ou acidez, além de tabaco e álcool; boca seca; falta de vitaminas, como ferro e vitamina B; reações alérgicas a medicamentos ou a produtos de uso oral, como pasta de dente e enxaguante bucal.
Pancreatite, colite e gastrite, além de refluxo gastroesofágico, facilitam o surgimento de rachaduras na língua. Isso se deve aos vapores ácidos que retornam para partes mais elevadas do sistema digestivo, provocando erosão e, consequentemente, as fissuras linguais.
Chamada de saburra lingual ou ainda de língua branca, essa camada, segundo a cirurgiã-dentista Luana Ravanini, é resultado do acúmulo de placa bacteriana e tem aspecto viscoso de coloração branco-amarelada. Ou seja, é uma camada composta de células velhas, restos de comida e bactérias.
Estomatite aftosa: uma afta, também conhecida como úlcera aftosa, é uma lesão única pálida ou amarela com um rebordo vermelho. É possível desenvolver apenas uma afta ou um conjunto delas. Os locais mais habituais para o seu aparecimento são o interior dos lábios ou bochecha e a língua.
O caroço na língua é um sinal que pode ser provocado por situações como papilite lingual transitória, candidíase oral, mucocele e, mais raramente, pode estar relacionado com o câncer de língua.
A dormência na língua pode ser causada por várias razões, incluindo alterações de humor por estresse e ansiedade, reações alérgicas, Hipoglicemia, AVC, paralisia facial, medicamentos, mudanças hormonais, deficiência de vitaminas, doenças cardiovasculares e infecções.
A papilite é um termo genérico para a inflamação das papilas da língua, pequenas estruturas responsáveis pelo paladar. Não há um motivo único para a inflamação, que pode ser desencadeada por alergias, medicamentos ou até mesmo infecções.
As lesões da papilite lingual transitória aparecem como pequenas saliências ou inchaços brancos ou vermelhos na língua. Elas podem ser dolorosas ao toque ou quando se come ou bebe. A papilite lingual transitória geralmente desaparece por conta própria dentro de alguns dias ou semanas, sem a necessidade de tratamento.
Essa doença pode se desenvolver em qualquer parte da língua, incluindo a superfície superior (dorso), a superfície inferior (ventre), as laterais e a base da língua (região posterior). O câncer de língua geralmente surge como uma lesão ou ferida na língua que não cicatriza.
Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.
O tumor de células granulares é uma neoplasia benigna incomum com forte predileção pela cavidade oral, com um maior número de casos afetando a região da língua. Apresenta-se geralmente como um nódulo solitário, assintomático, de base séssil, com crescimento lento (meses ou anos) e coloração variável.