DRE e DRA - Estrutura e Conceitos. Este estudo, trata-se de uma analise sobre a estrutura da DRE, Demonstração do Resultado do Exercício e da DRA, Demonstração do Resultado Abrangente.
A Demonstração do Resultado Abrangente, como o próprio título diz, é a representação das alterações ocorridas no patrimônio líquido em determinado período. Através dela, é possível identificar o que é patrimônio da empresa e o que é patrimônio de seus sócios.
O que é demonstração do resultado abrangente? Regulamentada em 2009 pelo Comitê de Pronunciamento Contábil (CPC), a Demonstração do Resultado Abrangente ou simplesmente a DRA, é uma ferramenta que tem como finalidade esclarecer com exatidão os valores relacionados ao patrimônio das empresas.
Para calcular se a empresa está lucrativa ou não, a DRE é composta por três seções principais: 1) Receitas (o quanto a empresa ganhou), 2) Deduções das Receitas (o quanto a empresa gastou) e 3) Lucro ou Prejuízo (o quanto de dinheiro sobrou).
A Demonstração do Resultado do Exercício é um documento com importância tanto contábil quanto gerencial. Com ela, é possível ter uma visão sintetizada e estruturada dos principais indicadores financeiros do negócio, entendendo de maneira transparente os resultados: se houve lucro ou prejuízo e os seus porquês.
As demonstrações contábeis consolidadas deverão ser elaboradas pela companhia aberta que tiver mais de 30% do valor do seu patrimônio representado por investimentos em sociedades controladas (artigo 249, da Lei nº 6404/1976 e Resolução CRC nº 1.426/2013 NBC TG 36).
Conforme o CPC 26, alguns exemplos de resultados abrangentes são os ajustes a valor justo de instrumentos financeiros e derivativos destinados à venda e também os ajustes de conversão e reclassificação de itens do ativo e do passivo, que não se realizaram no exercício.
A Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) é um documento contábil que tem como objetivo resumir o resultado líquido de um exercício financeiro. Isso é realizado por meio do detalhamento de todas as receitas e despesas da empresa, com o intuito de mostrar se a empresa teve lucro ou prejuízo.
A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é um relatório contábil que reúne os principais indicadores financeiros de uma empresa em um determinado período de tempo e mostra se as suas operações estão tendo lucro ou prejuízo.
A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é um resumo das operações financeiras da empresa em um determinado período de tempo para deixar claro se ela teve lucro ou prejuízo.
A DRA pode ser apresentada junto com a DRE – Demonstração do Resultado do Exercício; pode ser apresentada de forma isolada, a partir do lucro líquido do exercício; ou até mesmo ser incluída na DMPL – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
A DRE detalha os resultados da organização fornecendo uma visão global e realista das despesas e lucros de seu negócio. Se você está buscando soluções para o crescimento do seu negócio, elabore a sua DRE. Aliás, ela deve ser feita anualmente por todas as empresas, exceto MEI, e assinada por um contador.
A DRE deve ser realizada por um profissional contábil habilitado pela CRC, esse profissional pode ser o gestor financeiro do seu negócio, ou um prestador de serviços terceirizado.
Aqui entram, por exemplo, o pagamento do Simples Nacional, ICMS, PIS/COFINS e ISS. Qualquer imposto gerado por conta da venda, como o Simples Nacional, entra aqui. Esses dados estão separados na DRE com objetivo de não mascarar os números de faturamento. Assim você pode saber precisamente a sua performance.
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório financeiro que mostra se a empresa teve lucro ou prejuízo em um período, detalhando receitas, custos, despesas e impostos.
O Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) é o relatório contábil responsável por evidenciar as movimentações ocorridas no caixa, ou equivalentes de caixa da empresa.