A finta ou revienga é um acto simulado e enganador, praticado no âmbito dos mais variados desportos, por meio do qual um jogador sugere ao adversário uma determinada intenção, de maneira a despoletar nele uma reacção previsível e equivocada, da qual se possa tirar proveito.
O movimento é similar ao que é feito na pedalada, Isto é, o objetivo é levar o oponente a crer que você vai para um lado quando na verdade você vai para o outro. Essa finta também é conhecida como drible de corpo porque é apenas o seu movimento que engana o adversário, sem que seja preciso encostar na bola.
Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo. Primeiramente, o drible em velocidade, conhecido também como drible alto. Empurre a bola à frente, longe do corpo, esticando seus braços em direção ao chão.
Caneta, rolinho, sainha, entre outros, é um drible de muito estilo que consiste em passar a bola no meio das pernas do adversário e recuperá-la atrás dele.
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O que é drible com fita?
O objetivo é fazer com que o adversário se desloque para o lado errado e abra espaço para o passe ou a finalização. Resumindo, o drible envolve movimentos com a bola, enquanto a finta é uma jogada de enganar o adversário sem a bola.
Um chapéu é um drible muito bonito para aplicar em um adversário. Ele consiste em passar a bola por cima do adversário e recuperá-la em seguida. Um chapéu geralmente é feito quando o jogador recebe a bola a meia altura e seu adversário ameaça vir tomá-la.
O elástico (também conhecido como flip flap) é uma finta ou drible utilizada no futebol, que consiste em enganar ao defensor adversário, onde o jogador que está com a posse da bola ameaça ir para o lado contrário.
Esse drible também é conhecido como "carretilha" ou "chapéu mexicano", tendo como inventor e magistralmente aplicado pelo ex-jogador Kaneco (Santos) no campeonato Paulista de 1968.
O “chinelo” é o drible em que o jogador “dá de letra”, isto é, sutilmente passa a bola por trás, mas não com muita força, e pega com o outro pé, efetivamente mudando o sentido da bola e confundindo o adversário.
Esse drible consiste em parar a bola com um pé, e puxar o outro sobre a bola, dando um giro de 360º graus. Esse drible era a marca registrada do francês Zidane, campeão do mundo pela França em 1998.
Há diferentes tipos de fintas usadas nos desportos, tais como: finta de arremesso; de passe; de mudança de direção (com ou sem bola); também há a finta de drible; de marcação; de desmarcação; finta de ataque; de velocidade, de corpo, entre outras.
Segundo seus estudos, o segredo para um drible bem-sucedido é mudar o centro de gravidade do adversário. "Tenho consciência em mudar o centro de gravidade do oponente.
A gíria 'fita' é usada para designar alguma situação, assunto ou algo em específico. O termo substitui em várias ocasiões a palavra: coisa. "Mano, aconteceu uma fita" e "Precisamos resolver aquela fita" são alguns exemplos.
A fita pode fornecer suporte adicional para músculos, tendões e articulações enfraquecidos ou lesionados, ajudando a estabilizar a área sem restringir completamente o movimento. Isso é particularmente útil para condições como entorses de tornozelo, instabilidade do joelho e lesões do ligamento.
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Houve um tempo em que o futebol inglês era famoso pelo "chuveirinho". Sem grandes recursos técnicos, eles mal cruzavam o meio-campo e mandavam cruzamentos e chutões a esmo para a área adversária.
Os dribles podem ocorrer por vaidade quando há uma diferença muito acentuada das habilidades individuais entre os jogadores. Diferentemente do drible, a finta é um movimento realizado sem a posse da bola. Ele tem por objetivo principal deslocar o adversário e fugir de sua marcação.
Uma "caneta" (ou, no Brasil: túnel, canetinha, janelinha, rolinho, ovinho, tabaca, em Angola: caguero, em Portugal: cueca, rata, ova) é uma habilidade usada principalmente no Futebol, mas também no hóquei em campo, hóquei no gelo e basquete.
O drible foi inventado pelo jogador holandês Law Adam na década de 1920, o qual ficou conhecido pela alcunha "Adam Scissorsman", e foi utilizado pelo italiano Amedeo Biavati na década seguinte. O brasileiro Romeu Pellicciari utilizava o drible na decada de 30 com o nome de "Passo de Ganso".
Com isso, muitas vezes durante a partida era habitual que vacas invadissem o jogo. Quando isso acontecia, era preciso desviar do animal em campo. Foi assim que nasceu a famosa expressão “drible da vaca”, que é quando a o jogador lança a bola por um lado e pega pelo outro.
Para executar um drible com sucesso, o jogador precisa ter habilidade técnica, velocidade e criatividade. O drible pode ser realizado de diversas formas, como dribles curtos, dribles longos, dribles em velocidade e dribles em espaços reduzidos.
O truque geralmente é realizado enquanto se corre para a frente com a bola e é feito rolando a bola na parte de trás de uma perna com o outro pé, antes de sacudir o pé em pé para cima para impulsionar a bola para frente e por cima da cabeça.
Segundo o Novo Dicionário do Calão (3. ª edição actualizada, Lisboa, Casa das Letras, 2005), de Afonso Praça, «em futebol, diz-se que o guarda-redes deu um frango quando falha uma defesa fácil, permitindo um golo».
Em geral, o lençol exige que o jogador golpeie a bola com a parte da frente do pé, usando o dedo do pé para levantar a bola no ar. Geralmente usado para marcar, ele se concentra em fazer a bola atingir uma certa altura vertical, onde o goleiro não consegue alcançá-la e então fazer com que ela volte para o gol.