Os sintomas da DTM são graves e prejudicam muito a qualidade de vida do paciente que tem esse distúrbio. Com a dificuldade de conseguir um diagnóstico e um tratamento, muitos apelam para o tratamento caseiro para Disfunção Temporomandibular, mas isso obviamente não é o recomendado.
E um dos principais sintomas graves da DTM é o desenvolvimento de alguma doença degenerativa na região. Algo que causa alterações na mordida, por exemplo. Indiretamente, é comum avaliar o surgimento de condições psicológicas em decorrência da piora na mandíbula.
O que acontece quando a DTM não é tratada? Assim como em qualquer outra outra articulação do corpo, se não tratada, a DTM pode causar dor progressiva, inchaços, deslocamento e em casos extremos, a fratura do disco, limitando o movimento da mandíbula e o bom funcionamento do sistema.
A DTM pode causar diversas alterações bucais como desgaste dos dentes, fraturas dentárias, alterações na oclusão, entre outros. Portanto, assim que detectados alguns sinais ou sintomas relacionados à DTM, é importante procurar um Cirurgião-Dentista que possa diagnosticar e conduzir o tratamento da melhor forma.
Edema facial e dores intensas no rosto: os sinais da DTM
Os sintomas da Disfunção da Articulação Temporomandibular são, em um primeiro momento, semelhantes a doenças mais comuns: como edema facial (inchaço no rosto) após acordar e enxaquecas.
A Disfunção Temporo-Mandibular pode também apresentar sinais e sintomas oftalmológicos, como: dor no olho, fotofobia (incômodo com a claridade), escurecimento da visão, visão nublada, lacrimejamento, edema (inchaço) na pálpebra, sensação de queimação, etc.
“Destaca-se a dor muscular mastigatória, hipersensibilidade, fadiga e rigidez muscular dos músculos da face. Também podem ter alterações na ATM, caracterizadas por dor de ouvido, zumbido, limitação na abertura bucal, desvio ou deflexão mandibular e má oclusão”, completa ela.
A DTM acontece quando a musculatura fica tensa. Essa rigidez acaba causando dores na região orofacial, estalos, zumbidos e até travamento da mandíbula. Além disso, essa dor pode persistir por dias ou meses. Muitas das vezes, vem acompanhada de dores de cabeça constante, dor atrás dos olhos, nos ouvidos e até na face.
Essa sigla indica Disfunções da Articulação Temporomandibular, e você também pode encontrá-la sendo referenciada como DATM. Por isso, as pessoas fazem um pouco de confusão. Mas, como você viu, DTM são problemas, como dores, desgastes e degeneração, que afetam a ATM.
Os sinais mais comuns da DTM/DOF são: estalos nas ATM durante o movimento da mandíbula, dificuldades de abrir ou de fechar a boca, dor de cabeça, dor nas bochechas, na região da orelha e cansaço durante a mastigação.
Quanto tempo leva para tratar a DTM? A duração do tratamento para a DTM pode variar dependendo da gravidade dos sintomas e das opções de tratamento escolhidas. Algumas pessoas podem experimentar alívio dos sintomas em algumas semanas, enquanto outras podem precisar de tratamento a longo prazo.
6 8.00.80.020 Tratamento de DTM S S R$ 144,00 Por sessão, no máximo de 10 sessões. Só cabe o pagamento de uma sessão por data de atendimento. Consiste na orientação, avaliação e/ou correção de hábitos parafuncionais com ênfase no aspecto cognitivo comportamental e na atenção às dores agudas presentes.
A Disfunção da articulação temporomandibular (DTM) é um problema que afeta a articulação da mandíbula e os músculos ao redor dela, causando uma série de sinais e sintomas, entre eles, tontura e vertigem. Tontura é quando você se sente meio “zonzo”, como se estivesse prestes a perder o equilíbrio.
Geralmente é o Cirurgião Bucomaxilofacial, especialista em disfunção temporomandibular, que trata desses casos. O critério de diagnóstico atual para as DTMs subdivide-se em desordens dolorosas, articulares e alterações degenerativas.
As disfunções temporomandibulares (DTM) afetam diretamente a ATM, como já vimos. Além de bastante desconforto na região, o transtorno também faz com que a mandíbula emita um som de estalo ao abrir e fechar a boca ou até mesmo mastigar alimentos. Em casos mais graves, pode haver um travamento permanente do maxilar.
Inchaços. Os inchaços geralmente aparecem de repente e tem relação com as dores ao mastigar ou simplesmente abrir a boca. A hipertrofia do músculo é o que leva a isso, causando até mesmo assimetria no rosto do paciente, no qual um dos lados fica mais quadrado.
Assim, o paciente que sofre com DTM, também conhecida como dor orofacial, pode apresentar enfermidades, como dores de cabeça, dificuldade para fechar e abrir a boca, mandíbula estalando, dor no ouvido, dor no pescoço, entre outros sintomas.
A DTM é caracterizada por sintomatologia variada que inclui dor na musculatura mastigatória e na região da ATM, limitação e/ou assimetria dos movimentos mandibulares, ruídos articulares (estalidos e crepitações), entre outros23,27. Esposito et al.
Por causa dessa variedade de tipos, a DTM pode causar sintomas muito diversos — o que explica porque é tão difícil diagnosticá-la. Algumas pessoas podem ter dor de um lado do rosto, mas não do outro. Já outras, podem ter queimação no rosto. Há quem tenha dor no ouvido direito, mas não no esquerdo.
1: BZD) são os ansiolíticos mais utilizados nas DTM e muitas vezes integrados ao tratamento da dor miofascial crônica, por seus efeitos como relaxante muscular, e também por sua ação em sintomas frequentemente associados a esta síndrome como a ansiedade e a alteração do padrão de sono (ALMEIDA, FONSECA et al., 2016).
👉Uma crise de DTM ocorre de modo repentino e pode durar de horas a dias ou até mesmo semanas, varia de pessoa para pessoa e depende do que gerou a crise.