A fim de não permitir que os cabelos sofram qualquer agressão com a tinta, é melhor deixar os fios secos, menos limpos e levemente oleosos para a coloração.
Por agir dentro da fibra capilar, tendem a agredir mais os cabelos que a tonalização. A aplicação correta envolve um processo seco: "no caso das tintas, que possuem amônia, a fixação será potencializada ao aplicar nos cabelos secos e não muito limpos.
Você não deve lavar o cabelo imediatamente antes de tingi-lo, pois isso remove os óleos naturais do couro cabeludo, que o protegem durante o processo de coloração. Por outro lado, é melhor fazer o permanente primeiro, para evitar que o processo danifique sua nova cor.
A fim de não permitir que os cabelos sofram qualquer agressão com a tinta, é melhor deixar os fios secos, menos limpos e levemente oleosos para a coloração.
Tudo depende do tipo de coloração. As colorações permanentes e tom sobre tom (tonalizante) são feitas sempre antes da lavagem. O couro cabeludo, não lavado, antes da coloração desempenha um papel protetor tanto da fibra capilar quanto do próprio couro cabeludo.
Lavar o cabelo remove impurezas e resíduos que podem interferir na aderência da tinta. No entanto, é importante não lavar o cabelo imediatamente antes de pintá-lo, pois o couro cabeludo pode ficar sensível e irritado.
É simples: quando você usa um shampoo tradicional na lavagem, ele abre as cutículas da cabeleira pra limpar. A coloração permanente faz exatamente a mesma coisa pra que o pigmento se fixe na parte mais profunda do fio e, assim, não desbote rápido.
É verdade que para pintar o cabelo ele tem que estar sujo?
Sendo assim, para garantir um bom resultado, a dica é não ficar muitos dias sem lavar o cabelo. Para os fios mais secos, evitar esse cuidado até dois dias antes da coloração é suficiente, enquanto os muito oleosos devem ser higienizados na véspera, para que não haja nenhum problema com a pigmentação.
Desvantagens: Maior sensibilidade do couro cabeludo: pessoas com o couro cabeludo sensível podem sentir mais desconforto ao pintar um cabelo limpo, pois há menos proteção natural dos óleos.
“Quando for colorir os cabelos com tinta ou tonalizante, o ideal é ficar de um a dois dias sem lavar. Se o couro cabeludo for mais seco, o ideal são dois dias. Para aqueles que são mais oleosos, um dia já é o suficiente.
Hidratar, nutrir e reconstruir a fibra dos fios vai garantir a maior permanência da sua coloração, já que algumas tintas de cabelos podem causar ressecamento do cabelo por conta da ação química que a fibra sofre para ser pigmentada.
É preciso lavar o cabelo com shampoo depois de pintar?
. Há casos em que profissionais recomendam esperar 4 dias para a primeira lavagem, enquanto outros recomendam 2 dias de espera. Como os pigmentos da tinta são absorvidos até 48 horas após a aplicação, você não deve lavar o cabelo nesse período, pois isso acelera o processo de oxidação e desbotamento da cor escolhida.
Deixe a tinta agir por 30 minutos. Para um retoque de fios brancos na raíz, a aplicação necessita ser mais precisa. Para isto, aconselho a fazer a mistura em um recipiente de plástico e aplicar apenas no crescimento de raíz com um pincel. Deixe de 30 a 40 minutos.
Pode passar só a tinta no cabelo sem água oxigenada?
Sim, para que a coloração possa adentrar os fios é necessário usar a água oxigenada. Ao pintar o cabelo você já deve ter notado que no kit de coloração, a água oxigenada —também chamada como OX— vem separado da tintura que será responsável para dar cor aos fios.
Deixar os fios sem lavagem por mais de três dias pode aumentar a sensibilidade de couro cabeludo. Alguns cabeleireiros defendem que os resíduos presentes em um cabelo que está há três ou quatro dias sem lavar podem interferir na eficácia da tintura impedindo que ela se fixe nos fios.
Quantos dias depois de pintar o cabelo pode lavar?
Apesar dos avisos de que o produto causa menos danos aos fios, Corbett aconselha a aplicar a tintura nos cabelos sem lavar. É melhor usar o shampoo de 12 a 24 horas antes de mudar a cor, porque ele retira o óleo natural que os protege. Além disso, evite lavá-los 24 horas depois de trocar a cor.
A hidratação pode e deve ser feita tanto antes da coloração quanto depois. O ideal é fazer uma hidratação 15 dias antes de colorir os cabelos para preparar os fios, aplicar uma máscara semanalmente para ajudar a manter os fios hidratados e intensificar a cor e dar mais brilho aos cabelos.
Antigamente fazíamos colorações na raiz com o cabelo sujo porque o sebo capilar fazia uma película e protegia a pele da agressão. Hoje, como as tintas não agridem mais daquela forma, quanto mais limpo o cabelo, melhor a cobertura e o resultado em termos de cor — explica.
Pintar o cabelo sujo ou limpo é uma das principais dúvidas do procedimento. E a resposta é clara: deixe para lavar o cabelo depois. Lavar o cabelo antes remove todos os óleos naturais do couro cabeludo que serão auxiliares na proteção durante a coloração.
Para criar um esquema que dê certo, a dica é começar a aplicação da tintura de baixo para cima: comece aplicando a coloração (sempre partindo da raiz) na altura da nuca, depois nas laterais da cabeça e, em seguida, no topo. Por fim, deixe a parte perto das têmporas e da frente para o final.