O DV da conta, ou “Dígito Verificador”, é um número adicional usado nos números de conta bancária para garantir que o número da conta esteja correto. Esse dígito é calculado com base nos outros números da conta, usando um algoritmo matemático.
Como identificar o DV da conta? De forma geral, independentemente da instituição financeira ou da bandeira do cartão de crédito, o dígito verificador fica localizado junto da sequência numérica da conta, separado por um traço (hífen) ou espaço.
Itaú: os dados de agência e conta estão localizados no verso do cartão, logo abaixo da tarja magnética. Os quatro primeiros algarismos são os da agência. Em seguida aparece o número da conta bancária com o respectivo dígito verificador.
O DV da agência é um algarismo de controle. Ele é o último número da sequência numérica da agência, na maioria das vezes, formada por 4 dígitos. Por meio dessa numeração e pelo Dígito Verificador da agência é que ela é encontrada e há a garantia que de fato ela existe.
Para saber o número da sua agência e conta do Itaú, procure por informações como "Conta Corrente" ou "Agência e Conta" no extrato, e o número da sua conta estará indicado. Com seu CPF, você também pode entrar no Registrato do Banco Central e consultar todas as chaves que estão cadastradas em contas com o seu CPF.
Assim como o RG, CPF ou CNPJ, sua conta possui um dígito final que aparece depois do traço. Esse número, que é popularmente chamado de dígito da conta, é o dígito verificador e tem um importante papel na proteção das suas transações.
Código completo do Banco: Estará preenchido 341-7 e ao lado deve ser informado o dígito da agência. Ex.: 341-7. Agência: Deve ter quatro dígitos numéricos.
Como já foi dito antes, o dígito da agência fica no final desse número, separado por um espaço ou por um traço (-). Independentemente de qual seja o banco, ele tem apenas um algarismo. Dessa forma, procure em seu cartão físico um padrão numérico 0000-0 ou 0000 0 (esse tanto de zeros são apenas exemplos, ok?).
O DV, ou número de identificação, serve para ajudar na comunicação de dados no momento da transação e na segurança da movimentação. As contas que possuem o DV são as contas corrente e poupança.
O DV é usado para validar se o número da conta corrente, ou poupança, realmente existe. Além disso, ele é importante para evitar possíveis erros de transmissão ou digitação, além de impedir eventuais fraudes.
O DV é um número que vem após o número da conta e serve para verificar se a conta informada está correta, evitando erros de transação bancária. Caso você tenha dificuldade em encontrar o seu DV, entre em contato com a instituição financeira responsável pela sua conta.
Onde encontrar o código da agência? Não tem segredo: cada banco possui seus próprios códigos de agência, que geralmente são compostos por 4 a 5 dígitos. Você pode encontrar o código da agência em diversos documentos bancários, como: Cartão: Impresso no verso do cartão, geralmente abaixo do número da conta.
No campo Conta para crédito, digite o número da sua conta do Nubank – o campo DV é onde você deverá informar o dígito da sua conta. Por exemplo: se o número da sua conta do Nubank for “1234567-8”, você deverá informar “1234567” no campo “Conta para crédito” e somente “8” no campo “DV”.
O código do Banco Itaúbank é 479. Também conhecido como COMPE, o número de 3 dígitos é usado para identificar o Banco Itaúbank nas transações TED e DOC de outros bancos. Esse código garante que uma transferência seja enviada diretamente para o Banco Itaúbank. Banco Itaubank S.A.
Itaú: Para encontrar o digito de verificação olhe na parte de trás do cartão bancário. Depois do número da conta, que contém cinco números, terá um espaço, e mais um número (o sexto), ele é o digito da conta.
O que é uma agência bancária? Uma agência bancária é um local físico onde clientes podem ter acesso a serviços financeiros, tais como abertura de contas, empréstimos, investimentos, saques e depósitos.