De acordo com o filósofo Roger Scruton, a alta cultura é a autoconsciência de uma sociedade. Ela contém as obras de arte, literatura, erudição e filosofia que estabelecem o quadro de referência compartilhado entre as pessoas cultas.
Usamos essa palavra para descrever o conhecimento humano adquirido por meio da razão e do senso estético. Assim, dizemos que alguém é “culto” quando queremos dizer que a pessoa é educada, domina vários assuntos, tem muito conhecimento. Mas o conceito não se esgota aí.
Qual a diferença entre alta cultura e baixa cultura?
Se a alta cultura se define como universal, a baixa cul- tura orgulha-se de sua natureza local. Por outro lado, as duas constituem a ideia de autenticidade como valor fundamental na distinção em relação à cultura de massa, aqui caracterizada como industrializada e, logo, inautêntica.
"Baixa Cultura concentra suas atividades na informação, divulgação e discussão de conceitos, acontecimentos e propostas ligadas à (contra) cultura livre e digital. Produtos culturais que possam ser consumidos (apreciados, fruídos, curtidos mesmo) na rede.
O que é uma cultura fraca e tóxica? Fraca é a cultura que existe apenas no papel, ou seja, não gerou comportamentos, e tóxica é aquela que não contribui em nada para os objetivos da empresa.
O QUE SIGNIFICA "ALTA CULTURA"? - Olavo de Carvalho
Qual é o sentido da palavra cultura?
O sentido de cultura é amplo. O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.
Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.
No documento, cultura corporal é o resultado da tematização de atividades expressivas corporais como os jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esportes, malabarismos, mímica entre outros.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Quando se diz que alguém tem muita cultura, o que em sua opinião caracteriza essa pessoa?
b. Quando se diz que alguém tem cultura, de modo geral o que se pretende dizer é que aquela pessoa possui estudo, conhecimento. Mas, todos têm cultura. Uma cultura pode ser diferente da outra, mas todas têm sua grandeza por representar um povo e sua forma de ser no mundo.
A ideia de cultura é comumente associada à erudição ou intelectualidade. Afirmar que alguém “não tem cultura”, geralmente, é o mesmo que dizer que a pessoa é ignorante ou não possui conhecimentos que são considerados de maior refino.
De forma geral, a cultura é o conjunto de características e conhecimentos de um determinado grupo de pessoas, abrangendo a língua, religião, culinária, hábitos sociais, música e artes.
Folclore. O folclore é uma das principais manifestações culturais brasileiras, pode ser definido como conjunto de mitos e lendas criados por pessoas espalhadas por todo o Brasil sendo passada de geração em geração até os dias de hoje.
Uma pessoa culta é alguém que busca constantemente adquirir conhecimento e se atualizar, seja por meio de leituras, estudos, experiências ou contato com diferentes formas de expressão cultural.
“Cultura não é apenas aquisição de conhecimento, mas é também a formação de uma personalidade ao mesmo tempo arraigada na realidade histórico-social concreta e capaz de intelectualmente transcendê-la”. O pensador brasileiro apresenta a cultura como um conjunto de símbolos presentes na história de uma sociedade.
Não é correto afirmar que uma pessoa "não tem cultura". A cultura é um conceito amplo e complexo que abrange diversos aspectos, como valores, crenças, costumes, tradições, conhecimentos, entre outros.
Cultura é o conjunto de práticas, crenças e comportamentos compartilhados por um grupo, transmitido de geração a geração e composto por elementos tangíveis e intangíveis. A cultura é parte fundamental da identidade de um povo.
Tylor segundo a qual cultura é "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade".