Ebitda (em inglês, Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) é uma sigla que significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” (também conhecida como Lajida). Trata-se de um indicador financeiro bastante utilizado para avaliar empresas listadas no mercado de bolsa de valores.
EBITDA – Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization – é um dos indicadores utilizados para fazer a medição dos resultados das empresas. Em português, essa métrica significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.
Esse é um conceito muito importante para investidores de todos os níveis. Ele ajuda a entender os balanços das empresas, auxilia a descobrir o potencial de geração de caixa na atividade fim e determina a evolução da produtividade e da eficiência […]
Mas, como calcular a margem EBITDA? A partir dos dados da DRE, será possível obter a margem EBITDA, fazendo o seguinte cálculo: EBITDA = lucro operacional líquido + depreciações + amortizações.
EBITDA. O que é e como interpretar esse indicador dentro da DRE?
Qual valor de EBITDA é bom?
Um bom EBITDA deve ser positivo, ou seja, maior que zero. Indicando-se positiva, entende-se que a empresa gera mais caixa com sua operação principal, não dependendo, por exemplo, de operações financeiras.
Para ser bom, um EBITDA deve ser positivo – sim, o indicador por ser negativo. Quando é maior que zero, o indicador demonstra que a empresa consegue gerar caixa com a sua atividade principal, sem depender das operações financeiras, por exemplo, para conseguir isso.
De forma resumida e simplificada, o Ebitda é um indicador que exclui custos que não estão ligados diretamente à essência do business em questão. Dessa forma, diferente do lucro líquido, ele retrata apenas o resultado operacional da companhia acrescido da depreciação e da amortização.
Última atualização em 27 de dezembro de 2023 às, 12h16. EBITDA, também conhecida como LAJIDA, é um dos indicadores financeiros utilizados para avaliar uma empresa, porque auxilia a entender o fluxo de caixa de uma empresa.
É assim que ouvimos dizer que uma empresa vale "X" vezes seu faturamento ou "Y" vezes o seu #ebitda. No exemplo abaixo, a empresa em análise será valorada por 10 vezes o seu Ebitda porque esse é o múltiplo adotado a partir das empresas usadas como referência, as quais também valem, em média, 10x o Ebitda delas.
Qual a diferença entre lucro operacional e EBITDA?
Sendo assim, o Lucro Operacional seria o mesmo que o EBITDA (do inglês Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou Ganhos Antes de Juros, Tributos, Depreciação e Amortização). Assim, os gastos com amortização, depreciação ou exaustão podem ser ou não adicionados no cálculo.
Para calcular a margem EBITDA, é simples: basta dividir o lucro operacional pela receita líquida. Porém, nada melhor do que um exemplo de aplicação para melhor compreensão do conceito.
Quando o DL/EBITDA é negativo, significa que a dívida líquida da empresa é maior do que o seu EBITDA. Em outras palavras, a empresa está tendo dificuldades para gerar fluxo de caixa suficiente para cobrir seus custos de dívida.
Porém, em alguns casos, o EBTIDA não é utilizado, como no estudo de instituições financeiras e bancos, por exemplo. Isso porque essas companhias têm como atividade principal as operações financeiras. Portanto, não faria sentido excluir esse fator de uma análise que busca observar como elas estão operando.
A empresa que consegue fazer dinheiro apenas com sua operação principal, sem depender de operações financeiras, gera o que se chama de resultado operacional. Mas se o negócio principal não está conseguindo se sustentar ao longo do tempo, sem gerar "sobra de caixa", no jargão popular, o Ebitda pode ficar negativo.
Esta é a diferença principal entre EBITDA e EBIT: o EBITDA acrescenta depreciação e amortização, enquanto o EBIT não. O EBITDA traduz o cash flow aproximado, o EBIT traduz a receita gerada.
Ao analisar o EV/EBITDA de diferentes empresas, é possível identificar aquelas com maior potencial de valorização. Empresas com múltiplos menores geralmente são consideradas mais atrativas, porque estão sendo negociadas a preços mais baixos em relação à sua geração de caixa operacional.
A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.
O que é a Dívida Líquida/EBITDA? O Índice Dívida Líquida/EBITDA serve para analisar o índice de endividamento de uma empresa. Seu resultado demonstra o número de anos que uma empresa levaria para pagar sua dívida líquida no cenário em que o EBITDA permanece constante.
A sigla é um acrônimo em inglês para " Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization" que significa Lucros Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, em português. Em português, o indicador também é conhecido como LAJIDA, sigla que se refere à tradução livre da versão inglesa.
O valuation da empresa é estipulado a partir da soma de todos os ativos tangíveis, como imóveis, equipamentos, estoque e dinheiro em caixa. Em seguida, são subtraídas as dívidas da organização. Esse método não considera ativos intangíveis, como reputação e valor de marca.