Emissor ou locutor — quem elabora a mensagem, quem diz. Receptor ou interlocutor — a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada. Mensagem — texto verbal ou não verbal propriamente dito, é a estrutura textual. Referente ou contexto — o assunto que perpassa o ato comunicativo.
Os elementos da comunicação são componentes que estão presentes no processo comunicativo estabelecido entre emissor e receptor. Isto é, a troca de mensagens entre o falante e o ouvinte é constituído por esses componentes.
Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc.
Código: é o meio pelo qual se passa a mensagem: gestos, figuras, fala, escrita. Canal: é o meio pelo qual a mensagem circula. Contexto: é o meio no qual o receptor e emissor estão inseridos: situação, lugar. A linguagem pode ter várias finalidades: de informar, de persuadir, de emocionar, dentre outras.
O Contexto é um dos elementos mais importantes que compõe um escrito. Este elemento tem a função essencial de mostrar o sentido presente em um determinado texto, ou seja, ele define a semântica principal da redação.
Resumo fácil para entender os elementos da comunicação
Qual a função do referente?
Função referencial: referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.
O código de linguagem é um código que atribui letras ou números como identificadores de línguas. Estes códigos são usados para organizar colecções de bibliotecas, escolher localizações, traduções bem como uma designação abreviada para formulários.
A linguagem verbal é o uso de expressões orais ou escritas; a não verbal é o uso de imagens, gestos, barulhos etc. na comunicação; e a mista é uma junção das duas anteriores. A linguagem verbal é muito comum na comunicação do cotidiano.
Emissor – é aquele que emite, ou seja, que pronuncia ou envia uma mensagem. Também é chamado de remetente. Receptor – é aquele que recebe a mensagem enviada pelo emissor. Como a mensagem é destinada a ele, também é chamado de destinatário, denominação comum em envelopes de correios.
Emissor (ou remetente): a fonte da mensagem, que codifica e envia a informação. Receptor (ou destinatário): a pessoa ou entidade que recebe e interpreta a mensagem. Mensagem: a própria informação ou conteúdo transmitido pelo emissor.
Um emissor, remetente ou fonte é um dos conceitos básicos de comunicação e processamento de informações. Emissores são objetos que codificam dados de mensagens e transmitem as informações, por meio de um canal, para um ou mais observadores (ou receptores).
Emissor ou locutor — quem elabora a mensagem, quem diz. Receptor ou interlocutor — a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada. Mensagem — texto verbal ou não verbal propriamente dito, é a estrutura textual. Referente ou contexto — o assunto que perpassa o ato comunicativo.
Quem busca saber a informação sobre o órgão emissor do documento já emitido precisa ter a carteira de identidade. Para encontrar o órgão emissor no RG, verifique a informação impressa na parte superior do documento, no lado da foto e da digital.
Canal de comunicação – é o meio pelo qual é transmitida a mensagem, ou seja, pode ser pelo meio eletrônico, livros, rádio, televisão, etc. Contexto ou referente – representa o assunto contido na mensagem.
A função emotiva ou expressiva prioriza o sujeito que emite a mensagem, por isso evidencia os aspectos subjetivos e sentimentais do indivíduo que fala. Nos discursos de função emotiva, é recorrente o uso de predicativos e outros qualificadores, servindo para caracterizar as sensações do autor.
Em síntese, os sentidos de um texto são dependentes de fatores linguísticos, cognitivos, interacionais, socioculturais. A coerência se divide em continuidade, progressão, não contradição e articulação. são quatro metarregras formuladas por Charolles (1988) que Cavalcante (p.
O cotexto1 refere a relação que as unidades linguísticas estabelecem dentro do texto de forma a contribuir para a fixação da significação de uma dada unidade. Por essa razão se afirma que o cotexto permite desencadear processos de desambiguação, estabelecendo relações intertextuais e intratextuais.