O ideal é medir o óleo com o motor frio ou em pelo menos 5 minutos após o motor ser desligado e num terreno plano, porém ao se medir com motor quente, o nível da vareta deve estar acima do mínimo. Há, também, outro mito, o do óleo escuro demais.
Certifique-se de que antes de medir o óleo, o carro esteja na horizontal, com o motor parado e frio. Se você verificar o nível do óleo com o motor quente, uma margem de erro pode aparecer na medição do nível, fazendo com que ele marque mais do que realmente existe, devido à expansão dos materiais.
Em climas frios, pode ser apropriado dirigir o carro por alguns quilômetros antes de efetuar a medição para que o óleo se solte e fique menos viscoso. Deixe o motor funcionando por alguns minutos. Em seguida, desligue-o e deixe esfriar por pelo menos cinco minutos antes de fazer a medição.
Quanto tempo devo esperar para medir o óleo do motor?
Para verificar o nível do óleo de motor, primeiro estacione o carro num lugar plano. Aguarde pelo menos 10 minutos, para que o óleo drene do motor para o cárter.
O motor deve estar quente na troca de óleo e frio na verificação do nível. Há muita dúvida sobre isso, mas é preciso enfatizar que não se trata de um mito. É extremamente aconselhável que você troque o óleo com o motor aquecido, mas que verifique o seu nível apenas quando ele estiver frio.
Quanto tempo esperar o motor esfriar para trocar o óleo?
Regra número um: Para fazer esta medição, o motor deve estar frio. Com o motor quente, o óleo estará disperso. O ideal é realizar o procedimento cerca de dez minutos após desligar o carro.
Se verificarmos o nível de óleo assim que desligarmos o motor, o óleo ainda estará circulando no sistema e a vareta vai indicar nível baixo erroneamente. Além disso, lembram né? Jamais abram o reservatório de expansão com o carro quente!
Em média, o motor do carro leva de 30 a 45 minutos para esfriar por completo. Porém, para garantir a sua segurança, é importante não abrir o capô do carro imediatamente após desligar o motor, pois o líquido de arrefecimento ainda estará quente e pode causar queimaduras.
Agora, é hora de checar qual nível o óleo está marcando. Se estiver no nível mínimo, você terá que completar com o óleo igual ao que já está no motor, sem deixar que ele passe do nível máximo da vareta. Se estiver entre o nível mínimo e o máximo, tudo certo.
Qual o melhor momento para verificar o nível de óleo do motor?
Então vamos lá, o momento ideal para se verificar o nível do óleo é de manhã, na garagem antes de ligar o motor, para se ter certeza de que todo o óleo escorreu para o cárter.
Deixar o óleo acima do recomendado não o fará durar mais, pelo contrário, poderá gerar prejuízos ao motor do veículo. O ideal é seguir a orientação do fabricante, entre o nível mínimo e máximo. Não há vantagens em deixar o nível de óleo acima do nível máximo da vareta.
Acendeu a luz mas tem óleo no cárter? Como essa luz indica problemas em todo o sistema de lubrificação no motor, ela não acende apenas caso falte óleo. Pode ocorrer dela acionar e a vareta indicar que o nível está normal. Isso pode ser sinal de que a bomba está entupida ou está com algum problema.
A vareta de óleo não fica posicionada no fundo do reservatório do motor (conhecido o carter) e sim na superfície do óleo. Com isso a vareta mede somente o último litro de óleo, ou seja, se seu motor possui 3,5 l o máximo da vareta é 3,5 l e o mínimo da vareta quer dizer que ainda tem 2,5 l no motor.
Dentro dos limites que o fabricante estabelece, é normal haver uma variação no nível do óleo e ser preciso completa-lo. O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor.
Para medir corretamente o nível de óleo do motor é preciso que o carro esteja em repouso por pelo menos 30 minutos. O motor até pode estar quente, mas o correto mesmo é que ele esteja frio, e o carro parado em uma superfície plana. A vareta de medição tem duas marcas: a de mínimo e a de máxima.
O excesso de óleo pode gerar resistência adicional nas peças móveis do motor, como na cambota e nos pistões, resultando num menor desempenho. Por vezes também se ouvem ruídos estranhos provenientes do motor, posto que o excesso de lubrificante causa uma pressão interna elevada, afetando as vedações e juntas do motor.
Mas, é engano pensar que o nível muito alto, acima do limite máximo indicado na vareta, não é um problema. Esse óleo em excesso pode permitir que o eixo virabrequim esbarre no óleo em seu movimento de rotação. Isso provoca uma espuma, que pode danificar o motor, já que ela não lubrifica nada.
Assim que perceber o superaquecimento, pare o veículo assim que puder em um local seguro e desligue o motor imediatamente e acione o reboque. Isso vai ajudar o motor a esfriar um pouco mais rápido.
O que fazer para baixar a temperatura do motor do carro?
Aguarde até que o motor esfrie completamente antes de verificar o nível do líquido de arrefecimento. Após o motor esfriar, verifique o nível do líquido de arrefecimento no radiador ou no reservatório. Se estiver baixo, adicione líquido de arrefecimento até o nível adequado.
Todos nós sabemos que o capô esquenta naturalmente com o uso do automóvel. No entanto, se houver um calor excessivo, isso pode indicar que está na hora de fazer a revisão do carro. Esse sintoma indica que o radiador está superaquecendo, colocando em risco o funcionamento mecânico do veículo como um todo.
O padrão, é cerca de 5 a 10 minutos com o carro rodando até o ventilador acionar, depois deixar o carro parado por mais 5 a 10 minutos. Com o motor quente, é muito arriscado, pois existe o choque térmico entre o óleo quente e o óleo frio, podendo até trincar o motor.
Na prática, se o reservatório de água do radiador for aberto com o motor quente, o fluido pode jorrar. Dessa forma, pode gerar queimaduras nas mãos e nos braços da pessoa.
Uma das luzes de alerta mais importante no painel do carro é aquela que mostra a falta de pressão de óleo no sistema de lubrificação do motor. É uma luz, em geral, vermelha, que mostra uma almotolia, aquele instrumento que injeta óleo, que parece um bule de café.