O que significa ensino regular educação especial?
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), “entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”.O que é considerado ensino regular?
O Ensino Regular, portanto, é a modalidade de ensino padrão oferecida nas escolas, que segue as séries (primeiro, segundo e terceiro ano, no caso do Ensino Médio), e tem o currículo definido pelo governo.O que é ensino de educação especial?
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.Qual a diferença entre escola regular e escola especial?
As escolas regulares fazem parte de uma modalidade tradicional de ensino. Nessa categoria, as crianças autistas convivem com pessoas com desenvolvimento típico. A outra modalidade de ensino é a escola especial, que, teoricamente, é estruturada para receber pessoas com algum tipo de deficiência.Educação Especial e Educação Inclusiva: tudo o que você precisa saber
Qual a diferença entre aluno regular e especial?
O aluno especial é alguém que está matriculado como aluno não regular, em uma disciplina ofertada num curso de mestrado ou doutorado.Quem se encaixa na educação especial?
A Educação Especial é a “modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação” (Redação dada pela Lei nº 12.796/2013, art. 58, que alterou a LDB).Quais são as 3 categorias da educação especial?
Educação especial: conheça quais são suas três categorias
- Categoria dos dependentes.
- Categoria dos treináveis.
- Categoria dos educáveis.
Quem são os alunos da educação especial?
Trata-se das pessoas com elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas das atividades humanas, incluindo as acadêmicas, demonstradas desde a infância. Tais campos incluem as áreas intelectual, esportiva, liderança, psicomotricidade e artes.Quais alunos a escola especial recebe?
[Nota da redação: a Política Nacional de Educação Especial prevê atendimento educacional especializado para estudantes com deficiências físico-motores, intelectuais, mentais, visuais, auditivas, auditivas-visuais, múltiplas, transtorno do espectro do autismo, transtornos específicos de aprendizagem, altas habilidades/ ...Quais são as séries do ensino regular?
Fase I - Corresponde do 1º ao 5º ano do Ensino Regular (séries iniciais do Ensino Fundamental) Fase II - Corresponde do 6º ao 9º ano do Ensino Regular (séries finais do Ensino Fundamental) Ensino Médio.Qual a idade do ensino regular?
Pelo texto, será dever do Estado assegurar a educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada da seguinte forma: pré-escola; ensino fundamental; ensino médio.O que quer dizer ensino regular?
O Ensino Regular é a modalidade de Ensino Médio mais conhecida e utilizada no país. O aluno tem uma formação abrangente, com aulas de diversos temas das quatro áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.Qual a diferença da educação especial para educação inclusiva?
Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.Quais são os tipos de ensino regular?
É dividida em níveis: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Cada uma delas também são divididas por etapas, que são as séries escolares. Durante sua jornada de aprendizado, o aluno de ensino regular passa muito mais tempo na escola. Cerca de dez anos entre a pré-escola e o fim do ensino médio.Quem é considerado aluno especial?
DEFINIÇÃO DO ALUNADO DE EDUCAÇÃO ESPECIALNa perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.