O que é ensino regular educação especial?

A escola regular é aquela que segue a educação comum, com os níveis de ensino e faixas etárias estabelecidas. A educação especial é voltada ao ensino e aprendizagem de alunos com deficiências e transtornos do desenvolvimento e aprendizado.
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O que significa ensino regular educação especial?

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), “entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”.
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O que é considerado ensino regular?

O Ensino Regular, portanto, é a modalidade de ensino padrão oferecida nas escolas, que segue as séries (primeiro, segundo e terceiro ano, no caso do Ensino Médio), e tem o currículo definido pelo governo.
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O que é ensino de educação especial?

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
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Qual a diferença entre escola regular e escola especial?

As escolas regulares fazem parte de uma modalidade tradicional de ensino. Nessa categoria, as crianças autistas convivem com pessoas com desenvolvimento típico. A outra modalidade de ensino é a escola especial, que, teoricamente, é estruturada para receber pessoas com algum tipo de deficiência.
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Educação Especial e Educação Inclusiva: tudo o que você precisa saber

Qual a diferença entre aluno regular e especial?

O aluno especial é alguém que está matriculado como aluno não regular, em uma disciplina ofertada num curso de mestrado ou doutorado.
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Quem se encaixa na educação especial?

A Educação Especial é a “modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação” (Redação dada pela Lei nº 12.796/2013, art. 58, que alterou a LDB).
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Quais são as 3 categorias da educação especial?

Educação especial: conheça quais são suas três categorias
  • Categoria dos dependentes.
  • Categoria dos treináveis.
  • Categoria dos educáveis.
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Quem são os alunos da educação especial?

Trata-se das pessoas com elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas das atividades humanas, incluindo as acadêmicas, demonstradas desde a infância. Tais campos incluem as áreas intelectual, esportiva, liderança, psicomotricidade e artes.
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Quais alunos a escola especial recebe?

[Nota da redação: a Política Nacional de Educação Especial prevê atendimento educacional especializado para estudantes com deficiências físico-motores, intelectuais, mentais, visuais, auditivas, auditivas-visuais, múltiplas, transtorno do espectro do autismo, transtornos específicos de aprendizagem, altas habilidades/ ...
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Quais são as séries do ensino regular?

Fase I - Corresponde do 1º ao 5º ano do Ensino Regular (séries iniciais do Ensino Fundamental) Fase II - Corresponde do 6º ao 9º ano do Ensino Regular (séries finais do Ensino Fundamental) Ensino Médio.
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Qual a idade do ensino regular?

Pelo texto, será dever do Estado assegurar a educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada da seguinte forma: pré-escola; ensino fundamental; ensino médio.
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O que quer dizer ensino regular?

O Ensino Regular é a modalidade de Ensino Médio mais conhecida e utilizada no país. O aluno tem uma formação abrangente, com aulas de diversos temas das quatro áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
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Qual a diferença da educação especial para educação inclusiva?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.
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Quais são os tipos de ensino regular?

É dividida em níveis: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Cada uma delas também são divididas por etapas, que são as séries escolares. Durante sua jornada de aprendizado, o aluno de ensino regular passa muito mais tempo na escola. Cerca de dez anos entre a pré-escola e o fim do ensino médio.
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Quem é considerado aluno especial?

DEFINIÇÃO DO ALUNADO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
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Como funciona o ensino na educação especial?

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular (BRASIL, ...
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Quem tem laudo de TDAH pode reprovar?

A resposta curta é sim, um aluno com TDAH pode ser reprovado. No entanto, há muitas nuances que precisam ser consideradas: 1️⃣ A escola sabia do diagnóstico? Se a escola foi informada e tinha conhecimento do laudo, ela é responsável por garantir que o aluno receba as adaptações necessárias.
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Quem faz parte do ensino regular?

É importante entender também que o ensino regular no Brasil abrange a educação básica, que é dividida em três níveis: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
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Quem é formado em educação especial?

O especialista em Educação Especial e Inclusiva promove a educação de alunos com necessidades educativas especiais, ensinando-os a ler e escrever em português e/ou em braile, calcular e expressar-se. Ele também realiza atividades como planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área.
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Quais são as 4 fases da educação especial?

Período do extermínio; 2. Período da segregação/institucionalização; 3. Período de integração; 4. Período de Inclusão.
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Quais deficiências se enquadram na educação especial?

8.2 Diretrizes A educação especial se destina às pessoas com necessidades especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência física, sensorial, mental ou múltipla, quer de características como altas habilidades, superdotação ou talentos.
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Quanto tempo dura o curso de educação especial?

O curso tem duração de 1 ano e 3 meses. Gostar de se relacionar com outras pessoas, ter boa comunicação, responsabilidade, empatia e criatividade também são habilidades comuns do professor de educação especial. Além disso, é importante que o professor seja observador, de forma a identificar as necessidades do aluno.
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Quem é público da educação especial?

Considera-se público-alvo do AEE: a. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
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