Piaget (1976) afirma que a equilibração é um processo regulador o qual permite que novas experiências e elementos exteriores sejam, com sucesso, incorporados às estruturas mentais e cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio.
O que é a teoria da equilibração como teoria explicativa?
A teoria da equilibração como teoria explicativa do proces- so de adaptação e reconstrução da inteligência face ao meio em relação ao qual ela se organiza, autoregula e prepara para novas transformações, representa a síntese da explicação do processo do conhecimento em Piaget e, bem assim, o pressuposto para a acção ...
Assimilação e acomodação são agentes de equilibração, o auto-regulador do desenvolvimento. Quatro fatores e suas interações são necessários para o desenvolvimento: maturação, experiência ativa, interação social e equilibração. Maturação: Piaget afirmou que a hereditariedade impõe limites amplos para o desenvolvimento.
Equilíbrio e Operações: A teoria de Piaget propõe que, quando os esquemas existentes de uma criança são suficientes para explicar o que percebe ao seu redor, ela está em um estado de equilíbrio, ou seja, um equilíbrio cognitivo.
A acomodação acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo (Nitzke et alli, 1997a).
Piaget (1976) afirma que a equilibração é um processo regulador o qual permite que novas experiências e elementos exteriores sejam, com sucesso, incorporados às estruturas mentais e cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio.
Qual é a principal diferença entre assimilação e acomodação na teoria de Piaget?
Assimilação - entrada e processamento de estímulos externos aos esquemas (mudança quantitativa - modificação de conteúdo). Acomodação- reorganização interna. Ajusta ou cria-se novos esquemas visando uma melhor adaptação (mudança qualitativa-modificação de estrutura).
O senso de equilíbrio ou equilibriocepção é a percepção de equilíbrio e orientação espacial. Ajuda a evitar que humanos e animais não humanos caiam ao ficarem parados ou em movimento.
RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.
Um exemplo de acomodação: uma criança utiliza um esquema verbal inicial para chamar a atenção (choro), mas ela vai introduzindo modificações nesse esquema, para que o adulto se aperceba que ela não quer dizer sempre a mesma coisa. Se a criança não tem novos estímulos exteriores, não se desenvolve.
Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.
Piaget (1986, p. 18) afirma que a adaptação representa o equilíbrio entre a assimilação e acomodação, e a ela denomina inteligência. Segundo Teixeira (2008, p. 16), a “adaptação é um sistema autorregulador próprio dos seres vivos”.
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".
Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.
Dependendo do comportamento de um objeto após ser retirado de sua posição inicial, podemos classificar seu equilíbrio em três tipos diferentes: estável, instável e indiferente.
O equilíbrio é estabelecido quando a soma das forças que agem sobre um corpo é nula. Ele pode ser classificado como estático ou dinâmico. Um corpo está em equilíbrio quando a somatória de todas as forças que atuam sobre ele for nula, ou seja, igual a zero.
Assim, o equilíbrio mental e emocional é um estado em que uma pessoa é capaz de manter a estabilidade e o bem-estar psicológico, enfrentar as adversidades de forma saudável, regular suas emoções e pensamentos de maneira equilibrada e ter uma perspectiva positiva e adaptativa diante dos desafios da vida.
Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.
A assimilação, para Piaget (1975), diz respeito à integração de novos elementos à estrutura já existente ou construída, seja ela inata, como no caso dos reflexos no recém-nascido, ou adquirida a partir das modificações do conteúdo da estrutura inata inicial.
A acomodação é quando o indivíduo consegue modificar a ação ou informação anteriormente assimilada. Quando ocorre o equilíbrio desses dois processos dizemos que houve a equilibração, que nada mais é do que a harmonia da organização das estruturas psíquicas.
Qual a diferença entre assimilação e acomodação segundo Piaget?
A assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias (WADSWORTH, 1996). ACOMODAÇÃO: É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.