Entende-se por escala as relações de tamanho que os objetos mantêm entre si e também com o observador. A escala define, além disso, as relações entre as diferentes partes da composição, fornecendo informações sobre os espaços entre elas.
Todos esses elementos, o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a escala, a dimensão e o movimento são os componentes irredutíveis dos meios visuais. Constituem os ingredientes básicos com os quais contamos para o desenvolvimento do pensamento e da comunicação visuais.
Para resumir a diferença entre escala e proporção, pode-se afirmar que a escala representa o tamanho real de um objeto em relação a um padrão reconhecido. Já a proporção é a forma como relacionamos visualmente todas as partes individuais, em relação a um todo.
Os elementos visuais são constituídos daquilo que vemos: o ponto, • a linha, • a forma, • a direção, • o tom, • a cor, • a textura, • a dimensão, • a escala e • o movimento. Na natureza a “redondeza” e a forma mais comum, sendo que em estado comum, a reta ou o quadrado são raros.
Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.
8º | ARTES | ELEMENTOS DAS ARTES VISUAIS: ESCALA, DIMENSÃO | AULA 03
O que é escala em artes?
Escala é a relação das partes de uma imagem com a imagem como um todo, ou a algo no mundo fora da imagem, por exemplo, o tamanho da figura de um rei em uma imagem comparado com o tamanho da figura de seu servo na mesma imagem, ou o tamanho de uma estátua do rei em comparação com o tamanho de uma pessoa real.
Basicamente existem dois tipos de escalas ou duas formas de representação da escala: escala gráfica e escala numérica. Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. Na mesma se expõe as distâncias que existem na superfície real.
Ela pode ser representada graficamente sob a forma de uma linha graduada, na qual a relação entre as distâncias reais e as representadas nos mapas, cartas ou outros documentos cartográficos, é dada por um segmento de reta em que uma unidade medida na reta corresponde a uma determinada medida real (definição do IBGE).
Quais são as três formas básicas de linguagem visual?
As formas geométricas básicas, que podem gerar todas as outras mediante variações dos seus componentes, são as três já conhecidas como a Trilogia do Design : o quadrado, o círculo e o triângulo.
Estes podem ser divididos em quatro grupos: elementos conceituais (ponto, linha, plano e volume); elementos visuais (formato, tamanho, cor e textura); elementos relacionais (direção, posição, espaço e gravidade) e elementos práticos (representação, significado e função). e que possibilitará finalizá-la no seu todo.
As artes visuais fazem parte de uma categoria da área artística que estabelece as várias formas de expressões visuais. As cores e as formas são principais elementos de apreciação das suas manifestações.
Entre os vários elementos estão a cor, o ponto, a linha, a forma, o plano e a textura. Vamos ver alguns desses elementos principais? O menor elemento das artes visuais não é o menos importante. Sozinho ele tem pouco significado, mas se eles se juntam produzem ideias de sombra, luz e tonalidade.
Segundo define a Norma de Representação de Projetos de Arquitetura (NBR 06492: 1994), escala é a “Relação dimensional entre a representação de um objeto no desenho e suas dimensões reais” – ou seja, é uma relação numérica entre as medidas do desenho e do objeto.
A fórmula da escala que é 1/e=d/D pode ser vista abaixo. A mesma normalmente é utilizada para calcular a escala de um mapa. Por exemplo, digamos que você tenha uma distância no mundo real de 500 metros que é representada no mapa como tendo 5 cm.
O papel da escala é muito importante para a linguagem visual. É com a escala que você consegue visualizar, por exemplo, que existe, de fato, um dualismo entre as coisas e os objetos. Eles estão ligados, relacionados entre si. A escala mostra que o grande só existe se o pequeno existir também.
A escala tem o objetivo de mostrar quantas vezes uma determinada área foi reduzida para que pudesse ser cartografada na folha de papel ou mesmo em uma maquete. Fazer com que o aluno entenda que cada centímetro do mapa representa tantos km representado na escala. Existem dois tipos de escalas, a gráfica e a numérica.
Nesse sentido, a escala corresponde à razão entre as medidas da superfície real e da sua representação no mapa. Elas servem para a confecção de mapas precisos e, ainda, para indicar em quantas vezes uma área foi reduzida para que pudesse ser representada no plano.