Uma das técnicas mais antigas utilizadas por dentistas para garantir a fixação de dentes com mobilidade é a contenção periodontal ou esplintagem. Trata-se de uma espécie de fusão dos dentes, em que um dente com mobilidade acentuada é colado a um adjacente, desde que esteja em boas condições de fixação.
Para técnica de esplintagem foi utilizado a Fibra de Reforço Interlig (Ângelus - fibra de vidro trançada), impregnada em resina composta fotopolimerizável.
Os implantes esplintados reduziram marcadamente os níveis de tensão no osso circundante, especialmente quando os implantes foram expostos a uma força angulada. Os autores indicaram que desde o ponto de vista mecânico, a esplintagem pode afetar positivamente a cicatrização após cirurgia.
O separador ou espaçador ortodôntico é um pequeno elástico que o dentista encaixa entre os dentes com a intenção de separá-los. Esse afastamento é importante e necessário para a instalação das bandas do aparelho metálico, o tradicional que a maioria usa.
O espaçador deve ser lavado a cada semana ou quinzenalmente, com agua e detergente ( o detergente ja misturado na água). Nâo se deve esfregar com esponja, nem com acessórios como lavador de mamadeira. Enxaguar e deixar secar sozinhom sobre pano seco e limpo.
Trata-se de uma espécie de fusão dos dentes, em que um dente com mobilidade acentuada é colado a um adjacente, desde que esteja em boas condições de fixação. Apresenta elevadas taxas de sucesso e boa aceitação entre os pacientes.
Uma semana é o tempo suficiente para a formação de suporte periodontal a fim de manter um elemento dentário avulsionado em posição. A imobilização pode então ser removida dentro de uma a duas semanas após o acidente.
A avulsão é um tipo de traumatismo dentoalveolar, que atinge um ou alguns dentes, os quais, por um período de tempo, foram desalojados do alvéolo. As avulsões geralmente são verificadas em um único dente, e o mais comum afetado é o incisivo central superior.
O reimplante dentário consiste na introdução do dente avulsionado no alvéolo dentário após o acidente. As possibilidades de reuso do material dependerão das necessidades da pessoa e dos cuidados com o artefato.
Pulpite: é possível solucioná-la com tratamento endodôntico, como o canal, para conter a mobilidade e o deslocamento vertical dos dentes. Próteses e restaurações mal adaptadas: é necessário ajustar as peças ou substituí-las.
Uma vez no dentista, ele avaliará a situação com ajuda de exames radiográficos para tentar estabilizar a mobilidade dental antes de começar o tratamento específico para a doença bucal existente.
Nos casos em que o osso já foi perdido, pode ser necessário enxerto ósseo para fornecer osso suficiente para a colocação do implante dentário. Precisamos de altura suficiente da crista para substituir dentes por implantes e, ao substituir os dentes posteriores (molares), também precisamos de largura suficiente.
Nesses momentos, o implante dentário com carga imediata pode ser a solução! Ele permite a instalação do implante de titânio e a prótese no mesmo dia da extração ou perda dentária, sem passar pelo incômodo do espaço vazio entre os dentes, especialmente se estiver visível, como nos dentes da frente.
Quantos dias de repouso depois de implantar dente?
Geralmente, é recomendado um período de repouso de pelo menos 24 a 48 horas após a cirurgia. Após o período inicial de repouso, a maioria dos pacientes pode retomar gradualmente suas atividades normais dentro de 5 a 7 dias.
Após 30 minutos, todas as células estão danificadas fatalmente e após 60 minutos fora do alvéolo as células do ligamento periodontal sofrerão necrose, levando a uma extensa reabsorção radicular. Os melhores prognósticos de reimplante dentário são obtidos quando o tempo extra-alveolar não excede 5 minutos7,8.
Se você imaginava que os dentes eram presos pelo osso e a gengiva, se enganou. Na verdade, eles são unidos por um tecido conjuntivo mole entre o osso e os dentes, conhecido como ligamento periodontal (LPD).
Com relação ao tratamento, no caso do dente mole, o primeiro esforço é no sentido de estabilizar o dente, o que pode ser feito com o uso de uma contenção flexível. O tratamento leva, em média, duas semanas, tempo necessário para os ligamentos de curarem.
Olá. O espaçador é um dispositivo para facilitar a administração do medicamento em crianças que ainda não tem coordenação para fazer a inspiração do medicamento no momento do jato. Com 18 meses seu filho não vai conseguir fazer isto, ele não inalará a dose certa e não vai se beneficiar da medicação.
“A principal vantagem do espaçador é que ele permite que você absorva melhor o spray do medicamento. Quando o spray é disparado direto na boca, boa parte do medicamento fica nas bochechas e no céu da boca, gengiva, e não vai diretamente para o pulmão.
Para testar seu inalador adequadamente, retire a latinha da medicação da capa de plástico e coloque-a em uma vasilha com água. Quando o dispositivo está cheio ele afundará na água, e quando vazio boiará, como mostra a figura.