Em alguns casos, ele embala na soneca. Falsa sucção: o movimento de sugar dá prazer e acalma o neném. Então, ele pode ser posicionado próximo ao peito ou mesmo com a boca no dedo da mãe ou do pai.
No caso dos bebês, o que é a sucção? A sucção ou ato de sugar é um comportamento reflexo do bebê que pode ser observado já no útero materno. Em ultrassonografias, por exemplo, é possível observar alguns bebês chupando o dedinho. Esse reflexo é vital para a sobrevivência, crescimento e desenvolvimento psíquico do bebê.
Como saber se o bebê está fazendo sucção nutritiva?
A sucção nutritiva ocorre no início da mamada. Nela há poucas pausas entre os reflexos de ejeção (quando o leite desce e sai pelo bico do peito) e o bebê mama de forma ativa, ritmado e constante. Você pode perceber o bebê engolindo.
Uma forma de melhorar a sucção do bebê é estimular o reflexo de sucção. Fazer isso de três a quatro vezes antes de dar mama para o bebê pode ajudar ainda mais. Outra alternativa, é colocar o bebê no peito apenas quando o reflexo de ejeção do leite já estiver sendo feito, já que isso facilita a sucção.
Stephanie Sapin - Dicas para entender o choro e acalmar o bebê
Como é o movimento de sucção?
A sucção refere-se à fase oromotora do ciclo de alimentação, na qual os lábios, os músculos peri-orais, a língua e o palato se movimentam coordenadamente, de forma a gerar uma pega eficiente e um vácuo parcial na cavidade bucal.
Antes que seu bebê comece a chorar, ele pode acordar e se mexer no berço. Eles também podem mover a boca e levar as mãos ao rosto. Um bebê faminto pode continuar a mostrar interesse em sugar mesmo depois de terminar o primeiro peito ou a mamadeira.
Uma das práticas mais consideradas como polêmica no período de desenvolvimento dos bebês é o uso da chupeta. Porém, os bebês com até três meses de idade percebem a sucção como uma necessidade fisiológica independente da fome.
Ocorre quando a mulher produz mais leite do que o bebê consegue consumir. Embora não seja um problema, às vezes, pode provocar algumas dificuldades na amamentação. A criança pode ficar irritada, arquear o corpo para trás durante a mamada, engasgar-se, regurgitar, ficar “brigando” com o peito, além de gases e cólicas.
A sucção não nutritiva é representada pelo hábito de sucção digital, de chupeta ou outro objeto, e usualmente proporciona à criança sensação de calor, bem-estar, prazer, segurança e proteção.
Porque quando o bebê mama de um lado vaza do outro?
Em alguns casos isso não acontece; em outros, ocorre apenas enquanto o bebê mama em um seio e o outro fica pingando leite. Esse vazamento está relacionado com o acúmulo de leite materno nas mamas. Por isso, a melhor solução para o problema é amamentar seu bebê sempre que ele pedir, em posições diferentes.
Para identificar a sucção não nutritiva, é importante prestar atenção aos sinais e comportamentos do bebê. Geralmente, esse tipo de sucção ocorre quando o pequeno está relaxado, sonolento ou em busca de conforto. Além disso, é fácil perceber que a criança suga mais lentamente e de forma rítmica.
A sucção não-nutritiva pode ser observada nos prematuros por volta da 27ª a 28ª semana de gestação(2) e é descrita como um padrão organizado e repetitivo de sugadas curtas e estáveis, com pausas longas ou irregulares(3). Nessa sucção, o bebê faz os movimentos, sem ter a introdução de líquido na cavidade oral(4).
Primeiro, deve-se ajudar o bebê a abocanhar o mamilo e a aréola e tentar diferentes posições para facilitar a pega. Se a mama estiver muito cheia, antes de iniciar a amamentação, deve-se massagear as mamas e retirar um pouco de leite para que a aréola fique mais macia e facilitar que a criança pegue o peito.
A sucção é um ato puramente fisiológico, uma função inata. Ele é tão inerente ao bebê, que mesmo ainda no útero materno, alimentando-se através da placenta, o bebê faz o movimento de sucção instintivamente, de modo que ao nascer, esta função está plenamente desenvolvida.
Em sua dissertação, Camilla Araujo afirma que o hábito de sucção de dedo e chupeta é muito comum e socialmente aceito. Entretanto, esse hábito, que é um mecanismo reflexo necessário para o bebê, só é considerado fisiológico até 2 ou 3 anos de idade.
De modo geral, a sucção reflexa e a marcha reflexa desaparecem por volta dos dois meses de vida. Os outros reflexos arcaicos devem desaparecer até no máximo 6 meses de idade, exceto os dois reflexos dos pés. A preensão plantar desaparece aos 9 meses.
Existem algumas formas de suprir a necessidade de sucção do bebê, que vão depender de cada caso e podem ser realizadas conforme as demandas da mãe e do bebê. Até os seis meses, o leite materno ajuda no desejo da sucção, atendendo à carência da criança. Ao completar 6 meses, é interessante incentivar a mastigação.
Os seios produzem leite conforme o bebê mama, então, se o seu bebê está mamando com frequência, é sinal de que ele precisa de mais leite. Também é normal que um bebê mame mais vezes em um dia do que em outro. Alguns bebês podem mamar até oito vezes nos primeiros dias de vida.
Quando estiver cheio, ele larga a mama naturalmente e fica descontraído e satisfeito. De tal maneira que pode adormecer. Na próxima vez ofereça a outra mama primeiro. Pode usar uma aplicação para controlar de que lado está a amamentar.
Cada mamada dura geralmente entre 20 a 45 minutos, a cada 3 horas. Verifique se o bebê está ingerindo o bastante ao acompanhar o tempo de cada mamada, em qual seio e conte as fraldas molhadas. Nos primeiros dias, deve haver de 1 a 3 fraldas molhadas por dia.
Mama mole. Leite não pinga. Embora possa parecer contra-intuitivo, uma mama mole porque o bebé está a mamar com frequência (por exemplo a cada hora, hora e meia) não está a produzir menos leite.
Com o passar do tempo, o bebê consegue ser mais eficaz na mamada e ficar o período de cerca de 3 horas sem querer mamar novamente. Sempre que o bebê quiser mamar, deve ser levado ao seio. Chamamos isso de livre demanda! É respeitar a necessidade do bebê com relação ao aleitamento!