O fandango faz parte da vida social de comunidades caiçaras no litoral de São Paulo e do Paraná. É uma expressão cultural que envolve música, tocada com violas, rabecas, adufos; dança em pares e em roda, com sonoro sapateado feito com tamancos; e ainda improviso de versos.
Gente, o Fandangos é um salgadinho apetitoso, ótimo pra fazer um lanchinho da tarde ou pros dias em que você quer comer um alimento prático e rápido. Além disso, pode ser uma boa pedida pra aproveitar um filminho ou série com os amigos e a família.
O fandango ainda é dançado em praticamente em todas as províncias de Portugal, com diferentes arranjos, ritmos, cantares e movimentos coreográficos. Somente em Ribatejo há quase vinte variantes de fandangos, além de acordeons, tocados também por pífaros, gaitas-de-beiços, harmónios e clarinetes.
De origem espanhola e com influências portuguesas, o Fandango é uma dança trazida pelos aventureiros, que no passado se espalharam pelos recôncavos do nosso litoral. E como era natural, sentindo nostalgia, procuravam recordar a pátria distante, com danças de sua terra.
O Fandango e uma dança de origem espanhola e que chegou ao Brasil com os portugueses. Ele desmbarcou por aqui no litoral sul, região do Brasil onde é mais dançado frequentemente. De dança palaciana passou a fazer parte do Entrudo, festa que é o “ancestral” do carnaval.
Inicialmente compreendido de forma ampliada, o termo fandango nestes estudos, poderia referir-se tanto ao “auto popular nordestino”, como também ao conjunto de danças presentes no sul do Brasil.
Fandangos ® é produzido com uma massa feita de milho, que passa por um molde para ganhar seu formato e, em seguida, é assada num forno com alta temperatura. Então, as conchinhas recebem o aroma e o óleo de girassol, ingrediente rico em Ômega 6.
Realizado em casamentos, aniversários e em eventos religiosos, o Fandango Ubatubano é composto por diversas danças com as mais variadas coreografias. Entre elas estão a xiba, tontinha, ciranda, recortado, cana-verde, marrafa entre outras.
Baile composto de uma série de danças, no sudeste e sul do Brasil, em que o sapateado é mais ou menos uma constante. Pode incluir, por exemplo, as seguintes danças: Anu, Chimarrita, Bambaquerê, Cana-verde, Caranguejo, Candieiro, Curitibano, Quero-mana, Recortado, Tatu, Tirana e Tonta.
O Fandango Caiçara é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, cuja área de ocorrência abrange o litoral sul do estado de São Paulo e o litoral norte do estado do Paraná. Inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2011.
As duas festas mais importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses. Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa.
Vestuário: Mulheres: vestes tipicas gaúchas e sapatilha ou bota. Homens: os homens utilizam botas ou tamancos feitos de madeira resistente, como canela ou laranjeira, camisa xadrez e calça.
Estas danças desembarcaram nas praias paranaenses pelas mãos dos portugueses açorianos, que detinham forte inspiração da cultura espanhola, aproximadamente em 1750. O fandango passou então a integrar as comemorações do Intrudo, o ancestral do Carnaval.
“Os sais do salgadinho desidratam essa mucosa e, pela anatomia e rigidez do salgadinho, cria-se um atrito com a região já ressecada, que provoca escoriações [lesões]”, explica ele.
Farinha de Milho Fortificada com Ferro e Ácido Fólico, Óleos Vegetais de Girassol (70%) e Palma (30%), Preparado para Salgadinho Sabor Presunto (Sal, Cloreto de Potássio, Maltodextrina, Proteína Hidrolisada de Trigo, Queijo, Óleo Vegetal de Coco, Realçador de Sabor Glutamato Monossódico, Aromatizantes, Antiumectante ...
Em 1976, introduziu no Brasil o salgadinho Cheetos na versão original, depois vieram o Fandangos original no sabor milho (1980), o salgado Cebolitos (1978), a batata Ruffles em 1986 e o Doritos. Em 1982 foram lançados os sabores Queijo e Presunto do salgadinho Fandangos.
O fandango aqui apresentado é compreendido então como uma manifestação cultural popular brasileira, fortemente associada ao modo de vida caiçara, onde dança e música são indissociáveis de um contexto cultural mais amplo.
Qual a relação entre o fandango é a forma do povo paranaense?
No Paraná, pode ser encontrado em Paranaguá, Ilha de Valadares e região de Guaraqueçaba, sendo apontado como uma dança de origem européia marcada pelas batidas com os pés. Dentre as danças mapeadas no Paraná, o fandango representa a manifestação que retrata, de forma singular, a cultura do Estado.
O fandango é uma dança cantada e sapateada, e chegou na região através dos tropeiros que vinham do sul do país até o sudoeste paulista trazendo tropas de muares. Com o passar do tempo tendo grande influência caipira, o fandango tornou-se uma das mais antigas tradições de Ribeirão Grande.
O fandango é uma forma de expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras, capaz de oferecer ao público participante uma boa dose de cultura e alegria, através de suas histórias musicadas.
A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.