A febre de origem obscura ou febre sem sinais localizatórios é uma doença febril aguda cuja origem da febre não está evidente após uma história detalhada e um cuidadoso exame físico (11).
A necrópsia revelou que a Febre Negra é uma doença exclusivamente hepática. A doença se inicia por uma agressäo que se reflete em metamorfose gordurosa aguda difusa e necrose de células isoladas. Em seguida, há infiltrado inflamatório de mononucleares nas zonas portais e centro lobulares.
Febre alta, baixa, intermitente e emocional: saiba tudo sobre os tipos de febre. Tem momentos que você pode sentir que está meio quente, mas não apresenta nenhum outro sintoma. Em outros, a febre te derruba. E ainda há situações em que a temperatura varia, diminuindo, e logo depois, aumentando de novo.
Hipertermia maligna é uma elevação rara, com risco de morte, da temperatura corporal que ocorre em pessoas suscetíveis que recebem certos medicamentos relaxantes musculares mais gás anestésico para cirurgia. Pode ocorrer hipertermia maligna quando a anestesia for aplicada ou durante ou logo após a cirurgia.
Outros exemplos da FOI, citadas pela professora, são as causadas por uso de medicamento e a factícia, em que, por causa de um distúrbio psiquiátrico, o paciente simula a febre, por exemplo, por manipulação do termômetro.
Febre de Origem Indeterminada - Caso Clínico: Episódio 23
É possível ter 43 de febre?
Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.
Geralmente quando ela surge, já é um sinal de alerta. Mas, quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35 º C ocorre a hipotermia, condição que requer tanta atenção quanto a febre. Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C.
No paciente oncológico, se a temperatura axilar for maior ou igual a 37,8 graus, o mesmo deverá buscar avaliação médica imediata”, explicou a pediatra do HC-UFMG e professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Camila Cancela. A ida ao hospital deverá ocorrer de forma imediata, após a identificação da febre.
A febre Oropouche é uma doença viral. O vírus Orov é transmitido, principalmente, por meio da picada de um mosquito conhecido como maruim (Culicoides paraensis), bem como por espécies do mosquito Culex. No Brasil, o vírus foi isolado pela primeira vez em 1960.
Febre de origem desconhecida é a temperatura corporal ≥ 38,3° C retalmente e que não é decorrente de doença transitória e autolimitada, de doença rapidamente fatal, ou de doenças com claros sinais ou sintomas localizados ou alterações nos exames comuns, tais como radiografia de tórax, exame de urina ou de sangue.
O que é? Algumas crianças, quando têm febre, têm as chamadas convulsões febris, que são alterações involuntárias e transitórias da consciência, do comportamento e da atividade motora, causadas por uma atividade cerebral incomum (quando há a interrupção dos sinais elétricos normais do cérebro).
O Ministério da Saúde define a febre do Oropouche como doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, identificado pela primeira vez no Brasil, em 1960, a partir da amostra de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da rodovia Belém-Brasília.
O pulso, normalmente rápido no início, no 2º dia torna-se lento para o grau de febre (sinal de Faget). A face fica corada e os olhos, congestos. Náuseas, vômitos, constipação intestinal, prostração grave, inquietude e irritabilidade são comuns.
A cianose é uma condição médica que afeta o paciente que passa por problemas relacionados à má oxigenação do sangue, que pode ser causada, por exemplo, por uma insuficiência respiratória, problemas circulatórios ou uma doença pulmonar, por exemplo.
A peste, conhecida como peste negra ou peste bubônica, é uma doença grave causada pela bactéria Yersinia pestis, normalmente encontrada nas pulgas que os ratos carregam em seu corpo. A doença ficou popularmente conhecida como “peste negra” por conta do escurecimento das extremidades do corpo causado pela gangrena.
Oropouche: conheça os sintomas, as formas de transmissão e prevenção do vírus. O Ministério da Saúde monitora o cenário epidemiológico do Oropouche em todo o Brasil. Até o dia 19 de agosto, foram registrados 7.653 casos da doença.
A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.
A febre da leucemia geralmente dura de vários dias e tem origem obscura, ou seja, não se consegue encontrar uma causa para a mesma. Esta febre pode ser alta e vir acompanhada de calafrios.
Febre emocional, psicogênica ou hipertermia induzida por estresse é uma condição pouco conhecida de febre causada por estresse emocional crônico. É um quadro que possui diagnóstico difícil, e tratamento também, visto que a mesma é insensível a anti-inflamatórios e antitérmicos.
O que é Hipotermia? Hipotermia é quando a temperatura do corpo se encontra abaixo dos 35°C. O organismo humano, para realizar suas funções metabólicas, precisa apresentar temperatura entre 36°C e 37.5°C.
Como a febre é um mecanismo de defesa do corpo e o aumento da temperatura ajuda no combate a vírus e bactérias, o ideal é deixá-la fazer o seu trabalho. Isso mesmo! A febre é apenas um sintoma, não é uma doença e só precisa de controle nos casos em que compromete o estado geral do paciente.