A cachaça, bebida feita da fermentação e destilação do melaço proveniente da cana-de-açúcar foi descoberta pelos escravos dos engenhos de açúcar em meados do século XVI.
A cachaça é uma bebida fermento-destilada obtida a partir da cana-de-açúcar. A produção artesanal dessa bebida envolve microrganismos fermentativos, principalmente a espécie Saccharomyces cerevisiae .
A cachaça é o caldo de cana fermentado e destilado. Na fermentação, microorganismos conhecidos por leveduras convertem o açúcar da garapa em álcool. O produto resultante, chamado de vinho (como o suco fermentado de uvas) é aquecido em alambiques para finalmente transformar-se em cachaça.
O caldo de cana é composto por água (85 a 95%), álcool etílico (4 a 12%), ácido lático, ácido acético, ácido butírico, os ésteres desses ácidos, glicerina, os álcoois superiores (o propílico, isopropílico, butílico, isobutílico, amílico, isoamílico), furfural (aldeído piromúcico), açúcares, materiais nitrogenados, ...
Cada etapa do seu processo produtivo é feito cuidadosamente pela 51, desde o preparo do solo, passando pela escolha da cana até a destilação. Produto cristalino, incolor, com aroma e gosto característico.
Pinga é cachaça. Assim como outros apelidos brasileiros variantes da aguardente de cana como caninha, “mé” e branquinha. O nome pinga foi dado pelos escravos que trabalhavam no processo de fabricação da bebida. Quando ferviam o caldo da cana-de-açúcar nos engenhos, o vapor condensava no teto e pingava sobre eles.
Confira alguns efeitos do consumo crônico de cachaça, bebida alcoólica cujo teor alcoólico pode variar entre 38% e 48%, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Alterações neurológicas. Doenças do fígado. Problemas do coração.
De forma geral, um whisky é uma bebida destilada da fermentação do malte. O malte, por sua vez, é qualquer grão que germinou e depois secou. Existem 4 principais diferenças entre os tipos de whisky: o grão utilizado, o processo de produção, a origem de fabricação e o tempo de maturação.
Fure o coco, retire a água e substitua-a por igual quantidade de pinga. Tampe os orifícios e deixe a mistura em infusão por uma semana. Sirva gelado. Obs: Quem quiser mais fraca pode acrescentar um pouco de água do coco.
Ela corresponde de 1,0% a 2,0% do volume total de vinho fermentado. Este fluido possui alta concentração de metanol, um tipo de álcool extremamente tóxico para o corpo que, se não controlado, pode levar à cegueira e até à morte de quem consome a bebida.
A primeira, mais aceita, relata que os portugueses, acostumados a tomar a bagaceira, destilado de casca de uva, improvisaram uma bebida destilada a partir da fermentação e destilação de derivados do caldo da cana-de-açúcar, que produzia o mesmo efeito prazeroso do destilado português.
Fabricação. A vodca é um destilado obtido a partir de arroz (China, Japão e outros países produtores deste produto) e o restante mais comuns na Rússia e Polônia, devido a fartura de tais produtos: cevada, milho, trigo, centeio, ervas, figos ou batatas, fermentados.
A cachaça é uma aguardente produzida do caldo da cana-de-açúcar. Foi criada no século XVI. Sua história está ligada ao período colonial brasileiro. A cachaça, produzida da cana-de-açúcar, era a aguardente mais popular do Brasil durante o período colonial.
Uma coluna oca superior da panela do alambique favorece a condensação de vapores de baixo teor alcoólico. O destilado é separado em três porções: a primeira é a cabeça (5% a 10% do destilado total); a segunda o coração (80% do destilado) e a terceira a cauda.
A famosa Cachaça 51, da Companhia Müller de Bebidas, está entre os destilados mais vendidos do mundo, à frente de marcas como Johnnie Walker, da companhia britânica Diageo, e da Bacardi.
A Cachaça 51 segue como a maior marca de cachaça global e a principal brasileira entre osdestilados mais vendidos no planeta, de acordo com o ranking da revista The Millonaires Club,em sua edição 2017.
Como qualquer bebida alcoólica, o consumo excessivo de pinga gelada pode ter efeitos negativos para a saúde. O álcool presente na bebida pode afetar o sistema nervoso central, causando alterações no comportamento, diminuição da coordenação motora e até mesmo problemas de memória.
O que é mais prejudicial à saúde a cerveja ou a cachaça?
O que é mais prejudicial à saúde a cerveja ou a cachaça? A cachaça, o uísque, a vodca, o gim – enfim, os destilados – têm por volta de oito vezes mais álcool do que a cerveja. Então, além da quantidade, o tipo de bebida consumida também entra na equação da moderação.
O vinho tinto, conhecido por seus benefícios em razão das substâncias antioxidantes presentes, pode ser uma escolha equilibrada para celebrar as festividades do Ano-Novo. Segundo o médico Aamer Khan, as bebidas alcoólicas que contêm um composto chamado resveratrol são as melhores no que diz respeito à saúde.
A cachaça Velho Barreiro é conhecida como uma das cachaças mais tradicionais do Brasil. A sua qualidade e sabor autêntico, seja pura, em coquetéis de frutas ou na tradicional caipirinha com limão.
Para isso, é obrigatório que ela tenha um registro, ou seja, uma espécie de identificação. Dessa maneira, procure sempre atentar-se ao verso do rótulo ao comprar cachaça, geralmente é uma sequência de números, exemplo: SP00000-4565 que aparece no próprio rótulo.