Normalmente em uma primeira sessão, fechado o diagnóstico da necessidade de se tratar o canal do dente, o que muitas vezes faz-se necessário uma radiografia do dente, para apontar com toda certeza o dente em questão, nessa primeira sessão procede-se a abertura do dente o acesso a câmara coronária e remoção do tecido ...
Quantas sessões são necessárias para fazer um canal?
O número de sessões para o tratamento de canal depende do estado do dente. Se o dente não estiver infectado, uma sessão de tratamento é suficiente. Em casos de infecções maiores, duas ou mais sessões podem ser necessárias para promover uma boa limpeza e descontaminação da câmara pulpar.
Quanto tempo dura uma sessão de tratamento de canal?
A sessão do tratamento de Canal dura em média 1h30. O tratamento pode ser realizado em uma única sessão ou em sessões múltiplas, dependendo de alguns fatores como anatomia das raízes ou grau de infecção, por exemplo.
A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido. Esse procedimento sela o canal radicular.
Tratamento de canal: Como é FEITO o tratamento de canal PASSO A PASSO! [TROCA DE CURATIVO]
O que vem depois do canal no dente?
Depois do tratamento de canal, é preciso fazer uma avaliação sobre o dente que foi desgastado. A partir daí, será decidido entre uma restauração simples ou a instalação do núcleo com coroa, por exemplo.
Cirurgiões dentistas especialistas em prótese dentária experientes nunca recomendam a realização de uma restauração simples, sobre um dente que recebeu tratamento de canal. A resposta é simples: o dente fica “oco” quando tem seu canal tratado, e portanto fica mais frágil.
Sim, atualmente é possível fazer o tratamento de canal em sessão única. Isso não deve ser o objetivo e sim a consequência de um diagnóstico e técnica adequada.
Segundo passo: remoção do tecido infectado ou inflamado
São usadas limas especiais nessa fase. Depois de remover por completo toda a inflamação, o canal é modelado para receber o material da restauração. Além disso, é realizado o processo de irrigação, que limpa os canais e remove todos os resíduos.
O curativo se trata de um selante paliativo que é feito à base de óxido de eugenol e zinco. O uso dele está relacionado ao tratamento que o dentista irá realizar, como, por exemplo, a restauração e o canal.
Depois que o tratamento de canal é finalizado, é preciso ter o mesmo cuidado que os outros dentes. Apesar desse dente estar “morto”, pois a polpa foi removida e o canal preenchido com material obturador, ele continua sendo um vulnerável à cárie como qualquer outro. Por isso, você deve manter uma boa higienização.
Não mastigar alimentos duros na região em que foi feito o tratamento de canal, sobretudo nas primeiras semanas após o tratamento, deixando o dente tratado em repouso, é muito importante para evitar fraturas ou mesmo para não expor as restaurações provisórias que são utilizadas em alguns casos.
Em alguns casos o tratamento de canal pode sofrer contaminação sem ter alterações clínicas visíveis. Essa contaminação pode atingir o ápice da raiz, a alteração pode ser confirmada com uma radiografia. Sempre manter uma revisão com o tempo estipulado pelo seu dentista de acordo com a sua necessidade.
Nesses casos, esta dor pode durar alguns dias, mas se ela persistir por muitos dias ou meses, é importante ficar atento. Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo.
Dessa forma, é importante ressaltar que a pulsação no local depois da realização do canal pode acontecer devido ao processo infeccioso, que alcançou os tecidos ósseos e periodontais.
Quando a infecção do canal ainda não é muito profunda e não prejudica a saúde da raiz, muito provavelmente o tratamento de canal é o mais indicado. Afinal, a preservação de cada dente é extremamente importante para a saúde bucal.
Nas primeiras horas depois do tratamento de canal o paciente deverá evitar comidas sólidas, pois durante a mastigação existe o risco de morder a bochecha em decorrência do efeito da anestesia. O ideal é que fique a base de líquidos até cessar o efeito do anestésico.
A raiz fica infectada ou inflamada. O dentista anestesia o dente. Uma abertura é feita através da coroa do dente até a câmara da polpa. Limas especiais são usadas para eliminar a infecção e a polpa doente dos canais.
O sucesso do tratamento é avaliado periodicamente com radiografias. Espero ter ajudado! A dor pode ser comum em alguns casos, vai diminuindo aos poucos, mas é sempre bom uma avaliação e acompanhamento de perto do dentista, de preferência um especialista em endodontia.
Isso porque durante o tratamento do canal, são utilizadas substâncias para desinfetar o sistema de canal e com isso, os tecidos adjacentes podem ficar mais irritados. Mas, isso faz parte do tratamento. É importante você avisar o dentista se a dor for aguda ou se não passar em alguns dias após a consulta de tratamento.
Olá, sim, é normal a gengiva ficar um pouco dolorida depois do tratamento de canal, pois é colocado um grampo que prende o dente e pressiona um pouco a gengiva. Não é normal. Mas esse inchaço pode ser consequência do grampo que foi usado para isolar o seu dente.