A felicidade - entendida como autodomínio e liberdade - era a verdadeira realização de uma vida. Sua filosofia combatia o prazer, o desejo e a luxúria pois isto impedia a autossuficiência. A virtude - como em Aristóteles - deveria ser praticada e isto era mais importante que teorias sobre a virtude.
Diógenes pregou um modo de vida simples e viveu como tal. Em Atenas, esse pensador viveu por muitos anos como mendigo, pois defendia que o ser humano não deveria procurar mais que o necessário (alimento, água e o mínimo abrigo do Sol e do relento) para viver bem.
Acreditavam que a felicidade estaria relacionada a uma vida simples, em acordo com a natureza, e sem as complexidades das regras e valores sociais. Os cínicos eram, então, pessoas que desprezavam os ordenamentos sociais e viviam em circunstâncias consideradas degradantes para um grego, assemelhando-se a animais.
Diógenes acreditava que os humanos viviam artificialmente de maneira hipócrita e poderiam ter proveito ao estudar o cão. Este animal é capaz de realizar as suas funções corporais naturais em público sem constrangimento, comerá qualquer coisa, e não fará estardalhaço sobre em que lugar dormir.
Para Friedrich Nietzsche a felicidade é frágil e volátil. E complementava, a melhor maneira de começar o dia é, ao acordar, imaginar se nesse dia não podemos dar alegria a pelo menos uma pessoa.
Cínicos | A Felicidade está nas coisas que não podemos perder
O que é felicidade para Kant?
Em linhas gerais, Kant define a felicidade enquanto a satisfação de todas as inclinações e necessidades naturais (tais como poder, riqueza, saúde, honra, bem estar, etc.) 2, e a moralidade enquanto um dado ou fato da razão prática pelo qual o sujeito se torna consciente da sua liberdade.
Para Hegel, só é feliz aquele que se resigna a uma vida furtiva e se conforma a viver de uma forma simples e sem acontecimentos grandiosos. Existem outras filosofias para as quais existe a negação a priori da possibilidade de felicidade.
Qual foi a famosa frase dita por Diógenes a Alexandre o Grande?
Diógenes para a surpresa de Alexandre e de todos que estavam presentes, prontamente respondeu: – “De você não desejo nada, quero apenas que saia da frente do meu sol pois estás me fazendo sombra”.
O que era a felicidade para ele? Diógenes denunciava as glórias vãs do poder e da riqueza. Indicava que viver bem era saber não depender de propriedades e não ter sentimento de posse. Desconfiava do amor e defendia que ninguém era de ninguém.
O objetivo dos estoicos não era outro que alcançar a felicidade ou a autorrealização, um conceito que eles chamavam de eudaimonia. Isso pode ser alcançado através da virtude moral (ou areté) e da serenidade (ou ataraxia).
Então, em vez de buscar fama e fortuna, ou pelo menos uma maneira de ganhar a vida para pagar por comida e abrigo, Diógenes fez sua casa nas ruas, dormindo ao ar livre, às vezes em um barril. Ele constantemente se esforçou por uma maior simplicidade.
A verdade da vida nunca será encontrada sem uma vida de verdade. Esta é a intenção de Diógenes. Por isso Diógenes “Descaracteriza a moeda”, ele usa os ensinamentos de Platão para mostrar que o filósofo das ideias estava errado, iludido por um mundo supra sensível que ofuscava seus pensamentos.
Quais são as principais características do cinismo de Diógenes?
Em sua vida ele radicalizou o ideal da autossuficiência interior e da autarquia, chegando ao ponto de exaltar a fadiga como uma forma de virtude. Cinismo foi uma filosofia de vida proposta por Diógenes, que defendia a autossuficiência, que consistia em viver a vida independente dos luxos e normas da civilização.
Em sua época Diógenes foi destaque e símbolo do cinismo pois tornou sua filosofia uma forma de viver radical. Diógenes expressava seu pensamento através da frase "procuro um homem". Conforme relatos históricos ele andava durante o dia em meio às pessoas com uma lanterna acessa pronunciando ironicamente a frase.
Resposta: Para o Cinismo, corrente filosófica seguida por Diógenes, o cínico, a vida feliz só é possível por meio da libertação total dos bens materiais e das convenções sociais.
O que Diógenes quis dizer com sua busca pelo homem verdadeiro?
Procuro um homem!”, quer dizer, um homem verdadeiro, que não fosse escravo nem de bens materiais nem do poder, pois, para Diógenes e os demais cínicos, o que caracteriza o homem e faz com que ele realize sua natureza é a liberdade de ser aquilo que se é plenamente, sem temer as opiniões alheias, sem ocultar suas ...
O termo cínico, grafado com c, é muito utilizado para se referir a alguém que demonstra, em suas ações e comportamento, algum tipo de descaramento, sarcasmo ou deboche. Diz respeito, mais diretamente, àqueles que agem com cinismo.
Diógenes, também chamado de Diógenes, o Cínico, foi um filósofo da Grécia Antiga, cuja vida é conhecida por meio de anedotas, principalmente as compiladas por Diógenes Laércio em « Vidas e Opiniões de Filósofos Eminentes ».
A escola cínica possuía uma doutrina essencialmente moral, sua tese fundamental consistia em alcançar a felicidade, entendida como virtude. Fora da virtude não existem bens, desse modo, uma das mais fortes características do cinismo é o desprezo pela riqueza, pelos prazeres e pelas convenções humanas.
Nesse sentido, para Platão, a felicidade é o resultado final de uma vida dedicada a um conhecimento progressivo até se atingir a ideia do bem, o que poderia ser sintetizado na seguinte fórmula: conhecimento = bondade/justiça = felicidade.
Assim, a felicidade era o bem da alma que só podia ser atingido por meio de uma conduta virtuosa e justa. Para Sócrates, sofrer uma injustiça era melhor do que praticá-la e, por isso, certo de estar sendo justo, não se intimidou nem diante da condenação à morte por um tribunal ateniense.
Na estrutura da doutrina epicurista, a felicidade, tem suas origens na satisfação dos prazeres, os quais são as realizações dos desejos. Essas sentenças, fizeram com que Epicuro, fosse referenciado como um filosofo hedonista, apesar de distinguir-se em determinados aspectos do hedonismo.