O Gol Power G3 surgiu em 2003, foi a primeira opção de carro flex no mundo, tendo o motor AP 1.6 como destaque com 97 cavalos na gasolina e 99 cavalos no etanol. Na geração G3, o Gol Power teve ainda motores EA111 1.0 8V de 65 cavalos e 1.0 16V com 76 cavalos, este temido por muitos…
O motor Volkswagen EA-111 ou Power, como é conhecido, passou por várias evoluções até chegar nos modelos atuais. Esse motor nasceu como 1.0, passando para 1.6 em 2001 e 1.4 em 2005 que foi desenvolvido exclusivamente para o veículo utilitário Kombi. Em quais os modelos de veículos se aplica o motor EA-111?
Por isso mesmo, todos os propulsores EA111 foram montados nele transversalmente. Com o Gol, isso só foi acontecer em sua terceira geração, conhecida como G5, em 2008.
A versão turbinada acelerava de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e chegava aos 192 km/h. Além disso, havia as opções equipadas com o 1.6 (primeiro movido somente a gasolina) nas versões mais caras e que traziam acabamento mais caprichado. Esse propulsor gerava 92 cv e 13,8 kgfm.
Definitivamente a geração mais odiada do Volkswagen Gol, o G4 foi um salto extremamente negativo de qualidade em relação ao modelo anterior. Enquanto o Gol G3 é considerado a melhor geração do Gol, especialmente por conta do acabamento e oferta de motores, seu sucessor foi a pior.
O Gol Power já vem de série com o pacote I-Trend High, que contempla os seguintes itens a mais que o TREND: 3 Apoios de cabeça traseiros, Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade.
Com a mesma plataforma recauchutada do G3, o G4 não tinha um desenho dos mais atraentes. Foi o primeiro carro a sofrer com corte de custos. Tinha acabamento mais simples que o do G3, por exemplo. Por ter sido a "raspa do tacho", o G4 não teve nada muito diferenciado.
O G3 estreava o motor 1.6 Total Flex – o Gol foi o primeiro carro produzido capaz de rodar com etanol, gasolina ou a mistura dos dois. O AP flex gerava 99 cv com o combustível vegetal e 97 cv, com o fóssil, além de ter bom torque já a médias rotações.
Na linha 2021, o Gol vem equipado com o motor 1.6 8V flex, que entrega 101 cv de potência e 15,4 kgfm de torque com gasolina ou 104 cv e 15,6 kgfm, respectivamente, quando abastecido com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas.
O melhor jeito de se descobrir quantas válvulas tem o motor, é preciso acessar o manual do carro para verificar corretamente a quantidade de válvulas por cilindro. Em alguns modelos de carros é possível também que venha a informação no motor, geralmente vai mostrar acima do motor na tampa de válvulas.