Fidelidade quer dizer lealdade para com Deus e honestidade para com o próximo. O termo impressiona por sua variedade de significados: “Fé, certeza, segurança, sinceridade, confiança, confiabilidade, honestidade, firmeza, transparência nos propósitos e crença convicta” (Onézio Figueredo, Pneumatologia, página 156).
A fidelidade é uma característica do Espírito Santo em nós. Quando somos fiéis, agradamos a Deus e transformamos a vida das pessoas ao nosso redor. Davi nos ensina que a fidelidade deve ser manifestada mesmo quando ninguém está observando.
A Fidelidade é uma obrigação que se cumpre de um acordo e pode não ter uma relação direta com valores ou sentimentos. Mas age com uma garantia de se corresponder à um compromisso. É uma obrigação que se compromete seguir. Ser fiel tem neste sentido o significado de atender à uma missão dada.
Ser fiel a Deus é tratar e honrar com amor os seus familiares, mesmo que muitos deles, não estejam preparados para entender seu jeito de agir. Achando que você quer aparecer. A fidelidade á Deus se resumi na busca incessante por Ele. Vendo no outro a sua essência.
Fruto Fiel é dia de celebração e de glorificar ao Pai pela boa semente que germinou, está se desenvolvendo, vai amadurecer, permanecer e gerar outros frutos.
Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Colocá-lo acima de todas as coisas, o primeiro mandamento que Deus nos deixou, é uma questão de fidelidade. Compromisso em ter o Senhor como nossa prioridade e único bem (MATEUS 22:37-38). Pois só assim ouviremos dele na glória: “Muito bem, meu servo bom e fiel” (MATEUS 25:21).
Assim, a palavra lealdade no hebraico – 'emun, significa “estabelecido”, “confiável”, “fiel”, “verdadeiro…”, também de forma abstrata significa “confiabilidade”.
Você sabe o que é ser fiel? Fidelidade é lealdade, é firmeza no seu comportamento, na sua linguagem. Então, fiel é aquele que é leal a alguém, que é firme no seu compromisso. E é isso que Deus quer de nós nesses dias: que nós sejamos fiéis a Ele em todas as áreas da nossa vida.
Os homens tementes a Deus do Antigo Testamento como, por exemplo, Moisés (Hb 3.5), Abraão (Ne 9.8), Davi (1 Sm 22.14) e Daniel (Dn 6.4) foram todos chamados de fiéis. Neemias identificou vários de seus trabalhadores como homens fiéis (Ne 7.2; 13.13).
Quando somos fiéis a Deus, estamos demonstrando nosso amor e confiança por Ele. Isso nos torna pessoas mais justas, compassivas e misericordiosas. A fidelidade a nós mesmos é importante para nossa integridade e autoestima. Quando somos fiéis a nós mesmos, estamos vivendo de acordo com nossos valores e princípios.
Pistis indica tanto a confiança que se deposita em alguém que é fidedigno, quanto a característica desse alguém digno de confiança, além da fé que resulta dessa relação. Nesse sentido, é a garantia da confiabilidade de Deus que gera a nossa fé nEle.
Dizer que Deus é fiel significa dizer que ele nunca volta atrás em suas promessas. Suas palavras são sempre verdadeiras. Mesmo que nós venhamos a falhar e a mudar, ele continua o mesmo. Paulo afirma que “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.” (2Tm 2.13).
Fidelidade (do latim fidelitas pelo latim vulgar fidelitate) é o atributo ou a qualidade de quem ou do que é fiel (do latim fidelis), para significar quem ou o que conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou quem ou o que mantém-se fiel à referência.
O fruto da fidelidade é a decisão certa de perseverar. Ele nos faz ser mais fiéis aos compromissos e deveres com Deus e o próximo. É uma fidelidade que leva para eternidade. Como está no livro do Apocalipse: “Mostra-te fiel até a morte, e Eu te darei a coroa da vida” (Ap 2,l0).
A palavra fé na Bíblia é também traduzida como “fidelidade” a Deus. É a atitude daquele que crê e que obedece o Senhor. Neste sentido, São Paulo fala aos Romanos da “obediência da fé” (Rm 1,5). A fé é um ato de adesão a Deus, isto é, submissão que implica obediência a Sua santa e perfeita vontade.
Fé e fidelidade são dons de Deus, mas também frutos de decisão consciente e responsável. Ambas fazem parte da estrutura natural das pessoas, mas precisam ser trabalhadas com sinceridade para que sejam um bem para a sociedade. A falta de fidelidade, em determinadas circunstâncias da vida, pode ser também ameaça à fé.
Como cativo em terras estrangeiras, Daniel resolveu, ainda em seus anos de adolescente, ser fiel a Deus. Introduzido no luxuoso salão de banquetes do rei babilônico, ele recusou adorar os ídolos do rei, beber o vinho do rei, ou comer os manjares impuros do rei.
Tu, ó SENHOR Deus, és fiel com os que são fiéis a ti e correto com aqueles que são corretos. Tu és puro para os que são puros, mas és inimigo dos que são maus. Tu salvas os humildes, mas humilhas os orgulhosos.