O itálico e as aspas têm a mesma função: realçar uma parte do texto (uma letra, uma palavra, uma expressão, uma frase ou uma sucessão delas...). A razão de tal realce pode ser variada – a indicação de: grafia estrangeira, sentido figurado, citação, título, mero relevo...
Use itálico em: Título de produções artísticas, literárias, técnicas e científicas: livro, filme, peça de teatro, tese, estudo, relatório, pesquisa, disco, música, show, exposição, obra de arte. Use todas as iniciais em maiúsculas, com exceção para preposições, artigos e conjunções.
Deve ser utilizado em títulos de livros, periódicos, peças, filmes, óperas, músicas, pinturas, esculturas, entre outros citados no texto. Nomes científicos de espécies; palavras e locuções em outros idiomas e palavras ou expressões latinas citados no texto aos quais se queira dar ênfase também podem vir em itálico.
É usado tanto para dar ênfase quanto para advertir o leitor de que uma palavra ou frase pode não lhe ser familiar, seja por ser estrangeira ou por fazer parte de uma grupo de gírias ou expressões específicas: "supervisionaremos o merchandising da empresa" ou "é preciso ler o documento ab integro".
As aspas são sinais de pontuação que, entre outras funções, servem para delimitar citações. O itálico não é um sinal de pontuação, é um tipo de letra, usado normalmente para realçar.
É usado tanto para dar ênfase quanto para advertir o leitor de que uma palavra ou frase pode não lhe ser familiar, seja por ser estrangeira ou por fazer parte de uma grupo de gírias ou expressões específicas: "supervisionaremos o merchandising da empresa" ou "é preciso ler o documento ab integro".
Texto em itálico é usado em algumas traduções da Bíblia para indicar quando uma palavra foi "added" por causa da necessidade de gramática Inglês. Textos em itálico são usados em algumas traduções da Bíblia para indicar quando uma palavra foi "acrescentada" por causa da necessidade gramatical do (idioma) inglês.
Sim, Valéria, o tipo itálico ou simplesmente itálico – aquela letra inclinada à direita que tem a função de destacar uma ou mais palavras num bloco de texto, como neste exemplo – deve seu nome ao fato de ter sido dado ao mundo pelo impressor italiano Aldo Manúcio (1449-1515), Aldus Manutius em latim, um dos primeiros ...
Qual a diferença entre os efeitos negrito e itálico?
Eu uso o itálico para sublinhar uma palavra ou expressão na qual ponho reservas (ex.: um estrangeirismo). Também o uso, por exemplo, para títulos num texto. Uso o negrito para destacar palavras na escrita, quando o sublinhado não me parece conveniente.
A utilização do negrito é um recurso para se destacar palavras ou frases que são de grande importância em um texto e que o leitor não pode passar sem ler.
Em títulos de publicações (livros, revistas, jornais, séries etc.), utilizam-se maiúsculas e minúsculas nos títulos principais, e minúsculas nos subtítulos.
Toque e segure o texto que você inseriu no campo de texto e, em seguida, selecione Negrito, Itálico ou o ícone . Toque no ícone para selecionar Tachado ou Monoespaçado.
é destacar algum trecho ou palavra escrita. Assim, como o itálico, podem ser usadas as aspas (simples ou duplas) ou o itálico para desempenhar a mesma função.
Para usar itálico, é preciso deixar as palavras entre sinais de underline: _palavra_. Se quiser fazer uso dos dois recursos ao mesmo tempo, basta colocar a palavra entre asteriscos e sinais de underline: *_palavra_*.
Quando forem necessárias, as palavras estrangeiras que não estejam incorporadas ao português na sua forma original e as que precisem ser traduzidas ou explicadas devem ser grafadas em itálico.
Nas citações com quatro ou mais autores, pode ser usada a expressão et al. (em itálico) após o sobrenome do primeiro autor, ainda que, nas referências, constem todos os autores. Lembrando que qualquer recurso utilizado, deve ser uniformizado no documento. Ex.: Maciel et al.
No texto, tal modalidade deve ser retratada de seguinte forma: autor do documento não consultado, seguido da expressão latina apud (citado por), em formato normal (não expresso em itálico) e o autor da obra consultada: Exemplo 1º: Para Apple (1994 apud MOREIRA; SILVA, 2002, p.