Para os filósofos gregos, a vida é uma propriedade da matéria; é eterna e surge quando as condições se mostram propícias. Estas ideias aparecem claramente nos escritos de Tales, de Demócrito, de Epícuro, de Lucrécio e, mesmo, nos de Platão.
Filosofia de vida: frases curtas dos filósofos. “Somos aquilo que fazemos repetidamente.” “As coisas nobres e boas da vida só são conquistadas pelos que agem retamente.” “O homem que não se alegra com ações nobres não é sequer bom.”
Aqui estão algumas delas: Compreensão ampla: nos ajuda a entender as coisas de maneira mais profunda e a ver as questões sob diferentes perspectivas. Ela pode ajudar a esclarecer ideias confusas ou contraditórias e a entender as implicações de diferentes pontos de vista.
Para definir sua filosofia de vida, comece refletindo sobre suas crenças e valores fundamentais, aqueles que você considera mais importantes para guiar suas escolhas e ações. Pergunte-se quais são as coisas que você mais valoriza na vida e como elas se refletem em suas decisões diárias.
O que é Filosofia de Vida? A Filosofia de Vida é um termo...
Qual o papel da filosofia da vida?
A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.
Para o filósofo Aristóteles, a felicidade é o sentido e o propósito da vida, sendo o único objetivo e a finalidade da nossa existência. Apesar de antiga, essa definição resume a busca que têm assolado diferentes gerações e que está sendo debatido pela Geração Millenial, que engloba pessoas nascidas entre 1980 e 1995.
Da mesma forma, a filosofia nos ensina que a vida não tem um sentido universal. Por outro lado, o sentido e o valor da vida é uma construção que o próprio indivíduo deve fazer. Não existem receitas mágicas para encontrar o sentido de viver, mas a filosofia serve de guia para isso.
O surgimento da filosofia ocorreu na Grécia Antiga no final do século VI a.C. Nascendo como uma transição do pensamento mítico para o racional, os primeiros filósofos, chamados pré-socráticos, buscavam entender a origem e natureza do universo através da razão e observação.
Para alguns, o sentido da vida pode estar relacionado à busca pela felicidade, realização pessoal, crescimento espiritual, contribuição para o mundo ou conexões significativas com outras pessoas.
Qual a diferença entre religião e filosofia de vida?
As diferenças entre filosofia e religião são evidentes em suas abordagens distintas. Enquanto a filosofia utiliza métodos críticos e reflexivos para compreender a realidade, a religião busca orientação na crença em ensinamentos divinos, sem provas tangíveis.
As crenças e filosofias de vida são aspectos fundamentais que influenciam as escolhas e ações das pessoas em seu dia a dia. Elas se referem às convicções, valores e princípios que norteiam o modo como indivíduos enxergam o mundo e se posicionam diante dele.
O QUÊ É FILOSOFIA? A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.
A Filosofia procura estudar a essência da humanidade e a realidade em que vivemos. Refletir sobre o sentido das coisas e apresentar diferentes visões da realidade são atividades desempenhadas por profissionais desta área. Os filósofos são estudiosos e pensadores.
Em cada momento histórico, os filósofos se dedicaram, portanto, a algum assunto. Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia.
A Filosofia é um campo do conhecimento que busca entender questões fundamentais sobre a existência, a verdade e a moralidade por meio da reflexão crítica e do raciocínio lógico, diferenciando-se de outras ciências pela sua abordagem conceitual.
O livro Pilares da Filosofia: estudos acerca da ética, política, linguagem, conhecimento e ensino de filosofia é um demonstrativo do grande trabalho realizado por todos e todas que fazem parte da história do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (PPGFil-UFC).
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESTOICISMO: VIRTUDE, TRANQUILIDADE E FELICIDADE. O objetivo dos estoicos não era outro que alcançar a felicidade ou a autorrealização, um conceito que eles chamavam de eudaimonia. Isso pode ser alcançado através da virtude moral (ou areté) e da serenidade (ou ataraxia).
A filosofia quer encontrar o significado mais profundo dos fenômenos. Não basta saber como funcionam, mas o que significam na ordem geral do mundo humano. A filosofia emite juízos de valor ao julgar cada fato, cada ação em relação ao todo. A filosofia vai além daquilo que é, para propor como poderia ser.
O sentido da vida é tudo aquilo que nos move, que nos motiva e que constitui significado para a nossa existência, seja um trabalho, um relacionamento, uma crença religiosa, uma causa política, um filho, a relação com os pais ou amigos, uma escolha estética, tocar um instrumento musical, pintar, dançar, ou qualquer ...