O que é FISPQ e para que serve?
A FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos), é um documento que fornece informações sobre aspectos dos produtos químicos quanto a proteção, segurança, saúde, e meio ambiente, como por exemplo, a classificação de perigo, as medidas apropriadas para o manuseio seguro, os meios de extinção ...Qual o significado de FISPQ?
FISPQ é a sigla de Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Este é um documento normalizado pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, que tem como objetivo fornecer informações sobre vários aspectos dos produtos químicos quanto à segurança, à saúde e ao Meio Ambiente.O que significa FISPQ na segurança do trabalho?
A sigla FISPQ significa Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos, e é um documento para comunicação dos perigos relacionados aos produtos químicos, atendendo a NBR 14725.Como usar a FISPQ no trabalho?
A empresa que utiliza o produto deve disponibilizar a FISPQ no local de trabalho a todos os trabalhadores que manuseiam o produto (também exigência da NR 26). É recomendável que a FISPQ sempre acompanhe o produto, portanto, pode ser utilizada nas operações de transporte.Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico (FISPQ)
Quais são os 16 itens da FISPQ?
Abaixo segue as 16 seções que serão encontradas em todas as FISPQ:
- Identificação / Identificação do produto e da empresa;
- Identificação de perigos;
- Composição e informações sobre os ingredientes;
- Medidas de primeiros-socorros;
- Medidas de combate a incêndio;
- Medidas de controle para derramamento ou vazamento;
Onde a FISPQ deve ficar?
No caso de produtos que se enquadram nessa classificação, a ficha deve ser preenchida e disponibilizada pelo fabricante ou fornecedor. Normalmente ela vem anexa à mercadoria e deve ficar à disposição em todas as etapas de contato com o produto, do transporte ao consumidor final.Para que serve o DDS?
O Diálogo Diário de Segurança é uma conversa curta e rotineira para se ter com os trabalhadores, tratando principalmente sobre assuntos pertinentes à segurança no ambiente de trabalho, com o objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre a importância da Segurança do Trabalho.Quem deve elaborar a FISPQ?
Sendo assim, a responsabilidade pela elaboração de FISPQ, FDSR e Ficha de Emergência é da empresa fornecedora do produto ou a geradora do resíduo químico. E deve ser elaborada por um profissional que possua conhecimentos técnicos específicos do produto e do resíduo químico perigoso.Qual a diferença entre FDS e FISPQ?
FISPQ, FDSR e Ficha de Emergência - Qual a diferença entre estes três documentos? Basicamente, a FISPQ é um documento obrigatório para o manuseio e armazenamento de produtos químicos, enquanto a FDSR é um documento obrigatório para o manuseio e armazenamento de resíduos perigosos.É obrigatório ter FISPQ?
A empresa sempre deverá ter a FISPQ caso tenha qualquer produto químico, em cumprimento do Decreto nº 2657/98 (que ratificou no Brasil a convenção 170 da Organização Internacional do Trabalho - OIT). Este decreto estabelece a obrigatoriedade do fornecimento da FISPQ para o trabalhador.Qual a necessidade da FISPQ?
Pessoas que trabalham com compostos químicos perigosos devem conhecer os riscos associados a estes produtos e as medidas para prevenir acidentes e, se os acidentes acontecerem, como se comportar nestes casos. Os riscos de produtos químicos estão descritos nas FISPQ.Como entender uma FISPQ?
A FISPQ ABNT deve incluir a composição e informações sobre os ingredientes como substância, nome químico, mistura e natureza química do produto. As medidas para a realização dos primeiros socorros e as indicações das ações que devem ser evitadas também precisam constar do relatório.Qual o novo nome da FISPQ?
Confira a seguir as principais mudanças trazidas por essa nova publicação: Alteração da nomenclatura: seguindo os critérios da nova NBR 14725:2023, a antiga FISPQ – Ficha de Informações de Segurança para produtos químicos, passou a ser chamada de FDS – Ficha de dados de segurança.Quem fiscaliza a FISPQ?
Além destas, muitas outras informações essenciais para que o trabalhador conheça bem o produto com o qual está trabalhando, estão presentes na FISPQ. A NR26 é a norma regulamentadora do ministério do trabalho que versa sobre a obrigatoriedade da sua disponibilização.O que são pictogramas de segurança?
Pictogramas são representações gráficas simples de objetos ou conceitos que são utilizadas para transmitir informações. Os pictogramas de perigo são imagens existentes num rótulo que contém um símbolo de aviso e cores específicas padronizadas.Quem assina a FISPQ?
Quem pode elaborar a FISPQ? Segundo a descrição da NR-26, a ficha fica sob a responsabilidade da empresa fabricante ou importadora. Mas também pode ser elaborada por consultoria especializada em documentos de segurança química.Quais produtos tem FISPQ?
Para quais produtos químicos a FISPQ é obrigatória? “...todo produto químico classificado como perigoso.” “... se aplica também a produto químico não classificado como perigoso, mas cujos usos previstos ou recomendados derem origem a riscos a segurança e saúde dos trabalhadores.”Como fazer FISPQ?
Como elaborar uma FDS (FISPQ):
- Identificação: ...
- Identificação de perigos: ...
- Composição e informações sobre ingredientes: ...
- Medidas de primeiros socorros: ...
- Medidas de combate a incêndio: ...
- Medidas de controle para derramamento ou vazamento: ...
- Manuseio e armazenamento: ...
- Controle de exposição e proteção individual: