Entendendo o que é visão com raios luminosos A visão com raios luminosos acontece quando o vítreo, fluído gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes.
Se uma pessoa tiver muitas moscas volantes interferindo na visão, o médico pode usar uma agulha oca para retirar o humor vítreo do olho e substituir por solução salina. Este procedimento cirúrgico é chamado de vitrectomia.
Os principais sintomas do descolamento de retina incluem a percepção de flashes de luz (fotopsias), um aumento repentino de "moscas volantes" (pequenos pontos ou linhas que flutuam no campo de visão) e uma sombra ou cortina que se move sobre uma parte do campo visual.
É comum as pessoas se queixarem da sensação de ver flashes ou pontos luminosos na visão, mesmos com os olhos fechados, após esfregar os olhos com força, ou ao realizar um movimento brusco ou ao levantar-se rapidamente. Esse fenômeno se chama FOTOPSIA.
ENXERGAR FLASHES LUMINOSOS (FOTOPSIAS) É PERIGOSO? É UM SINAL DE DESCOLAMENTO DE RETINA?
O que significa ficar vendo flash de luz?
A causa mais comum para o aparecimento desses flashes de luz é o descolamento de vítreo, que, além de provocar a sensação de luzes piscando, também apresenta o aumento das moscas volantes. Alguns sintomas podem indicar problemas mais sérios, como a enxaqueca oftálmica.
Em algum momento da vida, quem esfregou os olhos com força, ou até mesmo levantou-se rapidamente, já deve ter experimentado a sensação de pontos de luz no campo de visão. Esses flashes de luz também podem acontecer com os olhos fechados, sendo conhecidos por fotopsia ou fosfenos oculares.
A visão com raios luminosos acontece quando o vítreo, fluído gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes.
A pessoa percebe um repentino aumento de pontos flutuantes, um súbito surgimento de flashes de luz, uma espécie de véu na frente da visão, ou perda repentina da visão.
Os médicos fazem o diagnóstico observando o olho com um oftalmoscópio.
Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.
A iluminação direta do flash na câmera pode fazer com que os olhos de uma pessoa brilhem em vermelho. Você pode corrigir isso rapidamente usando a ferramenta Olhos vermelhos.
O tratamento dessas lesões deve ser imediato, com laser. Dessa forma, se evita um quadro grave. Percebendo flashes na visão, agende rapidamente uma consulta oftalmológica.
Um reflexo branco nos olhos, frequentemente observado em fotografias quando se utiliza o flash, é cientificamente chamado de "leukocoria". Esse fenômeno, quando capturado em imagens ou percebido visualmente, pode ser um sinal indicativo de várias condições médicas, algumas das quais são seriamente preocupantes.
A visão com raios luminosos ocorre quando o vítreo, um fluido gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, ativando os fotorreceptores e resultando na sensação de flashes.
Quando o flash da câmera é disparado, as pupilas não têm tempo suficiente para reagir e contrair, permitindo a entrada de uma grande quantidade luz que, então, é refletida pelo fundo do olho.
Descolamento de Vítreo tem cura? Embora não exista um tratamento específico para o deslocamento de vítreo, geralmente não há com o que se preocupar, apenas se estiver associado a complicações mais graves.
O que pode ser confundido com descolamento de retina?
Os sintomas de descolamento de retina muitas vezes são confundidos com outros problemas oculares, como as moscas volantes, aqueles pontinhos pretos que aparecem quando você olha para uma superfície mais clara.
Quanto tempo uma pessoa pode ficar com a retina descolada?
Não existe um tempo padrão! A retina pode descolar um questão de minutos, horas ou até levar dias para descolar. E pode ser, inclusive, que só descole uma parte. Se isso acontecer, o paciente perde somente uma parte da visão que descolou, e a parte que não descolou fica preservada.
Cerca de 95% das vezes em que o descolamento de retina causa perda da visão, o quadro pode ser revertido por meio de cirurgia, de acordo com o oftalmologista Carlos Porto. Mas, vale lembrar, com exames preventivos o problema pode ser evitado antes mesmo que a ruptura ocorra na parte interna do olho.
Flashes de luzes podem ser sinal de descolamento (separação) entre vítreo e retina. O vítreo é uma substância gelatinosa transparente que preenche o globo ocular, dando forma ao mesmo.
O mapeamento de retina também é popularmente chamado de “exame do fundo do olho” ou “fundoscopia”. É um exame realizado pelo médico Oftalmologista que posiciona seu rosto em um aparelho chamado oftalmoscópio e incide uma luz sobre os seus olhos. Identifica doenças oculares e as que causam danos oculares.
Corpos flutuantes são pequenos pontos, manchas, linhas ou formas que entram no campo de visão e parecem flutuar na frente do olho. Podem parecer objetos distantes, mas na realidade são sombras de células e fibras encontradas no olho, no humor vítreo.
De acordo com a causa, alguns estão isentos de tratamentos porque não são gerados por nenhuma patologia ou apresentam um problema para a saúde ocular do paciente. No caso de descolamento de retina, pode ser necessária a realização de uma cirurgia a laser para fazer a correção.
Como enxerga uma pessoa com descolamento de vítreo?
Na maioria das vezes as manchas e Moscas Volantes que muito incomodam num primeiro momento, saem naturalmente do eixo da visão central, ficando presentes ainda, mas na visão periférica.
O que significa ver um monte de pontinhos brilhantes?
Se ao olhar para uma superfície mais clara e brilhante, como uma parede branca ou céu azul, você notar pequenas manchas ou pontinhos em seu campo de visão, saiba que pode se tratar de uma condição chamada de moscas volantes.