Observa-se que fluxo financeiro é um indicador que mostra a movimentação de recursos de curto prazo. Esse indicador é composto pela movimentação de: a) entradas de recursos - recebimento de vendas de produtos e serviços; e b) saídas de recursos - pagamento de fornecedores, tributos e de pessoal.
O fluxo financeiro reflete os resultados financeiros do negócio, sejam eles negativos ou positivos. Portanto, é necessário mantê-lo sempre atualizado. Essa prática realizada pelo departamento financeiro permite que as organizações se mantenham competitivas no mercado.
O resultado do fluxo de caixa é o saldo disponível (em dinheiro existente no caixa ou depositado em conta corrente nos bancos etc.), ou seja, a diferença entre o valor total recebido e os pagamentos realizados no mesmo período.
A análise de fluxo, leitura de fluxo, ou ainda tape reading, é uma técnica de análise utilizada no mercado financeiro para tentar compreender e tomar decisões com base na atividade de negociação em tempo real.
A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) nos mostra quanto de dinheiro entrou e saiu de um negócio num determinado período, por isso é tão importante para a análise da saúde financeira de uma empresa.
Esse indicador contábil é um importante elemento gerencial para a gestão dos negócios, uma vez que mostra a capacidade de investimento, de pagamento de dívidas e de distribuição de dividendos. O fluxo financeiro também evidencia a solidez financeira das organizações.
De forma simples, podemos dizer que fluxo de caixa é um instrumento que o empresário usa para acompanhar a situação financeira da sua empresa. Para fazer o seu, basta criar um relatório com informações sobre toda a movimentação de dinheiro gasto ou recebido pela sua empresa em um determinado período de tempo.
Movimentos ou transferências de bens ou valores entre dois ou mais agentes económicos, normalmente avaliados a partir de uma referência temporal (ano, mês, semana, etc).
Conhecido também por workflow, o fluxo de trabalho nada mais é que uma sequência estruturada de processos que são realizados dentro dos departamentos. Esse sistema detalha as rotinas de trabalho, descrevendo quais são as etapas a serem percorridas e atividades que precisam ser cumpridas durante a execução dos projetos.
Qual a diferença entre fluxo de caixa é fluxo financeiro?
Principais diferenças
Uma das grandes diferenças que devemos considerar é que o fluxo de caixa leva em conta apenas as entradas e saídas de caixa, enquanto o demonstrativo financeiro abrange as depreciações e amortizações antes de apontar o resultado final.
O fluxo de pagamento é o processo pelo qual uma empresa realiza e registra seus pagamentos a fornecedores, funcionários e outras partes interessadas. Ele envolve a transferência de fundos de uma conta bancária para outra, seja por meio de cheques, transferências eletrônicas ou outros métodos de pagamento.
O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que registra todas as entradas e saídas de dinheiro de uma empresa em um determinado período. Ele permite acompanhar a movimentação financeira, avaliar a capacidade de pagamento, planejar investimentos e tomar decisões estratégicas para o negócio.
Entende-se por fluxos da sociedade global a cadeia interconectada entre as diferentes partes do mundo que permite a circulação – nem sempre livre – de elementos econômicos, informações e pessoas.
O fluxo de caixa livre (também chamado fluxo de caixa final) mede a capacidade de geração de capital em curto, médio e longo prazos. Este modelo indica o saldo existente após descontado o pagamento do serviço da dívida ou o recebimento de novos empréstimos.
O fluxo de ordens corresponde a uma metodologia de análise do mercado na qual é realizada a leitura da atuação dos grandes players, buscando usá-los como parte de uma estratégia de atuação com bons resultados.
O fluxo econômico refere-se ao movimento de mercadorias, serviços e títulos, seja dentro de um mercado específico ou em toda a economia. Esse conceito abrange o consumo, a produção e os investimentos, sendo amplamente utilizado nas teorias modernas do emprego e do ciclo econômico.
Utilizado para automatizar e otimizar processos, o sistema workflow é uma solução tecnológica que trouxe facilidades para o gerenciamento das etapas de trabalho, garantindo transparência, organização e eficiência para as organizações.
Deve ser diário, composto dos dados obtidos dos controles de contas a pagar, contas a receber, de vendas, de despesas, de saldos de aplicações, e os demais elementos que representem as movimentações de recursos financeiros da empresa.
Uma das maneiras de controlar o fluxo de dinheiro, tanto pessoal quanto da empresa, é realizando uma gestão financeira adequada. Com a planilha em mãos, separe os valores referentes à entrada de recursos, como comercialização de ativos, por exemplo, e despesas (compra de equipamentos, veículos e imóveis).
O fluxo monetário demonstra os circuitos pelos quais circula a moeda em uma economia. Na ausência da moeda, não seria possível a ocorrência do fluxo real, pois esta é utilizada na remuneração dos fatores de produção e, ao mesmo tempo, viabi- liza a aquisição de bens e serviços.
De maneira geral, postula-se que a função dos fluxos financeiros no desenvolvimento econômico é relaxar a restrição externa, que constitui um dos entraves principais enfrentados pelos países não emissores da moeda de uso internacional.