O GHE é um agrupamento que ajuda na implantação dos requisitos estabelecidos pelas Normas Regulamentadoras (NR's), elaboração de Programas e Políticas de SST, tais como, o GRO, PGR, PCMSO, ISO 45001:2018, entre outros.
O Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) é o agrupamento dos trabalhadores em uma empresa que têm perfis de exposição similares. Um GHE corresponde a um grupo de trabalhadores que estão sujeitos a condições com idênticas probabilidades de exposição a um determinado perigo/fator de risco.
Para definir um GHE, é indispensável conhecer: O ambiente de trabalho - que implica destrinchar os processos de trabalho, principais e secundários, num nível de detalhamento suficiente para depreender a interferência dos processos ambientais no labor executado.
O Grupo de Exposição Similar (ou Grupo Homogêneo de Exposição) é um conceito essencial no gerenciamento dos riscos ocupacionais. Isso porque é impossível avaliar os riscos de forma individual, para cada trabalhador, tanto por restrições de tempo quanto de custos.
Cuidado no uso do GHE! A maioria deles está errado 😳
O que significa Ghe no Pcmso?
GHE é a sigla para Grupo Homogêneo de Exposição, e tem como objetivo agrupar os trabalhadores que exercem atividades semelhantes no mesmo ambiente físico e que estão expostos aos mesmos agentes de risco durante o mesmo período.
No momento de elaborar a avaliação de riscos ocupacionais, as análises e as recomendações de segurança descritas no Plano de Ação para a Segurança e Saúde do Trabalho, deve ser construída de forma integrada e proposta para um único GHE, denominado de GHE Administrativo, por exemplo, simplificando e organizando o PGR.
O que é GHE? O Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) também referido como Grupo de Exposição Similar (GES) ou Grupo Homogêneo de Risco (GHR), é uma terminologia usada para identificar um conjunto de profissionais que desempenham atividades com riscos ocupacionais equiparáveis.
1.5.7.1 O PGR deve conter, no mínimo, os seguintes documentos: a) inventário de riscos; e b) b) plano de ação. 1.5.7.2 Os documentos integrantes do PGR devem ser elaborados sob a responsabilidade da organização, respeitado o disposto nas demais Normas Regulamentadoras, datados e assinados.
Todo reconhecimento ambiental das atividades e das características dos setores foram registradas por meio de fichas de reconhecimento de riscos ocupacionais. Com base nas informações levantadas no reconhecimento formaram-se os GHE (Grupos homogêneos de exposição).
Riscos ocupacionais são aqueles aos quais os colaboradores estão expostos durante sua rotina de trabalho. Para que uma empresa tenha um ambiente de trabalho seguro é preciso que haja uma gestão de segurança interna voltada para a análise de riscos relacionados às atividades que são executadas em cada local.
"O grupo homogêneo de exposição corresponde a um grupo de trabalhadores que ficam expostos de modo semelhante, de forma que o resultado da avaliação da exposição de qualquer trabalhador, ou do grupo, seja representativo da exposição do restante dos trabalhadores do mesmo grupo."
O Grupo Homogêneo de Exposição, também chamado pela sigla GHE, consiste em agrupar trabalhadores que estão expostos a riscos semelhantes durante suas atividades profissionais.
Um Grupo de Exposição Similar (G.E.S.) é definido como um grupo de trabalhadores com o mesmo perfil de exposição geral para um agente, devido a semelhança e frequência das tarefas que executam, à semelhança dos materiais e processos com os quais trabalham e à semelhança da maneira como eles executam as tarefas.
E no PGR deve ser indicado não somente o setor, local ou ambiente de trabalho, mas também as exposições dos trabalhadores por Grupo Homogêneo de Exposição – GHE ou Grupo Similar de Exposição – GSE.
O PGR entrou em vigor em 3 de janeiro de 2022 com nova Norma Regulamentadora NR-01 e, com isso, houve mudanças nas diretrizes com relação à gestão de riscos ocupacionais. “Agora o PGR é renovado a cada dois anos, porém, ele é um documento de gerenciamento e deve ser constantemente atualizado.
O mapa de riscos deve ser elaborado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em conjunto com os colaboradores envolvidos com os processos em questão. A elaboração deve ser orientada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
O GSE indica requisitos necessários para melhores práticas em governança da saúde e processos ocupacionais, com o objetivo de atender as exigências legais e aumento de performance.
No Brasil, o GHE é regulamentado pela Norma Regulamentadora 9 (NR 9), que estabelece as diretrizes para a implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Para ter acesso à rotina do GHE é necessário solicitar nova proprietária do módulo que inclui este assunto. O menu Segurança > Gestão de GHE só é exibido quando no campo Rotina de GHE da tela de Segurança > Configurações de Segurança a opção definida é 1, 3 ou 4.
O que é o PGR? O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é a materialização do processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (por meio de documentos físicos ou por sistema eletrônico), visando à melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas.
O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) é uma importante ferramenta para a preservação da saúde dos colaboradores de uma empresa. As corporações estão buscando se adequar a essas regras para evitar acidentes de trabalho que podem levar a processos judiciais.
Os riscos ocupacionais são riscos que os colaboradores diretos ou terceirizados de uma empresa correm num ambiente de trabalho. Esses riscos podem estar relacionados diretamente com a atividade ou não. No contexto de uma clínica, por exemplo, os riscos mais lembrados são os biológicos e químicos.