Foliculite A foliculite também pode provocar inflamação no umbigo, principalmente quando há inflamação do folículo capilar presente ao redor do umbigo, havendo dor e vermelhidão no local, coceira e presença de pus, em alguns casos.
Pomadas. Algumas pomadas como nebacetin, mupirocina e clindamicina, podem ser indicadas para combater as bactérias e aliviar os sintomas da foliculite, como coceira e dor no local. Já para o tratamento de foliculites causadas por fungos, o médico pode prescrever o uso de pomadas como itraconazol e fluconazol.
O acúmulo de umidade, restos de células mortas, fungos e bactérias também pode inflamar o folículo piloso de pelos presentes no interior do umbigo e levar a sintomas como dor e vermelhidão.
Os modos mais comuns de transmissão da foliculite são compartilhamento de lâminas de barbear, contato direto com pele infectada e uso de banhos públicos (como em banheiras de hidromassagem e spas). O compartilhamento de toalhas também deve ser evitado.
O que é? Foliculite é uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos. Geralmente, é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e, até mesmo, por uma inflamação de pelos encravados.
Para eliminar o Staphylococcus de pessoas com tendência para infecções recorrentes, o médico pode recomendar-lhes a lavagem de todo o corpo com sabonete antibacteriano, a aplicação de um unguento antibiótico no interior do nariz, onde a bactéria pode se alojar, e a administração de antibióticos por via oral.
Como saber se a foliculite é causada por fungos ou bactérias?
O exame dos pelos com hidróxido de potássio é indicado para evidenciar foliculite causada por fungos. A foliculite por sauna ou imersão em água quente geralmente regride de forma espontânea, sem tratamento.
Compressa quente de água e sal. Uma das formas de aliviar a coceira e inflamação causadas pela foliculite é aplicar compressas mornas de água e sal. Para isso, aqueça a água, adicione sal, mergulhe uma toalha e, depois de torcê-la, coloque sobre a região afetada da pele.
O que acontece é que existem ISTS que podem causar irritação na região, entre elas: Herpes genital: O vírus herpes simplex tipo 2 pode causar lesões na pele que se parecem com foliculite, com bolhas dolorosas, coceira e vermelhidão na região genital.
É importante ressaltar que os nódulos da Hidradenite Supurativa (HS) são muitas vezes confundidos com furúnculos ou com a foliculite, o que acaba atrasando o diagnóstico em anos. Em média, o paciente leva 12 anos para chegar ao diagnóstico correto. A HS não é contagiosa e ainda não há cura para ela.
A onfalite é a infecção e inflamação do umbigo de recém-nascidos e da área ao redor, provocando sintomas como vermelhidão e inchaço, maior sensibilidade na região e saída de secreção com mau cheiro, deixando o umbigo fedido.
O umbigo inflamado pode ser causado pela colocação de um piercing no umbigo, onfalite, endometriose, foliculite ou ser sinal de permanência no úraco, que é uma estrutura embrionária que liga o umbigo à bexiga.
Compressas quentes: Aplicar compressas quentes na área afetada pode ajudar a aliviar a inflamação e promover a drenagem de pus, se for o seu caso. Evite tocar: Não coce, esprema ou machuque sua pele, isso pode piorar a condição e aumentar o risco de infecção.
Antibióticos tópicos ou antifúngicos, como a mupirocina ou o clotrimazol, podem ser eficazes na eliminação da infecção. Além disso, um creme de corticoesteroide pode servir para aliviar a inflamação e o inchaço, associados à foliculite.
A foliculite não é particularmente perigosa, geralmente desaparece sem intervenção por uma semana. Existem inúmeras opções de tratamento para diminuir a inflamação e torná-la mais rápida, incluindo compressas mornas e soluções tópicas.
Como posso saber se tenho HPV? Embora seja geralmente assintomático, há uma chance de apresentar verrugas genitais. O ginecologista também verifica alterações cervicais anormais desencadeadas pelo HPV como parte dos exames de rotina. Tenho algumas protuberâncias estranhas ao longo da linha da calcinha.
Contato da pele com produtos irritantes; Oclusão de folículos pilosos, devido ao uso de hidratantes ou cremes, por exemplo; Efeito colateral de medicamentos, como corticoides, alguns hormônios ou lítio; Doenças que causam inflamação da pele ou afetam a imunidade.
Uma receita caseira que ajuda a aliviar os sintomas da foliculite é colocar compressas mornas e úmidas no local da lesão. Você deve mergulhar a compressa em um recipiente com duas xícaras de água e uma colher de chá de sal. A prática vai ajudar no processo de drenagem da pústula, acelerando a cura da foliculite.
No entanto, isso geralmente não é recomendado. Estourar as pústulas da foliculite pode levar a várias complicações, como infecção pela introdução de bactérias, cicatrizes podendo ser até permanentes, além disso, ao estourar uma pústula, você pode espalhar a infecção para outras áreas da pele.
FUNÇÃO: O sabonete de enxofre é muito indicado para auxiliar no tratamento de peles com acne, diminuindo a oleosidade da pele e aliviando as inflamações. Sua ação antibacteriana ajuda na diminuição de foliculites. - O sabonete de Enxofre deiza a pele um pouco ressecada, portanto é importante manter a pele hidratada.
A foliculite pode afetar qualquer parte do corpo que tenha pelos, incluindo a foliculite no couro cabeludo, barba, braços, foliculite nas axilas, pernas, foliculite na virilha e foliculite nas nádegas.
Causas. A foliculite pode ser causada por diferentes fatores, e entre os principais estão: infecções bacterianas: sendo o Staphylococcus Aureus uma das principais envolvidas. Essas bactérias podem entrar nos folículos pilosos através de cortes e pelos encravados, por exemplo.
A maioria dos casos de foliculite é superficial, mas pode coçar e doer. Normalmente, a inflamação do pelo se cura sozinha, mas casos mais graves e recorrentes merecem atenção e tratamento com um dermatologista, pois podem levar a perda permanente do pelo e cicatrizes.