Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os seres humanos produzem sons que se articulam, juntam-se e formam as palavras. Para representar graficamente os sons, utilizamos as letras.
Fonema é o som emitido toda vez que alguém pronuncia as palavras de uma língua. Nós produzimos sons, que se organizados formam palavras. O número de letras é igual ao número de fonemas.
Os fonemas compõem as sílabas e podem ser vogais – /a/, /e/, /i/ etc. – ou consonantes –/p/, /f/, /s/, /ʃ/ etc. Como se pode notar pelos exemplos dados, os fonemas são transcritos entre barras. Também, eles são representados com uma notação específica, o Alfabeto Internacional de Fonética.
Letras e fonemas apresentam conceitos distintos, letra é representação gráfica do fonema; já o fonema é a representação sonora. Fonologia é a parte da Gramática que estuda o fonema. Fonema é a unidade mínima sonora que é capaz de estabelecer diferenciação entre um vocábulo e outro.
Os fonemas são classificados em vogais, semivogais e consoantes. Essa classificação existe em virtude dos diferentes tipos de sons produzidos pela corrente de ar que sai dos nossos pulmões e é liberada, com ou sem obstáculos, pela boca e/ou pelo nariz.
O fonema é uma unidade sonora da fala. A união de fonemas forma o som da sílaba e, por conseguinte, da palavra. Por exemplo, o termo “rato” é composto de duas sílabas (ra-to) e quatro fonemas ou unidades mínimas: /R/, /a/, /t/, /o/.
Logo, se separarmos os fonemas entre barras, nós pronunciamos a palavra assim: /C/ /A/ /RR/ /O/. Ou seja: a palavra CARRO tem quatro fonemas (porque RR conta como um fonema só, um som só).
Dessa maneira, podemos definir os fonemas como os sons que diferenciam os vocábulos de uma língua. A letra, por seu lado, pode ser definida como o sinal utilizado para a representação na escrita do sistema sonoro de uma língua.
Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes. Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: pato, bota. Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba.
O fonema não deve ser confundido com letra. Na língua escrita, representa-se fonemas por meio de sinais chamados letras. Portanto, a letra é a representação gráfica do fonema. No vocábulo sol, por exemplo, a letra s representa o fonema /s/ (lê-se sê); já na palavra casa, o fonema /z/ (lê-se zê).
São sete os fonemas vocálicos na língua que, com base no parâmetro da altura, podem ser assim distribuídos: uma vogal baixa, /a/, como em casa; quatro vogais médias, sendo duas média-baixas /ɛ, ɔ/, como em bela e bola, e duas média-altas /e, o/, como em dedo e doce; e duas vogais altas, como em fila e fumo.
Quantas letras e fonemas tem a palavra hora? Da mesma forma, a palavra "hora" é representada como (h/o/r/a), porém como não falamos o h, então a palavra possui apenas 3 fonemas (ho/r/a/).