A taxa de quadros representa o número de imagens que aparecem a cada segundo na tela em que o jogo está sendo exibido. Em um jogo rodando a 30 FPS, significa que o jogo está exibindo 30 imagens estáticas diferentes a cada segundo. Se são 120 FPS, o jogo estará exibindo 120 imagens diferentes dentro daquele segundo.
Uma taxa maior de quadros por segundo significa que há mais informações disponíveis na tela a cada momento — o que, entre outros ganhos, faz com que jogos tenham movimentos que fluem melhor.
Além de afetar a capacidade de resposta, uma baixa taxa de quadros também pode afetar a experiência visual, especialmente se o jogo for baseado em animação e tiver recursos gráficos avançados. Portanto, os jogos rodam melhor com uma taxa de quadros mais alta, sendo 60 considerado ótimo e 30, o valor mínimo aceitável.
O FPS é uma taxa que diz quantos quadros por segundo estão sendo exibidos pelo computador, console, TV ou qualquer aparelho do tipo. O olho humano cria essa ilusão de movimento fluído a partir de 24 quadros por segundo, ou seja, 24FPS. Acima deste nível apenas notamos variações, como uma maior ou menor fluidez.
Depende muito do seu tipo de pele, mas em boa parte dos casos o FPS ideal para usar no rosto é o 50. Isso porque ele oferece proteção contra boa parte dos raios solares e seus efeitos negativos, como o fotoenvelhecimento, queimaduras e sensibilidade.
A taxa de atualização de um monitor (medida em Hz) representa a frequência com que a tela pode exibir quadros diferentes por segundo. Por exemplo, um monitor de 144 Hz permite atualizar a tela completa aproximadamente 144 vezes por segundo, enquanto um monitor de 240 Hz faz isso 240 vezes por segundo.
Jogos com altos FPS proporcionam movimentos suaves, precisos e envolventes, enquanto jogos com baixos FPS podem resultar em atrasos, engasgos e uma experiência menos satisfatória. Ao escolher um monitor para jogos, é importante considerar a relação entre o FPS do jogo e a taxa de atualização do monitor (HZ).
Segundo os resultados do benchmark, o PS5 básico teria entregue um desempenho que varia de 45 a 60 FPS com o jogo rodando em uma resolução dinâmica de 1080p-1600p com uma configuração entre o médio e alto.
O mínimo seria de 30 FPS, porém o ideal é que sua placa tenha, pelo menos, 60 Hz. Mas não se preocupe: a maioria dos monitores considera esse valor como mínimo, portanto é comum encontrá-lo em desktops e monitores básicos.
Em termos práticos: uma tela com taxa de atualização de 60 Hz é atualizada 60 vezes por segundo. Já uma tela de 120 Hz dobra essa frequência. Esse ganho faz imagens com ações rápidas serem reproduzidas de modo mais responsivo e suave.
O 120Hz serve para melhorar a fluidez e suavidade das imagens em TVs e monitores, especialmente em cenas de ação rápida, jogos e esportes, proporcionando uma experiência visual mais nítida e realista.
Em Geral, selecione Opções de TV e vídeo. Selecione Detalhes da TV 4K para conferir quais modos são compatíveis com a sua TV. Se vir uma marca de verificação verde (imagem), sua TV é compatível com 120Hz (e com 4K a 120 FPS no Xbox Series X).
FPS é a sigla em inglês para Frames per Second, que significa Quadros por Segundo; trata-se da frequência com que uma obra audiovisual é reproduzida, especificamente a quantidade de quadros de animação ou fotos sequenciais reproduzidas por segundo.
Os especialistas do Digital Foundry revelaram que, tecnicamente, o Xbox Series X é o único console capaz de entregar a experiência de resolução 8K a 60 fps.
PS5 Pro deve rodar GTA VI com somente 30 FPS, segundo Digital Foundry. Após diversos rumores e vazamentos, a Sony oficializou finalmente o PlayStation 5 Pro nesta semana.
Foi o que disse, média de 45/60 fps mais o ideal mesmo é 60 fps, mas no jogo o cara não vai salvar com 60 fps do inicio ao fim, pois vai haver quedas ...
Adicionar mais memória RAM, trocar por uma placa de vídeo mais poderosa ou investir em um processador mais atualizado pode fazer uma diferença significativa para aumentar FPS e na fluidez dos jogos.
Maior hertz faz diferença? Resumidamente, monitores com 60hz são indicados para jogadores casuais, aqueles com 144hz são para jogadores que pretendem elevar a gameplay a um bom nível, e os com 240 Hz são para aqueles que pretendem seguir caminho na estrada competitiva de jogos como o Counter-Strike 2, por exemplo.