Fator de Proteção Solar - FPS (ou simplesmente FS) é o índice que determina o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem produzir eritema, ou seja, sem deixar a pele vermelha. Em outras palavras, é o número que indica o nível de proteção que um dado produto oferece contra os raios ultravioletas (UV).
O valor de proteção (FPS 30, 50, 90 etc.) não significa que um protetor é mais potente que o outro, na verdade, indica quanto tempo ele vai proteger a pele dos raios UV. Isto é, um protetor solar com FPS maior blinda a pele por mais tempo dos efeitos do sol.
Qual a diferença de 30 fps para 60 fps protetor solar?
Num FPS 30, por exemplo, a dose eritematosa mínima acontece num espaço de tempo 30 vezes maior do que em uma pele sem proteção. Então você tem uma proteção 30 vezes maior da radiação solar. Com o FPS 60, essa proteção é 60 vezes maior, e daí por diante".
De acordo com o profissional, a principal diferença entre protetor solar fator 30, 50 e 70, está no tempo de proteção e não na qualidade. “Um protetor com FPS30 protege tão bem quanto um protetor com FPS70, porém, por menos tempo”, diz.
Verifique o FPS: O FPS, (Fator de Proteção Solar) indica o nível de proteção contra os raios UVB. Geralmente, um FPS 30 é adequado para uso diário, mas se você estiver sob forte exposição ao sol, pode optar por um FPS mais alto, como FPS 50 ou FPS 60.
Para garantir que você está protegendo a sua pele, então você deve usar um um FPS mínimo de 30 que é o recomendado por dermatologistas para uma proteção adequada no dia a dia.
Por exemplo: se em apenas dez minutos ela já fica vermelha, um FPS 50 vai "atrasar" esse tempo em 50 vezes. Isso equivale a 500 minutos, ou cerca de oito horas e meia.
O produtinho é resistente a água e ao suor por até 2 horas, além de ser seguro para toda a família! Ele é fotoestável, tendo a mesma proteção durante todo o tempo de exposição ao sol.
Indicada para pessoas de pele extremamente sensível, que se queimam facilmente e necessitam de proteção muito alta. Consultar um médico antes de aplicar em crianças com menos de seis meses.
A principal diferença entre protetor solar fator 30, 50 e 70 está no tempo de proteção e não na qualidade. Um protetor com FPS30 protege tão bem quanto um protetor com FPS70, porém, por menos tempo.
Protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas
Os dermatologistas são unânimes ao afirmar que, assim como a maioria dos repelentes contra mosquitos, o filtro solar deve ser aplicado meia hora antes da exposição solar e reaplicado a cada duas horas.
Em primeiro lugar no nosso top 10 melhores protetores solares para o corpo está o Sundown spray, que pode ser usado em peles molhadas e garante máxima proteção para pessoas com peles extremamente sensíveis aos raios UV.
Portanto, idealmente, com FPS 30, você levaria 30 vezes mais tempo para queimar do que se não estivesse usando protetor solar. Um FPS 30 permite que cerca de 3% dos raios UVB atinjam sua pele. Um FPS de 50 permite que cerca de 2% desses raios passem.
Como saber o fator do protetor solar para minha pele?
FPS (Fator de Proteção Solar) indica por quanto tempo o filtro solar manterá a sua pele protegida contra os raios solares. Logo, aquele número que a sigla leva especifica o tempo de proteção. Para calcular, basta multiplicar por 10. por exemplo: se seu protetor é FPS 30, são 300 minutos de proteção (5 horas).
Deve-se reaplicá-lo mais de uma vez, de preferência a cada 3 horas (no máximo) e sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol, para este aderir à pele. Também há a necessidade da reaplicação quando se transpira (se sua) muito e no caso de se tomar banho após a primeira aplicação.
A diferença entre eles está no tempo de proteção e não na qualidade. Para você saber quanto tempo pode ficar no sol sem se queimar usando determinado protetor solar, multiplique o FPS (fator de proteção solar) pelo tempo mínimo que SUA pele consegue ficar exposta ao sol sem se queimar!
Os pesquisadores afirmam que o ideal é aplicar cerca de 2 miligramas (uma colher de chá) de filtro solar por centímetro quadrado de corpo. Mais importante do que o FPS do filtro solar, no entanto, é a reaplicação do produto na pele no intervalo de tempo indicado pelos dermatologistas.
Biosole Fluid FPS 90 é um protetor solar fluido anti-manchas com ação antioxidante, muito resistente à água e ao suor, toque seco, não oleoso e textura leve com 12 Horas de Proteção Solar muito alta contra as radiações UVA e UVB.
Já a resposta para a segunda pergunta é: sim, fator de proteção solar tem diferença. Quanto mais baixo, menor é o tempo de proteção que o produto concede à pele, ou seja, um filtro com FPS 30 protege a pele da ação dos raios solares por um período 20 vezes menor do que um com fator de proteção 50.
Os protetores solares da Ada Tina são formulados com ingredientes de procedência italiana e são os únicos com a Tecnologia Solent, que confere 12 horas de proteção cientificamente comprovadas, sem a necessidade de reaplicações constantes, mantendo a pele muito mais protegida contra as radiações solares, o ...
Por isso, para garantir a eficácia completa do filtro solar, é preciso replicá-lo. “Ele deve ser reposto a cada 2 ou 3 horas, isso é necessário para ter a proteção completa”, explica a Dra.