Frações próprias: são aquelas cujo numerador é menor do que o denominador, ou seja, são partes tomadas de um inteiro. b. Frações impróprias: são aquelas cujo numerador é maior do que o denominador, ou seja, representa mais do que um inteiro (uma unidade) dividido em partes iguais. 5/3, portanto, é uma fração imprópria.
Uma fração é imprópria quando o seu denominador é menor que o seu numerador. Quando essa representação do número é uma fração imprópria, podemos transformá-la em uma fração mista, sendo possível o inverso também, ou seja, representar uma fração mista como imprópria.
Fração aparente: é aquela cujo numerador é um múltiplo do denominador e aparenta ser uma fração mas não é, pois representa um número inteiro. Como um caso particular, o zero é múltiplo de todo número inteiro, assim as frações 0/3, 0/8, 15/3 são aparentes, pois são números inteiros.
As fração podem representar valores menores que 1 (frações próprias) ou valores maiores que 1 (frações impróprias). Além disso, as frações podem ser equivalentes, ou seja, representar a mesma parte de um todo, mas com diferentes numerações e denominações.
Qual das seguintes opções e uma fração aparente: a 3 4 4 3 b 12 3 3 12 c 2 3 3 2 d 5 4 4 5?
Resposta: B
Uma fração aparente é uma fração onde o numerador é um múltiplo do denominador, resultando em um número inteiro. Neste caso, a fração 312 é uma fração aparente, pois 12 ÷ 3 = 4 12 \div 3 = 4 12÷3=4, que é um número inteiro.
Como saber se a fração e própria, imprópria ou aparente?
uma fração própria: quando o numerador é menor que o denominador; uma fração aparente: quando, ao dividir o numerador pelo denominador, a resposta é um número inteiro; uma fração imprópria: quando a fração não é aparente e o numerador é maior que o denominador.
Frações próprias: são aquelas cujo numerador é menor do que o denominador, ou seja, são partes tomadas de um inteiro. b. Frações impróprias: são aquelas cujo numerador é maior do que o denominador, ou seja, representa mais do que um inteiro (uma unidade) dividido em partes iguais. 5/3, portanto, é uma fração imprópria.
Assim, há três tipos de fração: própria, imprópria e aparente. Todas essas frações são próprias. Fração imprópria: o numerador é maior do que o denominador.
A multiplicação de frações é realizada multiplicando o numerador da primeira fração com o numerador da segunda fração e em seguida multiplicando o denominador da primeira com o denominador da segunda.
Qual a diferença entre fração própria e imprópria?
- fração própria: o numerador é menor do que o denominador; - fração imprópria: o numerador é maior do que o denominador mas não é múltiplo do mesmo; - fração aparente: o numerador é um múltiplo do denominador.
É chamada de fração própria toda aquela em que o numerador é menor que denominador. Podemos também dizer que uma fração própria representa parte de um inteiro onde o seu valor é maior do que zero e menor do que um.
Como você pode notar, para transformar uma fração imprópria em um número misto, devemos dividir o numerador pelo denominador. O quociente será a parte inteira do número, e o resto será o numerador da fração restante, que terá o mesmo denominador que a original.
Desta forma, quando você ler uma fração, primeiro menciona o numerador, em seguida a quantidade de partes de onde estamos pegando. Por exemplo, a fração lemos como sete nonos e significa que pegamos sete partes depois de dividir a unidade em nove.
O número que fica em cima é o numerador, e o número que fica embaixo é o denominador. A fração representa a parte de um todo. A fração é a representação de uma divisão ou de partes de um todo. O número que fica em cima é conhecido como numerador da fração e representa quantas partes temos em relação ao todo.