Para transformar uma frase nominal em frase verbal, é preciso que acrescente verbo na frase. Exemplo: "Que beleza esse quadro!" "Olhe que beleza esse quadro!"
Já na frase verbal há a presença do verbo. Ex: Preciso de sua ajuda. Oração - É todo enunciado linguístico dotado de sentido, porém há, necessariamente, a presença do verbo ou de uma locução verbal.
Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo. Para fazer concordância verbal e nominal correta é necessário observar a que termo ele se refere.
Para identificar o predicado nominal, é preciso excluir o sujeito da oração, localizar o verbo de ligação e localizar o predicativo do sujeito. São três os tipos de predicado: nominal, verbal e verbo-nominal.
Exemplo: frase constituinte: Maria tagarelou; frase matriz: aturdiu o Pedro; nominalização: A tagarelice de Maria aturdiu o Pedro. A nominalização pode ser de base verbal (Maria tagarelou - A tagarelice de Maria) ou de base adjectiva (As suas lágrimas são inúteis - A inutilidade das suas lágrimas).
Já antecipe que a frase nominal geralmente é curta e não tem verbo, e a oração contém verbo e pode ser mais longa. Encaminhe ao grupo de WhatsApp da turma o primeiro slide do Desenvolvimento do Plano de Aula.
Isso acontece devido à presença de verbo na frase. Ou seja, a oração é um enunciado que deve, obrigatoriamente, apresentar um verbo ou uma locução verbal em sua composição.
Exemplo: amar, cantar, dançar. 2ª conjugação: pertencem a essa conjugação os verbos terminados em -er. Exemplo: fazer, comer, crescer. 3ª conjugação: pertencem a essa conjugação os verbos terminados em -ir.
No universo da gramática, a concordância verbal e nominal ocorre quando um verbo varia em número e pessoa, de acordo com o sujeito (concordância verbal), ou quando o adjetivo precisa variar em gênero e número em relação a um substantivo (concordância nominal).
Complemento nominal é um termo integrante da oração. Complemento nominal é um termo integrante da oração; tem a função de completar a significação dos nomes, isto é, dos substantivos, adjetivos e advérbios. Difere-se do adjunto adnominal, o qual caracteriza um substantivo em vez de completar o seu sentido.
São três as formas nominais do verbo: gerúndio, particípio e infinitivo, derivadas do tema (radical + vogal temática) acrescido das desinências: -r: para o infinitivo: cantar, conhecer, sorrir. -do: para o particípio: cantado, conhecido, sorrido. -ndo: para o gerúndio: cantando, conhecendo, sorrindo.
Frases verbais são frases que contêm verbos. Podem ser constituídas por uma ou mais orações, ou seja, por um ou mais verbos. Exemplos: Você quer essa blusa? ; Chove muito aqui! ; Anoiteceu.