Free Float (FF) mede a porcentagem de ações da companhia que estão em livre circulação no mercado. De fato, a tradução é direta: Float significa “circulação” enquanto Free quer dizer “livre”.
Como você acompanhou, o free float é um indicador fundamental para as ações de uma empresa listada na bolsa de valores. No geral, quanto mais alto ele é, melhor tende a ser a liquidez do ativo e mais baixa é a sua volatilidade.
Como vimos, o free float é um valor percentual de quantas ações estão em livre circulação. Já o tag along representa uma espécie de proteção legal para os acionistas em caso de troca de controle da sociedade anônima (SA).
O que é Free Float na Bolsa de Valores? - Entenda como funciona de maneira simples
O que é free float na Bolsa?
Free Float (FF) mede a porcentagem de ações da companhia que estão em livre circulação no mercado. De fato, a tradução é direta: Float significa “circulação” enquanto Free quer dizer “livre”.
O tag along é uma garantia que permite os acionistas minoritários venderem seus ativos por 80% a 100% do valor de venda que os acionistas majoritários pagaram, caso haja uma mudança no controle da empresa.
Por ser o acionista com o maior número de ações, o governo forma o grupo de controle da empresa. O free float, isto é, as ações que estão em livre negociação no mercado, passa dos 60%. Assim, além de ser uma das empresas mais negociadas no mercado, isso contribui para aumentar a liquidez do papel.
Já para os detentores de American Depositary Receipts (ADRs), negociados na New York Stock Exchange (NYSE), será no dia 5 de agosto de 2024, com pagamento a partir de 11 de setembro de 2024 por meio dos ADRs.
Payout é, basicamente, o percentual do lucro de uma empresa que será distribuído entre os acionistas como dividendos. Os dividendos podem ser pagos por bimestre, trimestre ou anualmente e são muito visados pelos investidores antes de decidirem comprar papéis de uma empresa.
Ações ordinárias (ON) são aquelas que conferem direito a voto e participação nas decisões da companhia. Na Bolsa, são as com o final 3, como: VALE3, RENT3, WEGE3. Já as preferenciais (PN) são as que têm preferência no recebimento de proventos, mas não dão direito ao voto. Exemplos: ITUB4, GGBR4, PETR4.
Os bancos utilizam o float para aplicar o dinheiro que fica “flutuando” no período entre o depósito e a compensação de um valor, a fim de gerar lucros por meio de aplicações de curtíssimo prazo.
Para calcular o free float basta aplicar a fórmula: (ações em livre circulação ÷ total de ações) × 100. O resultado será o free float. Como calcular o free float? Para calcular o free float basta aplicar a fórmula: (ações em livre circulação ÷ total de ações) × 100.
Os valores mais baixos de float podem produzir uma aparência mais brilhante e uma melhor qualidade da skin, enquanto os valores mais altos de float podem criar um aspeto menos brilhante e desgastado. Os valores de float podem ter um impacto substancial na aparência da skin e no valor de mercado.
Derivado do inglês “float”, esse termo pode ser traduzido como “flutuação”. De forma simples, o float financeiro corresponde ao prazo entre o dia em que um pagamento é depositado na conta do recebedor e o recebimento efetivo deste valor na instituição financeira ao qual se destina.
De forma geral, a petroleira paga hoje até R$ 1,47 por ação ordinária ou preferencial. De acordo com a estatal, investidores que tinham a ação da empresa no final da sessão do dia 25 de abril de 2024 receberão R$ 0,55 por ação, mais rendimentos tributários.
Às vezes, a ON, por não ter Tag Along, pode acabar sendo negociada com desconto em relação à PN. Nesses casos, o investidor poderá conseguir comprar a ação com margem de segurança ainda maior, ao olhar o Dividend Yield, por exemplo.
O investidor é obrigado a vender suas ações? O investidor não é obrigado a vender suas ações, afirma Luís Nuin, analista de investimentos. O especialista pondera que, como a grande maioria dos acionistas vai participar da OPA, é recomendável que todos os detentores de ações também o façam.
Trata-se de uma ferramenta que assegura ao investidor minoritário quanto ocorre a venda do controle da sociedade. Na prática, o tag along permite que os minoritários vendam seus títulos para o novo controlador por, no mínimo, 80% do valor oferecido aos acionistas majoritários.