Fruta é um termo, sem valor botânico, que se refere a um fruto ou pseudofruto que apresenta sabor adocicado, aroma característico e, geralmente, é rico em suco. As frutas são extremamente importantes na nossa alimentação, sendo um alimento rico em fibras, vitaminas e sais minerais.
É fruto ou não é? Sempre que você ficar na dúvida sobre se um legume é ou não fruto, peça a ajuda de um adulto para abri-lo. Se tiver sementes, é um fruto. Afinal, em muitos grupos de plantas, é nesse órgão que as sementes ocorrem.
Entretanto, não podemos generalizar, pois frutas como maçã, caju e morango, na realidade, não são frutos verdadeiros, são um fruto acessório, também conhecido como pseudofruto. Nesse caso, temos um fruto cuja parte carnosa é derivada, em grande parte ou completamente, de tecidos que não são do ovário.
Uma das curiosidade, inclusive, diz respeito justamente ao termo fruta, já que, de acordo com a classificação botânica, morango é uma hortaliça, assim como a alface. E o morangueiro é uma planta da família das rosáceas, a mesma das roseiras. Então, é errado chamar morango de fruta? Sim e não.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE FRUTA E FRUTO? - o que não te contaram
Qual fruta não é fruta?
A resposta para essa pergunta é não, uma vez que temos frutos que não obedecem aos critérios para serem considerados frutas. Popularmente, considera-se que a fruta deve ter um sabor adocicado. Frutos como chuchu, quiabo e tomate, por exemplo, não são frutas, sendo popularmente chamados de legumes.
Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência. No morango, por exemplo, os frutos são os diversos pontinhos escuros.
A definição botânica explica que frutos têm ovários amadurecidos de uma planta, onde ficam as sementes. E não é só o tomate que engana muita gente. Andrea Pissato Peres, professora do curso de Nutrição, explica que assim como ele, a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e até o chuchu também são frutos.
O chuchu (Sechium edule) é uma hortaliça da família das Cucurbitáceas, a mesma da abóbora, melão e melancia. Na verdade, da mesma forma que o tomate, o chuchu é um fruto hortaliça, uma vez que possui uma parte comestível que reveste suas sementes internas.
O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, pseudofruto confundido com o fruto. Esse se compõe de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho.
Uva. Falando em frutas que nascem de plantas trepadeiras, a uva talvez seja o exemplo mais tradicional. As videiras, como são chamadas, são cultivadas pelas civilizações europeias há milhares de anos para a produção de vinho; atualmente, existem diversas variedades genéticas do fruto espalhadas pelo mundo.
Qual a fruta mais rara que existe? - Quora. O melão 'Yubari' é cultivado em estufas na ilha japonesa de Hokkaido. Eles são cobertos com uma espécie de 'chapéu' especial.
Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.
Vulgarmente classificada como hortícola, a abóbora é considerada um fruto em termos botânicos e cresce a partir de uma planta rasteira da família das cucurbitáceas, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino. A forma da abóbora é variável, mas geralmente é ovoide ou oblonga.
Em botânica, a Encyclopedia of Life explica que o tomate é um fruto, pois sua composição morfológica é formada por uma baga que nasce do ovário da planta com flor, juntamente com suas sementes em seu interior.
Fruta é um termo sem valor científico usado para se referir a frutos e frutos acessórios que possuem suco, apresentam sabor adocicado e aroma característico. As frutas são frutos comestíveis que apresentam importantes nutrientes.
O chuchu é utilizado como cereja por apresentar textura macia e sabor neutro, sendo ideal para absorver corantes e saborizantes artificiais. Além dele, a cereja brasileira também pode ser feita com mamão, algas e ágar-ágar pelos mesmos motivos do chuchu.
Ou seja, as partes que são classificadas como legumes são os frutos, as raízes, os caules e os tubérculos. Como exemplos, temos tomate, abóbora e berinjela (frutos); rabanete, mandioca e cenoura (raízes); palmito e aspargos (caules) e batata (tubérculos). Já as verduras são as folhas e flores das plantas.
A resposta é sim, a planta originária do tomateiro, possui flores amareladas e sementes. O tomate é sim um fruto, porque ele é oriundo do desenvolvimento da flor do tomateiro, geralmente ele não é chamado de fruta, por não ser doce. Ele é conhecido como legume ou vegetal, o que também não está errado.
Alguns legumes podem também ser considerados frutos, o que os diferencia é que no termo popular “fruta”, são considerados aqueles com o sabor adocicado. São exemplos de legumes: abóbora, beterraba, pepino, berinjela, cenoura, batata, rabanete.
O que, talvez, muitos não saibam é que, na verdade, o caju é um pseudofruto. O verdadeiro fruto do cajueiro é a castanha. Ambos, porém, têm seus valores nutricionais e benefícios à saúde.
A vagem ( Phaseolus vulgaris L.) é um fruto da família Fabaceae ou Leguminosae consumido imaturo. Classificação é a separação do produto em lotes visualmente homogêneos e a sua descrição através de características mensuráveis, obedecendo a padrões préestabelecidos.
Também chamados de infrutescência, são os frutos originados de uma inflorescência, a partir de muitos ovários de flores diferentes que quando fecundados acabam se fundindo, formando uma estrutura única. Exemplos: figo, abacaxi e amora.
Um fruto verdadeiro é originário do ovário de uma planta, e que fica no interior de sua flor. Já o falso fruto é gerado de um tecido vegetal próximo à flor, e que, consequentemente, sustenta o fruto verdadeiro. A maçã é o pseudofruto, mas dentro dela está o fruto verdadeiro da macieira.