Na função metalinguística, o foco da mensagem é o código, seja ele linguístico (a escrita ou a oralidade), seja extralinguístico (música, cinema, pintura, fotografia, gestualidade etc.). Quando o emissor preocupa-se com o código, ele produz aquilo que chamamos de metalinguagem.
Assim, a metalinguagem é considerada uma das funções da linguagem. Pode ser entendida como uma mensagem que evidencia a própria linguagem utilizada nela. Por exemplo, um romance que fala sobre literatura, um filme cuja temática é o cinema, um poema que fala de poesia etc.
Então calma lá: a metalinguagem é quando explicamos ou expomos algo a partir dele mesmo. Por exemplo, quando um pintor faz um autorretrato. De maneira mais técnica, a palavra metalinguagem tem origem do prefixo “meta”, vem de “metá”, que em grego significa “no meio de”, “entre”, “com”.
A principal característica da função metalinguística da linguagem é o foco no código, o qual é utilizado para explicar, analisar e refletir sobre o próprio código. Esse conceito tem grandes aplicações no dia a dia.
O dicionário também é um exemplo da função metalinguística: é uma compilação que se propõe a explicar o possível significado das palavras no enunciado usando a própria linguagem escrita.
Quais textos encontramos a função metalinguística?
A função metalinguística está presente nos dicionários, cujos verbetes explicam a própria palavra, no filme que tem por próprio tema o cinema, no poema que tem por tema o fazer literário, em uma peça de teatro que tem por tema o teatro e demais gêneros em que a linguagem está preocupada com o próprio código.
A função metalinguística pode ser usada de diferentes formas, porque ela é um estilo de escrita, um recurso literário. Os diferentes tipos de metalinguagem são “incorporadas”, “ordenadas” e “aninhadas”.
As atividades metalingüísticas são efetuadas conscientemente pelo sujeito e exigem habilidades de reflexão e autocontrole, por exemplo, corrigir a sintaxe de uma frase ou texto. A instalação das habilidades metalingüísticas depende de uma intervenção, normalmente de natureza escolar.
Para desenvolver esta habilidade fonêmica, além do trabalho de estimular as crianças a sentirem a forma como sua boca fica ao pronunciar um fone, com o uso de um espelho e como a posição de sua língua muda em cada som, sugiro também o uso de jogos de linguagem e jogos fonológicos, que podem ser poderosos aliados para ...
A metalinguagem é a referência à própria linguagem, sendo utilizada na comunicação. A metalinguagem ocorre quando, no próprio discurso, faz-se referência à linguagem utilizada para transmitir uma ideia. Assim, o enunciado fala de si próprio, podendo apontar inclusive para suas próprias características.
Sim, é correto afirmar que a função metalinguística refere-se à capacidade da linguagem de falar sobre ela mesma, ou seja, quando utilizamos a linguagem para explicar seu próprio funcionamento, significado ou estrutura.
Quando a função metalinguística da linguagem é mais evidente?
A metalinguagem acontece quando a linguagem fala de si mesma. É a explicação de um código através do próprio código. Então o destaque está no código comunicativo, que é o tema da mensagem. Essa linguagem é evidente em dicionários e gramáticas.
Depois, apresentamos as duas principais concepções de metalinguagem: na perspectiva descritiva, associada à linguagem gramatical para descrever as línguas, e na perspectiva cognitivista, associada às operações cognitivas sobre a linguagem.
28), as atividades metalingüísticas são “aquelas que se relacionam à análise e reflexão voltada para a descrição, por meio da categorização e sistematização dos conhecimentos, formulando um quadro nocional intuitivo que pode ser remetido a cons- truções de especialistas.”
A Função Metalinguística pode ser identificada quando uma mensagem utiliza o próprio código (meio pelo qual a mensagem é enviada, como fala, escrita, gestos ou figuras) para falar dele mesmo. Imagine um filme que explica as melhores formas de como produzir um longa ou curta-metragem.
Na função metalinguística, o foco da mensagem é o código, seja ele linguístico (a escrita ou a oralidade), seja extralinguístico (música, cinema, pintura, fotografia, gestualidade etc.). Quando o emissor preocupa-se com o código, ele produz aquilo que chamamos de metalinguagem.
A habilidade metalinguística refere-se à capacidade de pensar a própria língua; que incluem as habilidades metalinguísticas sintática, semântica e fonológica. Os processos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita estão relacionados ao processamento fonológico, incluindo memória e consciência fonológica15-17.
A função metalinguística está relacionada com a abordagem do próprio código, manifestando-se em textos, poemas e artes plásticas. Ouça o texto abaixo! As funções da linguagem são as finalidades dos elementos presentes nos atos de comunicação verbal.
A metalinguagem pode estar presente em textos verbais e não verbais. Os textos metalinguísticos são referentes à própria linguagem. Intertextualidade é o diálogo entre textos.
Em qual elemento da comunicação está relacionada a função metalinguística da linguagem?
A funcao metalinguista da linguagem esta associada com o elemento codigo da linguagem. Explicação: Na escrita, a metalinguagem se refere a um texto explicando como se escrever um texto, ou a um poema sobre como estruturar um poema.
Sempre que um texto re ete sobre o seu próprio objeto estamos diante da função metalinguística. Temos como exemplo na literatura um poema que fala sobre a própria poesia, uma passagem em um romance em que o narrador se dirige ao leitor ou até mesmo um lme que discute o fazer do cinema, dentre outros exemplos.