Resumo sobre fusos horários do Brasil Como o país fica no hemisfério ocidental, todos os horários são atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich. O fuso horário oficial do país, conhecido como horário de Brasília, é GMT -3.
No Brasil, é utilizado GMT -0300 em horário normal, o que significa 3 horas a menos do horário mundial GMT, pois o Brasil está geograficamente 3 horas a oeste da Inglaterra. Já no período de horário de verão é utilizado GMT -0200.
Para transformar o horário GMT no horário de Brasília (horário oficial brasileiro) é necessário subtrair 3 horas (-3 horas) do horário GMT. Durante o horário de verão é necessário subtrair 2 horas (-2 horas).
GMT-10: Havai, Polinésia Francesa e Ilhas Cook. GMT-9: Alasca, Ilhas Aleutas e Ilhas Gambier. GMT-8: Hora do Pacífico (Estados Unidos e Canadá), Tijuana e Baja California (México) GMT-7: Hora das Montanhas (Estados Unidos e Canadá), Chihuahua, La Paz e Mazatlan (México)
Tempo Médio de Greenwich (TMG) ou Greenwich Mean Time (GMT) em inglês, também conhecido por Hora de Greenwich, é a média do horário solar aparente no Observatório Real, em Greenwich, Londres.
Como a Terra é quase esférica e leva aproximadamente 24 horas para completar uma rotação de 360°, temos 360 ÷ 24 = 15, o que significa que cada faixa de 15° de longitude está para uma hora e equivale a um fuso horário.
GMT-4. Na porção mais a oeste do Brasil, onde ficam os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e parte do estado do Amazonas, o fuso horário é de -4 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.
O que é GMT e como funciona o fuso horário com base nele?
Ele é representado pela sigla GMT (Greenwich Mean Time). Para calcularmos a diferença de horários entre dois pontos distintos, é preciso considerar que à medida que caminhamos para leste, as horas aumentam, ou seja, os horários estão adiantados. A oeste, os horários estão atrasados, portanto, as horas diminuem.
GMT significa Greenwich Mean Time (Tempo Médio de Greenwich), o horário do meridiano, que é a hora padrão zero conforme o Observatório Real de Londres. Em 1884, esta localização foi escolhida como o grau zero de longitude da Terra.
O Brasil, por possuir uma ampla dimensão territorial no sentido leste-oeste, perfazendo um total de 4.319,4 km entre a Ponta do Seixas (PB) e a Nascente do Rio Moa (AC), inscreve a sua área em quatro zonas de fusos horários.
Para calcular o horário GMT para o horário de Brasília, é necessário levar em consideração a diferença de fusos horários entre os dois locais. O Brasil está no fuso horário -3, enquanto o GMT é o fuso horário 0. Para converter o horário GMT para o horário de Brasília, você precisa subtrair 3 horas do horário GMT.
O fuso horário brasileiro, por exemplo, é GMT -3, ou seja, três horas a menos que o horário GMT. Em 1972, o GMT foi substituído pelo UTC (sigla em inglês para Tempo Universal Coordenado), que se baseia no tempo marcado pelos relógios atômicos. É basicamente o mesmo horário do GMT, com algumas pequenas diferenças.
O Brasil possui quatro fusos horários: GMT -2, GMT -3 (horário de Brasília, o horário considerado oficial), GMT -4 e GMT -5. Pelo fato de estar totalmente situado no hemisfério ocidental (oeste), todos os horários do Brasil estão atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich (zona inicial).
Assim, durante esse período (parte de Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e parte de Março), Portugal fica apenas 3 horas adiantado em relação ao Brasil. Mas essas diferenças não se aplicam a Portugal inteiro.
GMT ou Greenwich Mean Time (Hora Média em Greenwich) é a hora no meridiano que atravessa o laboratório astronómico da cidade de Greenwich no Reino Unido. UTC ou Coordinate Universal Time (Tempo Universal Coordenado) é um padrão internacional de tempo equivalente à GMT.