As galinhas livres de gaiola (ou cage free) caminham, ciscam pela grama, tomam banho de terra e de sol, empoleiram à vontade e ainda recebem uma alimentação equilibrada e natural, sendo assim não se estressam e são livres para expressar seus comportamentos naturais!
Aves livres é um estilo de criação, também conhecido como cage-free, no qual as galinhas são criadas soltas em grandes aviários, mais tranquilas e felizes.
Assim como para todos os bichos, a expectativa de vida varia conforme algumas condições de vida e sobrevivência. Se ela está sendo domesticada e bem-cuidada, a galinha pode viver tranquilamente entre cinco e dez anos.
Galinhas felizes são galinhas criadas fora do sistema de gaiolas, elas ficam livres para andar pela grama, ciscar na terra, pegar sol e ficarem livres leves e soltas para reproduzir seus instintos naturais.
Sistema semi-intensivo, galinhas livres, soltas no pasto, felizes e ciscando 🐓🐓🌱🍃
Qual a diferença do ovo de galinha feliz?
Tem ovos comuns, caipiras, orgânicos e, recentemente, os cage free (livre de gaiolas, em tradução literal), vendidos como "ovos de galinhas felizes". Ao contrário do que muitos pensam, a diferença não está na cor da casca, no sabor e nem nas qualidades nutricionais.
Para produção de ovos ser atestada como orgânica, aves devem ser criadas livres e só comer alimentos orgânicos. “Ovos da felicidade”. É assim que ficou conhecida a produção de ovos orgânicos da Vila Yamaguishi, em Jaguariúna, no interior de São Paulo.
Os ovos foram postos pelos distantes ancestrais dinossauros da galinha milhões de anos antes da chegada das primeiras galinhas. Mas, os cientistas descobriram agora que os ancestrais da galinha podem não ter posto ovos, como se pensava anteriormente.
Geralmente, com cerca de 5 ou 6 meses de idade, eles já começam a por ovos. Fazem isso de maneira ideal até 2 anos, quando a produção começa a diminuir gradualmente.
Do mesmo modo, não há necessidade de aplicar hormônios nas galinhas para que elas ponham ovos. É normal que essas aves botem, em média, um ovo por dia, durante sua fase produtiva, até formar ninhadas aproximadas de doze ovos. Quando essa quantidade é alcançada, a galinha para de botar ovo e começa a chocá-los.
Para ser um ovo fértil, ou seja, para que nasça um pintinho, o galo é necessário para a fecundação. Mas galinhas de granjas de postura de ovos comerciais não precisam do galo para botar ovos. O ovo começa a ser formado dentro da galinha com ou sem a fecundação de um galo.
Nem todo ovo gera um pintinho! A ausência do filhote pode acontecer por dois motivos: o óvulo que formou o ovo não foi fecundado pelo macho (é o mais provável) ou o embrião morreu dentro do ovo (por um trauma ou por problemas com a temperatura durante a choca).
As galinhas diminuem a produção de ovos no outono e praticamente param de botar ovos no inverno devido, principalmente, ao clima frio. Essas mudanças dizem ao corpo da ave que ela precisa descansar, economizar energia e manter-se aquecida, em vez de continuar a botar ovos.
Há muitos ovos marrons que são produzidos por galinhas de granja. A cor está relacionada meramente à raça da galinha, não à sua criação. Os ovos caipiras, na verdade, são um pouco menores, têm a casca mais grossa e uma gema mais escura, com um alaranjado forte.
Qual a diferença de OVO SEMI CAIPIRA E OVO CAIPIRA LEGÍTIMO? Cada dia que passa fica mais difícil distinguir! A principal diferença está na genética das galinhas! Se as galinhas foram compradas na indústria certamente elas produzirão ovos semi caipira, mesmo se elas forem criadas soltas e com milho!!
Ovo orgânico: é o ovo da galinha criada de forma similar à da galinha caipira, mas que só pode ser alimentada com insumos sem nenhum agrotóxico ou ingredientes transgênicos. É o único tipo de ovo de galinhas que não podem receber medicamentos como antibióticos e promotores de crescimento.
Em poedeiras na fase inicial de produção, a conversão alimentar é melhor com a utilização do 25(OH)D3 e a espessura e porcentagem de casca também melhoram com a utilização de 25(OH)D3 e a suplementação de vitamina C nas dietas (100 ou 200 ppm, respectivamente).
O cacarejo que conhecemos é a voz da galinha e esse ruído sempre vai ter um significado para o galinheiro. Quando a galinha acaba de colocar um ovo ela faz um barulhão avisando para todos o que acabou de acontecer.
“Também é sinal de que os ovos surgirão em alguns dias”, explica Maria do Carmo Arenales, professora do Curso CPT Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura. Geralmente, o início da postura se dá entre a 18º e 19º semanas de vida, e o pico de produção ocorre após a 27º semana de vida das aves.
As primeiras referências a galinhas domesticadas surgem em cerâmicas coríntias datadas do século VII a.C. A introdução desta ave como animal doméstico surgiu provavelmente na Ásia, de onde é nativo o galo-banquiva (Gallus gallus).
Por fim, quando falamos sobre o ovo da galinha, que se tem nessa era, quem nasceu primeiro foi a ave. Afinal, ela surgiu de uma mutação e da possível hibridização de diversas espécies de galos, que tinham o seu tipo específico de reprodução.
Ovo de galinha livre: as aves, neste caso, ficam soltas podendo botar ovos nos locais que elas escolherem, bem como ciscar e empoleirar. A ideia é que elas tenham um comportamento mais instintivo e mais próximo do natural possível.
Os ovos jumbo são produzidos pelas galinhas mais maduras. Assim, como são aves na extremidade do ciclo produtivo, a disponibilidade do produto pode ser menor, dependendo da região onde você mora. Por isso que a Mantiqueira Brasil tem uma linha toda dedicada aos ovos jumbo.