EVACUAR: DEFECAR. EPIGASTRALGIA: DOR NO ESTÔMAGO. FLATO: DESIGNAÇÃO DE GASES INTESTINAIS. FLATULÊNCIA: DISTENÇÃO ABDOMINAL PELO ACÚMULODE GASES NO INTESTINO.
Disenteria: Para ser considerado uma disenteria, a diarreia está associada a dor, com muco e sangue nas fezes¹. A diarreia pode trazer algumas complicações e a principal delas é a desidratação.
Disenteria - Diarréia com a presença de muco, pus ou sangue nas fezes e dor à evacuação (tenesmo). Disfagia – Distúrbio em que o paciente apresenta dificuldade de deglutição.
Tto — tratamento. Para finalizar, não poderíamos deixar de fora da nossa lista uma das siglas mais utilizadas entre os profissionais: tto. Na prática, ela significa tratamento e orienta aqueles que leem as prescrições sobre as formas corretas de atendimento ao enfermo relacionadas a seu caso.
Conceito: O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial (entre os tecidos). Ele é constituído por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma, cuja composição é variável. Quando o líquido se acumula em todo o corpo, caracteriza-se pelo edema generalizado (anasarca).
excretar,supurar,defecar,evacuar,cagar (vulgar),mijar (vulgar),fazer cocô (fam.);urinar,fazer xixi;cuspir,escarrar,expectorar;vomitar,pôr os bofes para fora.
Epigastralgia é a dor na parte superior do abdome ou epigástrio, também conhecida popularmente como dor na “boca do estômago”. Essa dor abdominal pode estar relacionada a várias estruturas que estão presentes nessa região, até mesmo órgãos de outras regiões podem causar dor epigástrica, como o coração e pulmão.
Resposta: O termo técnico usado para fezes na enfermagem é "Fezes" mesmo, porém, termos relacionados incluem "Melena" para fezes com sangue digerido, indicando sangramento gastrointestinal, e "Diurese", para a produção e excreção de urina.
O prurido, conhecido popularmente como coceira, pode estar associado a alterações cutâneas ou sistêmicas. Ouça o texto abaixo! A palavra prurido, do latim pruritu, pode ser definida com uma percepção incômoda na pele que desencadeia a necessidade de se arranhar.
Sua ocorrência não prejudica o registro, entretanto, aponta-se a problemática da ausência de padrão, a exemplo o uso de uma mesma sigla para Acesso Venoso Central (AVC) e Acidente Vascular Cerebral (AVC); e a sigla Sonda Vesical (SV), que na literatura é relacionada ao Sinal Vital(11.