Para quem não sabe o que é GB no celular, trata-se de uma unidade de medida chamada gigabyte (GB) ou simplesmente “giga”. O gigabyte serve para medir o tamanho da memória ou capacidade de armazenamento de um hardware qualquer, como a memória RAM.
A principal função da memória RAM é facilitar o acesso aos arquivos armazenados no seu smartphone. Cada vez que você executa um aplicativo, os arquivos necessários são carregados na RAM. Fechar o app não remove esses arquivos da memória, permitindo que, ao reabri-lo, o processo continue de onde parou.
Quanto de memória RAM é ideal? O ideal é ter pelo menos 8GB de RAM para as tarefas diárias. Essa capacidade oferece uma boa capacidade de trabalhar em multitarefas, com baixo risco de travamentos no caso de o usuário abrir vários programas ao mesmo tempo.
Normalmente, a RAM é medida em Megabytes (MB) ou em Gigabytes (GB). Quanto mais GB, melhor será o desempenho do dispositivo. É por isso que um celular com 12 GB de RAM terá uma multitarefa (tarefas que podem ser executadas ao mesmo tempo) mais eficiente do que um com apenas 3 GB.
A memória RAM de 8GB é uma versão intermediária que pode ser usada para jogos com elementos gráficos ou programas de edição que exigem mais dados para funcionar. Essa opção é considerada ideal para uso comum de aparelhos, sem a necessidade de abrir aplicativos pesados.
MAIS MEMÓRIA RAM no CELULAR ! RAM PLUS faz DIFERENÇA?
Quanto de RAM é bom para celular?
Um celular 12GB RAM é ideal para quem deseja o máximo desempenho. Com ele você vai ficar longe de lentidão ou travamentos. Mas vai precisar gastar mais para ter um, já que só existem celulares top de linha com essa quantidade de memória RAM.
Se a ideia for utilizar o computador somente para navegar na web, trabalhar em documentos ou assistir a vídeos, 8 GB de RAM são suficientes. Em 2024, ter menos memória que isso vai fazer o PC engasgar, mesmo em tarefas simples.
Trata-se de um espaço de armazenamento temporário, que fica próximo do processador do aparelho. Ao acessar um aplicativo, por exemplo, são armazenados nela dados temporários utilizados com frequência na operação, para que numa próxima vez esses sejam acessados de maneira mais veloz.
Redes sociais, mensageiros e navegadores de internet ocupam menos espaço e são ideais pra celulares com até 32 GB. Mas se você tira bastante fotos e faz vídeos, aí é bom procurar modelos com 64 GB ou mais! O mesmo vale pra quem gosta de jogar. Games são pesados e precisam de um lugar grande no armazenamento interno!
No entanto, aumentar a RAM é uma solução melhor, visto que o seu processador pode ler dados da RAM com mais rapidez do que de um disco rígido. A RAM tem dois atributos principais que afetam o desempenho do computador: capacidade de memória e velocidade da memória.
Cada software aberto irá consumir sua parcela de memória RAM para funcionar. Por isso, quando você deixa muitos programas abertos ao mesmo tempo, ocorre uma demanda muito alta de memória para dar conta dessa simultaneidade.
Um celular com bom armazenamento tem uma capacidade maior, como 128GB, 256GB ou mais. Memória RAM: quanto mais RAM o celular tiver, melhor ele consegue fazer várias tarefas ao mesmo tempo, como abrir vários aplicativos e jogos sem demorar. Memória interna: nesse espaço os arquivos são guardados de forma permanente.
Para uso cotidiano, 4GB a 6GB de RAM são suficientes. No entanto, se você é um jogador ávido ou lida com aplicativos pesados, optar por 8GB ou mais vai proporcionar um desempenho mais suave.
Para começar: por que ter um celular mais rápido? O segredo para um celular rápido é uma boa quantidade de memória RAM. Essa é uma configuração que tem como função fazer com que o processador do aparelho tenha acesso instantâneo aos dados desejados, levando mais rapidez e baixo tempo de resposta das solicitações.
O que é mais importante, memória RAM ou processador?
A memória RAM é um dos componentes de hardware mais importantes em qualquer computador. Isso pois ela trabalha junto ao processador para transportar dados e informações dos programas instalados no PC.
O RAM Plus é um recurso de software que ajuda a estender a memória RAM do celular Android com uma parte do espaço livre de armazenamento. A função está disponível em modelos da Samsung e da Xiaomi, mas depende de atualizações do sistema para aparecer nos aparelhos.
É a memória RAM que ajuda o celular a processar várias informações ao mesmo tempo. Nesse caso, mesmo se o processador do celular não for dos mais rápidos, a RAM dá um apoio pra ele! O ideal hoje em dia é escolher um aparelho que tenha ao menos 2 GB de RAM.
Agora, se você procura um smartphone onde seja possível ter diversos jogos e aplicativos, a versão de 64GB é a escolha certa, sendo que a versão de 128GB é indicada apenas para os usuários mais pesados e que querem tudo do melhor que pode ser encontrado na App Store, além de espaço o suficiente para muitos vídeos e ...
Em geral, 8 GB é um bom ponto de partida para a maioria dos jogos. Se você começar um jogo com paisagens amplas e notar travamentos ou interrupções na jogabilidade, é uma boa dica de que você precisa instalar mais RAM. A maioria dos jogos pede 16 GB de memória para um jogo rápido e de alta performance.
O gigabyte serve para medir o tamanho da memória ou capacidade de armazenamento de um hardware qualquer, como a memória RAM. Quanto maior o número de gigas de um aparelho, maior será sua capacidade de armazenamento.
Atualmente os celulares com 4 GB de RAM dão conta de rodar os apps do dia a dia e até jogos com um bom desempenho. Claro, se você pretende rodar alguma aplicação muito pesada, ou jogo de última geração, o smartphone pode apresentar alguns engasgos, mas no uso casual ele vai mostrar boa performance.