O Tempo Médio de Greenwich corresponde ao fuso horário UTC 0, ou seja, o Tempo Universal Coordenado com uma compensação de 0 horas. Em essência, corresponde ao horário da Europa Ocidental, que se aplica em Portugal, por exemplo, mas é referido oficialmente como GMT no Reino Unido e em vários países da África.
O Meridiano de Greenwich foi selecionado como o marco zero para essa contagem. Ele corresponde ao meridiano de 0° de longitude e se localiza no centro do fuso horário inicial, o de Londres.
Os relógios GMT apresentam um ponteiro adicional de 24 horas, que indica o segundo fuso horário. Enquanto o ponteiro das horas normal dá a volta ao contador uma vez em cada 12 horas, este ponteiro GMT dá a volta ao contador uma vez em cada 24 horas.
Tempo Médio de Greenwich (TMG) ou Greenwich Mean Time (GMT) em inglês, também conhecido por Hora de Greenwich, é a média do horário solar aparente no Observatório Real, em Greenwich, Londres. Horário da Europa Ocidental / Horário de Verão da Europa Ocidental (UTC±0 / UTC+1).
GMT -1, N. Territórios que seguem horário regras do horário de Verão Europeu - 01:00 h do último domingo de Março até 01:00 do último domingo de Outubro.
GMT-02:52:41) a São Paulo (c. GMT-03:06:35) como exemplo – esta que deixou de existir com o estabelecimento do atual Horário de Brasília a ambas capitais e estados homônimos.
GMT-10: Havai, Polinésia Francesa e Ilhas Cook. GMT-9: Alasca, Ilhas Aleutas e Ilhas Gambier. GMT-8: Hora do Pacífico (Estados Unidos e Canadá), Tijuana e Baja California (México) GMT-7: Hora das Montanhas (Estados Unidos e Canadá), Chihuahua, La Paz e Mazatlan (México)
O fuso horário brasileiro, por exemplo, é GMT -3, ou seja, três horas a menos que o horário GMT. Em 1972, o GMT foi substituído pelo UTC (sigla em inglês para Tempo Universal Coordenado), que se baseia no tempo marcado pelos relógios atômicos. É basicamente o mesmo horário do GMT, com algumas pequenas diferenças.
No Brasil, é utilizado GMT -0300 em horário normal, o que significa 3 horas a menos do horário mundial GMT, pois o Brasil está geograficamente 3 horas a oeste da Inglaterra. Já no período de horário de verão é utilizado GMT -0200.
O horário GMT significa “Greenwich Mean Time”, com a tradução para português como “Tempo Médio de Greenwich”. Esse horário conhecido como GMT refere-se a hora atual no meridiano, presente no laboratório astronômico, situado na cidade de Greenwich no Reino Unido.
O Tempo Médio de Greenwich corresponde ao fuso horário UTC 0, ou seja, o Tempo Universal Coordenado com uma compensação de 0 horas. Em essência, corresponde ao horário da Europa Ocidental, que se aplica em Portugal, por exemplo, mas é referido oficialmente como GMT no Reino Unido e em vários países da África.
GMT (Tempo Médio de Greenwich) são coordenadas de tempo. Um dos vários nomes para às 24 horas do dia, usado pelas comunidades científicas e militares. Outros nomes para esta medida de tempo são ZULU e UTC (Coordenadas Universais de Tempo).
Portanto, quando o Sol está em seu ponto mais alto no meridiano, ele marca 12 horas, sendo que o tempo é medido em uma escala a partir desse ponto. Nesse sentido, GMT significa “Greenwich Mean Time” (Tempo Médio de Greenwich), com os relógios GMT mostrando as horas no nível “0”.
O horário oficial de Brasília, por exemplo, está 3 horas atrás de UTC. Para descrever tal informação, costuma-se escrever como UTC-03:00 , -03:00 , -0300 ou simplesmente -03 .
O Horário de Brasília, hora oficial do país, corresponde ao fuso GMT–3. O estado do Amazonas está inserido em dois diferentes fusos: GMT–4 e GMT–5. O Distrito Federal e outros 10 estados brasileiros adotavam o horário de verão.
UTC + 14:00 é o fuso horário onde este mesmo é contado a partir de quatorze horas a mais em relação ao horário do Meridiano de Greenwich. O UTC+14 é o 1º fuso horário do mundo, ou seja, os locais nesse fuso horário são os primeiros a entrarem num novo dia e no Ano Novo.
GMT-2. Compreende a região das ilhas como a de Fernando de Noronha, Trindade, Atol das Rocas, entre outras que estão na área mais ao leste do Brasil. Elas se encontram com um fuso horário de -2 horas (GMT-2), ou seja, essa região está 2 horas atrasada em relação ao Meridiano de Greenwich.
O Brasil, por possuir uma ampla dimensão territorial no sentido leste-oeste, perfazendo um total de 4.319,4 km entre a Ponta do Seixas (PB) e a Nascente do Rio Moa (AC), inscreve a sua área em quatro zonas de fusos horários.