O Curso de Cuidados com Estoma GTT (Gastrostomia), TQT (Traqueostomia) e Cistostomia é especialmente desenvolvido para profissionais da área de saúde, como enfermeiros, técnicos de enfermagem e cuidadores, com o intuito de fornecer conhecimentos específicos e habilidades práticas para o cuidado e gerenciamento de ...
A traqueostomia (TQT) é um procedimento cirúrgico que consiste em um pequeno orifício artificial feito na garganta, onde ocorre a abertura da traqueia para facilitar a chegada de ar até os pulmões. Essa intervenção, geralmente, é feita quando existe algum tipo de bloqueio no caminho do ar.
Sabemos que a gastrostomia (GTT) é um procedimento cirúrgico indicado para pacientes com diagnóstico de disfagia e desnutrição, que necessitam deste recurso por tempo prolongado. Faz-se uma incisão no abdômen da criança, conectando o estômago a uma sonda de alimentação.
A gastrostomia (GTT), é um procedimento cirúrgico que se instala um tubo para alimentação através da parede abdominal diretamente no estômago. A finalidade é para administrar a dieta, medicamentos e a água, diretamente no estômago, sem passar pela boca e estômago.
Você sabe TUDO sobre GTT e TQT? - A sonda de GASTROSTOMIA é um artifício utilizado com o objetivo de se ter acesso direto ao estômago de um cliente paciente, introduzindo através de um orifício aberto cirurgicamente, uma sonda cuja extremidade ficará no interior do estômago, objetivando a introdução de alimentos e ...
O paciente ainda pode comer e beber? Uma nutrição líquida especial, assim como fluidos, podem ser administrados através da sonda. Se a sonda foi colocada devido a problemas com a deglutição (por exemplo após um derrame), ainda permanecerão restrições à ingesta oral.
As principais complicações associadas à gastrostomia são: extravasamento de suco gástrico e/ou dieta pelo óstio da gastrostomia; inflamação do óstio da gastrostomia por irritação química (suco gástrico) e infecção do óstio com drenagem de secreção purulenta.
Quanto tempo o paciente pode ficar com a gastrostomia?
A permanência da sonda de gastro/jejunostomia não tem período definido, sendo comumente mantida em longo prazo em função da necessidade de suporte nutricional do paciente.
Geralmente esse vazamento se deve a um alargamento do trajeto onde ocorre extravasamento do conteúdo gástrico (dieta )ou por uma irritação local e ou infecção. Ideal procurar o cirurgião ou o PS para avaliação.
Como funciona a porta de alimentação da sonda de gastrostomia MIC-KEY*? A alimentação e os líquidos são administrados no estômago pela sonda, pelas portas de alimentação e de medicação. Quando não está em uso, a porta deve ficar fechada com a tampa.
A abertura é chamada também de traqueostoma. Existem muitas razões potenciais para a realização de uma traqueostomia, incluindo respiração mais fácil e gerenciamento de secreção. Uma traqueostomia pode ser temporária, de 2 a 4 semanas, ou de longo prazo, por meses – anos.
Quando a Traqueostomia é indicada? Quando vemos que a intubação está atrasando a recuperação e a retirada do aparelho do paciente, é indicada a traqueostomia. Outra situação que ela também é indicada, é quando a recuperação do pulmão demora mais do que o esperado e o paciente têm que ficar muito tempo intubado.
Esse tipo de procedimento é importantíssimo para aspirar o acúmulo de secreções – que pode dificultar a chegada do fluxo de ar aos pulmões. Caso o cuidador não possua o aspirador de secreções, o paciente deve inalar ou receber 2 ml de soro fisiológico no interior da cânula externa.
A gastrostomia é feita pelo cirurgião gástrico gastroenterologista e um cirurgião para inserir uma sonda diretamente no estômago, que é um tubo flexível, através de uma abertura pela pele.
É indicada quando o paciente necessita de dieta enteral por período superior a um mês. A freqüência de complicações varia de 1,0% a 10,0% e a mortalidade de 0,3% a 1,0%.
Quanto tempo uma pessoa aguenta se alimentando por sonda?
Não há um tempo específico que se aplique a todos, pois a alimentação por sonda é geralmente prescrita com base nas necessidades médicas de cada pessoa. Alguns pacientes podem precisar de alimentação por sonda a curto prazo, para superar um período de dificuldade alimentar devido a uma cirurgia, lesão ou doença aguda.
Quando devo ligar para o meu médico? Se o tubo sair. Não é perigoso, mas a abertura pode fechar muito rapidamente, por isto um novo tubo precisa ser colocado antes que isso aconteça. Certifique-se de chamar o seu médico para instruções se o seu tubo de alimentação acidentalmente sair.
Use água morna e sabão para limpar em volta do local de 2 a 3 vezes por dia ou conforme necessário. Certifique-se de gentilmente esfregar todas as áreas crostosas na pele em volta do tubo e sobre o próprio tubo. Após a limpeza, lavar ao redor da área com água e secar.