O plástico demora milhares de anos para se decompor
Uma única garrafa descartada no ambiente pode demorar em torno de 600 anos para se decompor totalmente. Há especialistas que afirmam que pode chegar a 800 anos dependendo das condições do ambiente em que foi descartado.
O ciclo de vida do plástico inicia-se na sua concepção e termina no pós-descarte, que é quando o material plástico, em suas diferentes formas, é descartado e pode seguir para a reciclagem, aterro, queima energética ou ainda para lixões.
Esse é o tempo estimado de decomposição de uma garrafa plástica: entre 450 e 500 anos. Para comprovar a lentidão do processo e alertar sobre os malefícios que o descarte incorreto do material pode causar um projeto tem filmado tudo em tempo real.
Como é calculado o tempo de decomposição do plástico?
O tempo de decomposição do lixo vai depender do produto analisado. O plástico, por exemplo, leva em média 400 anos enquanto o papel demora de 3 a 6 meses. Ouça o texto abaixo! O tempo de decomposição do lixo no meio ambiente varia de acordo com o produto que está sendo analisado.
Qual é o material que demora mais tempo para se decompor?
Com certeza, materiais como vidro, lata de alumínio e plástico demorarão muito mais do que um ano para se decompor, mas os materiais como o papel e a matéria orgânica desaparecerão em bem menos tempo.
Papel. O tempo de decomposição do papel dura de três a seis meses. Ainda que esse período seja mais curto em relação a outros materiais, é importante levar em conta outras substâncias usadas na fabricação, que podem demorar mais tempo para se decompor. Portanto, a reciclagem do papel também deve ser estimulada.
Utilizadas para armazenamento de refrigerantes, sucos, águas e bebidas em geral, as garrafas PET (Politereftalato de etileno) podem ser reutilizadas após o consumo, como matéria prima para a confecção de outros produtos - novas embalagens, indústria têxtil e automobilística – se transformando em camisetas, vassouras, ...
A garrafa PET é plástico e foi patenteada em 1941 por trabalhadores da Calico Printer's Association, na Inglaterra. Nesta época o PET era utilizado pela empresa DuPont, para fins têxteis. Apenas na década de 70 que ele começou a ser usado na fabricação de embalagens.
PET é a sigla utilizada para Polietileno Tereftalato, um polímero termoplástico desenvolvido por dois químicos britânicos, John Rex Whinfield e James Tennant Dickson, em 1941. Ele é utilizado, principalmente, na forma de fibras para a indústria têxtil e de embalagens para bebidas.
As garrafas PET são muitas vezes usadas para acondicionar suco, refrigerantes e água mineral. Apesar de serem recicláveis, grande parte da população faz o descarte incorreto deste material, o que pode causar profundos danos ao meio ambiente, sobretudo pelo longo prazo de decomposição do plástico.
O PET é um tipo de resina termoplástica da família dos poliésteres. Ele é muito utilizado como fibra sintética, matéria-prima de embalagens, e resina para engenharia, em combinação com a fibra de vidro.
Segundo ele, essas estruturas são feitas de queratina e pouquíssima água em sua composição. "Isso as torna muito mais resistentes à degradação natural da morte." A exemplo das múmias, como aponta o especialista, essa decomposição pode levar décadas ou até séculos.
Qual é o tempo de decomposição do pneu? Ao contrário do plástico, o tempo de decomposição de um pneu ou outro objeto de borracha ainda é indeterminado, apesar de alguns estudos mostrarem apontarem um prazo aproximado de 600 anos.
Porém, em média, um corpo enterrado em um caixão típico costuma começar a se decompor em um ano, mas leva até uma década para se decompor totalmente, restando apenas o esqueleto, Daniel Westcott, diretor do Instituto de Antropologia Forense Center da Texas State University, disse ao Live Science.
Há casos em que o cabelo se decompõe em três anos e outros, em 40 anos. Não existe um tempo específico para que o óleo se degrade no meio ambiente. Aproximadamente 30 anos. Como não são biodegradáveis, demoram em média 100 anos para se decompor na natureza.
Para se ter uma ideia, o tempo de decomposição de uma bituca de cigarro descartada incorretamente pode chegar a até cinco anos, principalmente se for jogada no asfalto.